você está lendo Meu planejamento alimentar + dicas do nutri


Amo compartilhar minhas descobertas com vocês aqui no blog. Quando tô apaixonada por um tipo de maquiagem ou viciada numa série, faço questão de fazer um novo post contando tudinho pra vocês. É uma relação de amizade mesmo, sabe? Tipo quando algo novo acontece e você quer pegar o telefone na mesma hora pra contar pra sua melhor amiga. É justamente por isso que tenho falado tanto sobre vida saudável aqui no blog. Cuidar do meu corpo é a minha meta para 2016 e a cada nova conquista e descoberta fico ainda mais animada e ansiosa pra contar aqui no Depois Dos Quinze.

Sexta passada fui ao nutricionista, o Daniel Coimbra, pra falar um pouquinho sobre essa minha nova rotina. Já havia consultado com ele em 2013, mas na época por conta dos lançamentos de um novo livro e das viagens seguidas acabei não conseguindo seguir o planejamento alimentar que ele criou pra mim. Dessa vez coloquei o pé no consultório mais confiante. No fundo eu sabia que seria diferente porque agora tenho praticado exercícios todos os dias. Quando você começa a se movimentar o seu corpo dá sinais de que você tá fazendo a coisa certa, sabe? Você já acorda mais motivada.

Bem, foi uma consulta especial porque já cheguei no consultório cheia de dúvidas e questionamentos. Tenho lido bastante sobre vida saudável e tenho a sensação de que muitas vezes as informações que encontro por aí se contradizem. É justamente aí que mora o perigo: a diferença entre se informar em grupos no Facebook e consultar um bom profissional que conhece seu organismo é gritante. Somos indivíduos diferentes e nosso corpo reage de maneira diversa a cada dieta. O que é bom pra mim não necessariamente é bom pra você. Nossos objetivos podem simplesmente ser diferentes e isso muda tudo.

De cara já descobri que fazendo muitas coisas erradas, ó:

1. Minha mãe sempre disse que se rolasse aquela fome antes de dormir era só comer uma frutinha pra enganar o estômago. Isso é saudável? É. É bom pra quem tá querendo perder peso? Não. As frutas que eu estava comendo possuem um alto índice glicêmico (entenda aqui). O Daniel substituiu meu lanchinho da noite por alimentos ricos em proteínas e fibras.

2. Durante os lançamentos do livro normalmente eu fico seis horas sentada autografando. Normalmente eu tomava água de coco e comia uma barrinha de cereal pra enganar a fome. Daniel me explicou que os dois alimentos possuem muito carboidrato. Ele me pediu pra substituir por chá verde e barrinha de proteína.

3. Há alguns meses troquei o pão pela Tapioca achando que era a opção mais saudável e light. O Daniel me explicou que na verdade a tapioca tem o índice glicêmico maior que o do pão integral e o pior, tem menos fibra. Ou seja, pra quem quer perder peso não é uma troca inteligente.

4. Eu estava evitando leite e iogurte porque não queria mais lactose com frequência na minha alimentação. No vídeo que gravamos vocês vão entender direitinho porque eu não preciso fazer isso. Não pretendo voltar a tomar leite diariamente, mas o iogurte desnatado da Molico agora faz parte do meu café da manhã.

Quer saber mais? Então aperta o play. :)

É isso! Espero que vocês tenham gostado do post e do vídeo que gravei com o nutri. Ficarei de olho nos comentários e se o feedback for positivo gravaremos a cada nova consulta! :)