você está lendo Cinco coisas para fazer quando você estiver completamente sozinha
Foto: Pham Bich

Foto: Pham Bich

Tem uma música que diz “é impossível ser feliz sozinho” – e nós concordamos em partes. De fato precisamos de companhia para viver e, inegavelmente, precisamos uns dos outros. Mas não tem que ser assim o tempo todo, certo? Em alguns momentos, a solidão vai muito bem, obrigada. O equilíbrio, neste caso, é a medida perfeita: em alguns momentos, é muito bom curtir a nossa própria companhia. Em outros, faz bem nos abrirmos ao mundo. Hoje vamos falar sobre estar sozinho. O que você pode fazer de novo para curtir um dia solitário?

fazer-sozinha (2)

  • 1. Assista a um filme (podendo pausar e fazer anotações)

Quando está na companhia de alguém, vocês apenas assistem a um filme legal e pronto, né? Agora, sozinha, você pode parar a história quantas vezes quiser. Por que faria isso? Para anotar frases, passagens e insights que surjam durante o longa, oras! :) Com certeza você já se deparou com aquele tipo de filme que deixa uma série de ensinamentos ou com personagens que te fazem refletir. Dê play nestes títulos com um caderninho a postos e tome o seu próprio tempo, absorvendo cada cena ao máximo.

  • 2. Faça um mural de inspirações

Isso nunca é demais. Pessoas, coisas, lugares, palavras… Tudo isso pode render um universo inteirinho de novas referências pra você. Faça recortes de revistas e panfletos, imprima imagens do Tumblr ou do We Heart It e junte tudo de um jeitinho só seu. Essa é outra atividade que você começa a fazer meio sem pensar e, no final, tudo o que selecionou acaba acordando pedacinhos de você que nem pareciam estar mais aí. E, é claro, também é um item legal para decorar o quarto, de qualquer forma. A Bru já ensinou a fazer um mural bacana aqui! :)

fazer-sozinha (1)

  • 3. Escolha uma coreografia e não descanse até aprendê-la inteirinha

Aqui a gente fala sobre coreografias por dois motivos: além de ficar ouvindo uma música animada, o que vai jogar a sua energia lá pra cima, você ainda gastará calorias nesta tarefa – e a gente sabe que, ao fazer exercícios físicos, muitas substâncias são liberadas no nosso corpo e elas fazem com que a gente se sinta bem. Ou seja, pesquisar um canal de coreografias e se jogar na dança só traz vantagens! Aliás, neste link há algumas ideias. E se por acaso você não curtir tanto a proposta, pode expandi-la para outras áreas – e se dedicar a aprender algo novo, seja o que for, com bastante dedicação e sabendo que terminará o dia com novos conhecimentos. :)

  • 4. Cultive

Cultivar é uma palavra vaga que pode simbolizar várias coisas – e o ponto aqui é esse mesmo. Cultive o que vier à cabeça! Pode ser no sentido natural da palavra, como um pequeno jardim de temperinhos ou hortaliças (aqui tem um post que ensina algumas coisas sobre isso!), ou até mesmo você pode cultivar seus amigos – aproveitando o tempo sozinha não para convidá-los para papear, mas para fazer uma cartinha a cada um deles que será entregue depois ou, quem sabe, investir em DIY e criar um presente especial (aqui tem algumas ideias).

fazer-sozinha (3)

  • 5. Faça uma lista das coisas que melhor te definem

Quais são as suas diferenças? Quais são os seus principais hábitos e particularidades? Quantas coisas já fez que te deixam orgulhosa? Tudo isso te define um pouquinho e, ao recordar, você vai se autoafirmar e se sentir você mesma. Vale listar coisas muito pequenas, como manias engraçadas, até detalhes que, num primeiro momento, não pareçam tão importantes assim. Apenas vá listando, sem ter um objetivo tão definido. No final da folha, o resultado será um só: você é brilhante do jeito que é. Novas ideias irão brotar disso também, com certeza!