você está lendo Xô, dor: estas dicas naturais vão te ajudar nos momentos de cólica
Foto: Ariel Rosenbloom

Foto: Ariel Rosenbloom

Cólica. Se você não sofre com ela, a gente te lança apenas um ufa – porque ô momento ruim dos nossos meses, viu? Dependendo do organismo, algumas meninas sofrem mais do que as outras e apostamos que você, que está lendo este post agora, já tem seus truques ou remedinhos para driblar as dores da menstruação. Mas e se você pudesse apostar em outras ideias para fazer a cólica ir embora mais rápido? Aqui trazemos dicas naturais que vêm se tornando cada vez mais populares. Toque de amiga: vale a pena tentar!

colica4

  • 1. Cuide da sua alimentação 

Se o ciclo está próximo de recomeçar, faça o teste: corte alguns alimentos mais fortes e gordurosos e beba bastante água. Você também pode evitar um pouco os doces ou a cafeína, por exemplo, e aumentar o seu consumo de água ativando um daqueles aplicativos específicos que nos lembram de tomá-la durante o dia – ou ainda colocar uma garrafa grande por perto enquanto estiver fazendo suas atividades diárias. Anote estes novos hábitos e veja se sente alguma diminuição nas dores. Muitas meninas contam que ajuda muito!

  • 2. Use uma almofadinha de sementes

As bolsas de sementes são bem simples e populares. Naturalmente, são feitas de tecido e, ali dentro, vêm alguns grãos ou ervas que, quando aquecidos, guardam este calor por um tempinho e ajudam a relaxar a região da cólica (barriga, costas, coxas). Já existem algumas prontas para comprar em feirinhas de artesanato ou até mesmo em sites como o Elo7. Se você não tiver uma dessas e quiser uma solução rápida, tente colocar arroz dentro de uma meia e aquecê-la por dois minutos de cada lado no micro – aqui há um tutorial. 

colica3

  • 3. Tome chás específicos

Alguns chás são famosos por diminuírem um pouco a cólica. Algumas opções: manjericão, folha-de-louro, gengibre com erva doce, camomila ou erva cidreira. É bem dica de vovó, mesmo, sabe? E ela não está errada, já que, dependendo das propriedades de cada plantinha, a cólica pode diminuir de verdade!

  • 4. Já ouviu falar do óleo de prímula?

Tem um óleo que é bem conhecido, extraído de sementes de uma flor chamada prímula, que é rico em ácidos que dão uma ajuda boa na eliminação das cólicas. Além disso, ele também oferece outros benefícios legais, como a melhora da TPM. Tem meninas que tomam constantemente e dizem que funciona bastante – mas vale dar uma olhada e checar se você pode tomar com a sua médica para ver se não se encontra contra-indicações. Dica: assista a este vídeo sobre uma experiência com o óleo.

colica5

  • 5. O exercício: fazendo borboleta com as pernas

Sabe quando você fica girando na cama procurando um jeito que faça a dor passar? Bem, o exercício da borboleta é conhecido pelas gravidinhas e também é bem comum entre os praticantes de Yoga – e acaba ajudando aqui também. Ele geralmente é feito como um exercício de aquecimento, mas, neste momento de dores intensas, pode ser uma boa ideia. Neste link, você aprende a praticar da forma correta e, aqui, também há outros exercícios diferentes – caso queira tentar novas opções.

Importante dizer que não somos médicas e tampouco especialistas no assunto, o post é apenas um compilado de dicas de amigas que, quem sabe, podem funcionar pra você também. Se tiver alguma outra sugestão que dê certo com você, conte pra gente nos comentários! :)