você está lendo Cinco coisas que você precisa saber sobre meditação
Foto: Rodolfo Bolaños

Foto: Rodolfo Bolaños

A meditação vem ganhando cada vez mais espaço. Sempre foi algo difundido por aí, mas, hoje em dia, temos visto muitas pessoas falando a respeito dela e de seus benefícios: autoconhecimento, trazer tranquilidade para a mente e colocar o foco na sua paz interior são alguns deles. Entretanto, para quem é iniciante no assunto, às vezes é meio complicado começar: sentar, fechar os olhos e tentar não pensar em nada?! Difícil, né?! E não funciona assim, mesmo. Aqui, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nessas primeiras práticas de meditação!

meditacao2

  • Não precisa tentar “esquecer” os seus pensamentos

Quanto mais a gente luta para não pensar, é aí que acabamos pensando mais. Por isso, todo mundo que já pratica meditação diz para não cair nessa armadilha. Deixe fluir! Fechou os olhos e pensou em algo que não tem nada a ver com o estado de paz que você está procurando? Tudo bem, uma hora este pensamento vai embora ou perde a sua força. Tire o foco disso!

  • Baixe aplicativos de meditação guiada

É sério: os apps dão uma ajuda e tanto. Alguns deles possuem apenas sons relaxantes e alguns tipos de músicas – já outros oferecem a voz de uma pessoa te ajudando a meditar. Isso pode ser ótimo para você conseguir entrar no estado de relaxamento necessário, porque é mais fácil se concentrar apenas no que a pessoa está dizendo e desfocar de seus próprios pensamentos. Alguns de nossos apps favoritos estão aqui – mas também recomendamos o Zen App (ItunesGoogle Play) e o Insight Timer (ItunesGoogle Play).

meditacao3

  • Vá sempre para um lugar sem distrações

Se possível, tente meditar num local calmo, onde ninguém vá te interromper. Um ambiente que não tenha televisão ligada, muitos barulhos da rua ou movimentação de pessoas em volta de você pode ser bem legal – e vai te ajudar a tornar a meditação mais tranquila.

  • Que tal fazer disso um hábito?

Uma boa ideia é se planejar para escolher uma boa hora do seu dia durante a semana. Assim, você pode pensar em colocar um alarme no celular te lembrando diariamente para tirar estes momentinhos de encontro consigo mesma. Vai fazer uma diferença enorme em seu ânimo e na sua motivação – e também na forma com que você vai encarar as coisas depois disso!

meditacao1

  • Estude mais a respeito – e conheça outras técnicas

Um exemplo: a Ho’oponopono é uma técnica bem ampla e profunda e, com ela, tomamos a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com outras pessoas e conseguimos soltar tudo aquilo que fica guardado dentro de nós. Há vários vídeos no Youtube a respeito, assim como este – e muitas meditações da técnica para você fazer também.