você está lendo Dez coisas que você não sabia sobre os emojis

emojis

Você os usa diariamente – quase o tempo todo. Eles foram inventados pra gente se comunicar com mais diversão e clareza e, bom, isso a gente soube aproveitar muito bem, né? Estamos falando dos emojis! Hoje não vamos trazer uma lista de compras com objetos inspirados neles (ainda!), que já saíram das telinhas e foram parar na moda e na decoração. A ideia deste post é te contar curiosidades que você ainda não sabia sobre eles. :O Vem com a gente!

1. O SIGNIFICADO: “emoji” significa imagem (e) + personagem (moji). A palavra é japonesa!

2. A CRIAÇÃO: o primeiro emoji foi criado entre 1998 e 1999, no Japão. Um conjunto de 172 deles foi desenvolvido como parte das mensagens de uma plataforma de internet móvel da época, o I-Mode.

3. QUANDO BOMBARAM? Eles foram inventados há tempos, mas se difundiram entre nós há pouco! Os emojis ficaram realmente populares em 2012, quando a Apple lançou o iOS 6. Foi aí que pudemos ativar o teclado emoji e colocá-los nas mensagens de texto de um jeito mais fácil – depois as redes sociais foram incluindo-os também!

4. POR QUE HÁ TANTOS EMOJIS JAPONESES? Você já tinha percebido isso? Temos vários emojis relacionados à cultura japonesa justamente por conta da sua criação, que aconteceu lá. Agora fez sentido! \o/

emoji-3

5. A DIFERENÇA ENTRE EMOJIS E EMOTICONS: os “emoticons” foram criados bem antes, em 1982. Ué? Sim! A grande diferença é que “emoticon” é diferente de emoji porque a palavra designa emoções através dos caracteres do teclado – e nada mais. Entendeu? Emoticon é só quando a gente usa tipo isso -> :).

6. VIROU PALAVRA DO ANO: a palavra foi incluída no dicionário Oxford em 2013, mas a gente ama tanto, usa tanto e fala tanto que, em 2015, “emoji” foi nomeado como palavra do ano! Imagina só que, entre todas as outras palavras, esta ficou em primeiro lugar! É bastante coisa, hein?

emoji-1

7. ENTENDENDO O “POOP”: Porque o emoji de cocozinho está sorrindo? Se você pensou que era só para ficar bonitinho, esqueça. Não é só por causa da fofura da coisa! :P É por conta de sua ligação com a cultura de onde foi criado… Isso mesmo, lá para os lados do Japão ele representa boa sorte (whaaat), por isso o sorriso!

8. POR QUE HÁ VÁRIOS ESTILOS DE UM MESMO EMOJI? Uma grande questão é o motivo de os emojis variarem de programa para programa! A resposta é bem simples: há diferenças entre os emojis do Android e do Iphone, por exemplo, porque cada empresa pode escolher sua própria interpretação de código e fazer os seus!

9. QUAIS DELES NÓS MAIS USAMOS “ERRADO”? Sim, alguns emojis são utilizados de forma “errada”! A gente vai usando de acordo com nossa própria interpretação e, assim, os emojis acabam sendo criados para um fim e usados para outro. É o caso do gatinho que, no Iphone, por exemplo, está com a boca aberta e as mãozinhas no rosto. Era para representar um boneco cansado e bocejando, mas muitos de nós o utilizamos como um gatinho chocado e assustado! Confessa, vai, eu sei que você usa assim também! :P Já aquele de mãos juntas também é polêmico: às vezes é interpretado como “high-five” e, às vezes, como uma oração. E sabia que tem gente que confunde o emoji que está chorando de rir e acha que, na verdade, ele está chorando de tristeza?!

emoji-2

10. EMOJIS MAIS INCLUSIVOS: foi em 2015 que os emojis ganharam novos tons de pele – e isso foi muito legal! Eles vieram em cinco novas tonalidades além do amarelo, que foram baseadas nos seis tons da escala Fitzpatrick, um padrão famoso e reconhecido para Dermatologia, segundo a Unicode.

Massa, né? São dados tão simples e que a gente nem imaginava! Curtiu saber deles? Conta pra gente nos comentários!

Fontes: Tecmundo, Techtudo, LifeWire, Folha, The Verge e Oxford Blog.