você está lendo Aplicativo do dia: Be Focused

app

A dica de aplicativo de hoje vai facilitar e organizar bastante a sua vida! Se você costuma fazer trabalhos da escola ou faculdade em casa, faz home office ou algo do tipo, ele se torna ainda mais útil, pois gerencia o seu tempo de uma forma que você provavelmente ainda não está acostumada a fazer. Quer entender melhor por que o Be Focused pode ser muito bom? Então é só continuar lendo!

O “Be Focused” é um app do gênero “Pomodoro”, cada vez mais popular atualmente. O termo dá nome a um método simples de gerenciamento de tempo que já ganhou até alguns livros. Para resumir um pouco a técnica: ela propõe um aumento de foco que, consequentemente, faz aumentar a produtividade: você escolhe uma tarefa a ser desenvolvida e configura o temporizador para 25 minutos, que é o tempo de um “Pomodoro” (aquele timer em formato de tomate, sabe?). Então, durante estes 25 minutos, você irá trabalhar sem parar, com foco total. Depois deste tempo, você tira um intervalo de mais ou menos 5 min e então começa um novo Pomodoro. \o/ Entendeu?

O “Be Focused” é só mais um dos vários apps que existem neste estilo e oferece uma interface simples e ao mesmo tempo funcional: acredite, você não precisa de mais do que isso para conseguir se organizar. Ele te dá uma tela em que você pode dar nome a uma nova tarefa e, ao clicar nela, o temporizador se inicia. Bem simples, né? Não há muito segredo.

Ele também permite que você mude a duração do temporizador caso ache necessário (mas, olha, se precisar de mais tempo, é só colocar o relógio para rodar novamente!) e dá para personalizar o toque dos alarmes, tudo direitinho. O tempo dos intervalos também pode ser alterado. E ele ainda mostra dados sobre seu progresso diário, semanal ou mensal. Muito bom, né?

Mas… porque a técnica dá certo e o app – realmente – funciona? Primeiro porque muitas pessoas dizem que, ao ver o tempo passar, a gente consegue executar as tarefas de uma forma melhor. Não queremos ver o tempo sendo perdido, certo? Depois porque, com essa técnica, a gente também consegue separar direitinho cada tarefa e ter noção do tempo que gasta com cada uma delas! É uma mão na roda… mesmo!

Para baixar em dispositivos iOS é só clicar aqui e, para Google Play, existe o ClearFocus, bastante semelhante. Curtiu a ideia? Se você baixar o “Be Focused”, volte aqui nos comentários para contar pra gente se a técnica deixou as coisas mais ágeis por aí! \o/