você está lendo Rotina de cuidados com os pés: hábitos que fizeram toda a diferença

cuidados-com-o-pe

Pés: não vou negar que nunca cuidei deles tanto assim. Na verdade, cuidava tipo quase nada. Fazia as unhas (eu mesma) e pronto, estava resumido nisso o meu cuidado semanal. Até que comecei a perceber a parte de baixo cada vez mais seca e pensei que talvez fosse hora de investir alguns minutinhos neles… Afinal, são os nossos pés que nos levam para todos os lugares: uma parte do corpo delicada e vale a pena, sim, mantê-los macios e lisinhos. Foi aderindo a uma rotina de cuidados simples (e que fez toda a diferença) que percebi isso!

cuidados-com-o-pe-2

Na hora do banho…
Tem muita gente que usa aquelas lixas de pé no momento em que está tomando banho. Eu não gosto muito e prefiro usar uma esponja natural. Passo bem nos pés e dou uma atenção especial ao meio dos dedos e também às unhas. Ah, na hora de sair do chuveiro, também é importante secar cada uma destas partes!

Andar descalça é bom, mas nem sempre
Eu era daquelas que poderia ir até a China sem nada nos pés! Parei com esse hábito. Sei que andar descalça pode ser ok até para melhorar a circulação e tudo mais, mas nem sempre. Dependendo da superfície, fica mais fácil criar fissuras e pequenos machucadinhos, sem contar o fato de que o pé vai, sim, ficando mais durinho e grosso. Pantufas e chinelos sempre por perto!

Em dias de pés doloridos
Não tenho o costume de usar salto alto com frequência e tampouco ando muito no meu dia a dia. Mas, inevitavelmente, às vezes isso acontece e eu chego em casa com aquela sensação de que os pés querem tirar folga. Antes eu simplesmente tomava banho e pronto, esperava passar. Agora, nesses momentos em que eles estão realmente muito cansados, opto por fazer um escalda-pés colocando-os por alguns minutinhos numa bacia com água morna com sais relaxantes (a Granado tem um muito bom!) ou chá de camomila, que tem propriedades também relaxantes. É rapidinho!

cuidados-com-o-pe-3

Creme para hidratar antes de dormir
Comecei a usar um creme que recebi para testar, o Hydro Repairing Foot Care da Mavala. Ele é a base de ureia, que eu sei que é meeega hidratante mesmo. A primeira vez que passei acho que acabei exagerando na quantidade: senti que o pé ficou dançando nos lençóis e o simples ato de colocá-los no chinelo para ir buscar um copo d’água fez uma meleca daquelas. Na vez seguinte, diminuí a quantidade e fiquei algum tempo fazendo uma massagem neles: super funcionou! Continuo preferindo passar antes de dormir – para a pele absorver bem o produto -, e sinto que isso tem me ajudado.

Pés que transpiram?
Não sofro muito de pés que suam nas solas – sei que tem pessoas que são mais suscetíveis a isso e que não costuma ser muito legal. Por aqui, vez ou outra acontece de um sapato ou outro ser mais apertado, fechado ou desconfortável e acabar causando esse probleminha. Nesse caso, uso um antisséptico em pó antes de calçar o tal sapato (tipo esse aqui da Vodol!).

Já faz um mês que venho tomando estes cuidados e sinto meus pés mais finos e com a pede sedosa! :)