você está lendo Temperos, frutas e flores em casa: quais devo plantar?
plantinhas-em-casa

Foto: Reprodução

Fizemos aqui no blog um post bem legal com dicas para ter a sua própria hortinha dentro de casa e muitas de vocês compraram a ideia pra valer e já investiram em seu pequeno pedacinho de chão (ou de vaso!) para cultivar algumas plantinhas e temperos! <3 É muito amor! Mas sabemos que algumas leitoras ainda ficaram com uma dúvida: o que pode ser cultivado? Por isso, selecionamos tipos de flores, temperos e frutas que não dão tanto trabalho assim quando plantados em casa. Vamos lá?

  • Flores
Foto: Faz Facil

Foto: Faz Facil

Azaleia: se você tem uma varanda em que bate bastante sol o dia inteiro, a Azaleia pode ser uma boa opção! É uma flor rústica tão lindinha, né?! <3 Você precisará apenas adubar a terra novamente de três em três meses, o que pode ser feito com adubo orgânico e o máximo de cuidado para não queimar a planta.

Violeta: as violetas são muito delicadas! Você as encontra em várias cores diferentes (branco, azul, rosa…) e o bom é que são fáceis de cultivar. Dá pra usar um vaso pequeno e elas demandam uma luminosidade ok, ou seja, não precisam ser expostas ao sol diretamente, sabe?

  • Temperos
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Hortelã: ai que delícia poder fazer chá de hortelã fresquinho todos os dias, né não? <3 A hortelã é uma ótima opção porque pode ser plantada junto a outros temperos. Ela não precisa ficar em contato com o sol o dia inteiro, apenas em um lugar onde tenha uma luminosidade boa. Você terá que regá-la diariamente e remover as folhas secas para que não atrapalhem o crescimento das outras.

Pimenta Dedo de Moça: é um daqueles vasinhos que dá para deixar o dia inteiro no sol, sem problemas. Só fique atenta, porque se a superfície da terra estiver um tanto seca demais, quer dizer que a planta precisa ser regada. Fora isso, é bem tranquilo de lidar! Ah, você encontra para comprar em praticamente qualquer local: nos supermercados, por exemplo, quase sempre tem, viu?

Alecrim: “Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado…” Ok, se você não conhece esta música, é melhor eu parar de cantar! Hehe. Mas já dizia a letra: não é que o tal do alecrim nasceu do nada, no meio do campo, e nem semeado foi, gente?! Ou seja, deu pra perceber que, para cultivar este tempero, não precisamos de quase nada de dedicação! O alecrim é bem resistente e você pode regá-lo apenas duas vezes por semana (isso quando já tiver crescido: assim que você plantar, é bom regar com mais frequência, tá?).

  • Frutas
Foto: Flickr Bioversity International

Foto: Flickr Bioversity International

Jabuticaba: primeiro, tenha certeza de que o vaso suporta bastante peso – quando as jabuticabas crescerem, miga, ninguém mais segura! Haha. A jabuticabeira gosta de água, então você deverá regá-la generosa e diariamente. Um lugar que tenha somente luminosidade não funciona, o ideal mesmo é o vaso ficar onde receba sol, como um quintal ou varanda.

Pitanga: sério! Imagina só pegar uma pitanga direto do pé? A ideia não é tão difícil assim… porque a pitangueira é tranquila de ser cultivada. Escolha um vaso grande, porque a pitangueira também cresce pra valer! A regra da varanda em que bate sol o dia inteiro pode ser aplicada aqui: a pitanga precisa de uma incidência intensa. Se na sua cidade faz bastante calor, então, vixe! Aí a alegria na certa, mas lembre-se de que a umidade também é importante. Coloque água diariamente e tome cuidado para não encharcar a terra.

Convencida de que dá para plantar muita coisa boa aí em casa?! Se tiver mais dúvidas, procure sobre o passo a passo do cultivo de cada um. Com as instruções certas e dedicação, ó, não tem como dar errado! Curtiu o post? Conta pra gente!