você está lendo Dicas preciosas para planejar bem uma viagem
Foto: Twelfth Avenue

Foto: Twelfth Avenue

Se você quer viajar em breve, que tal começar a pensar nisso agora mesmo? Ok, você ainda tem aulas, trabalho e outros compromissos até a sonhada data de partida, mas deixar para ajeitar e programar tudo em cima da hora é furada! Planejar a viagem fará com que ela role sem maiores imprevistos e seja muito melhor aproveitada! Não sabe como dar os primeiros passos? Então vem com a gente!

  • Quanto dinheiro você tem?

A viagem vai rolar e isso está decidido. Certo! Mas e agora, para onde? Antes de partir direto para a escolha do destino, pense bem e faça tabelas ou planilhas para entender qual é a grana que você tem e quanto terá até a hora de embarcar, caso você poupe um tantinho por mês. E, como a ideia aqui é juntar dinheiro, procure eliminar gastos supérfluos e se organize para concentrar suas compras no que for necessário. Quer uma dica boa? Para não acabar usando o dinheiro sem pensar, vale colar uma foto bem grande do seu destino dos sonhos em seu mural (ou deixá-la no plano de fundo do celular), assim você não perde o foco. ;) E por falar em destino…

  • Escolha bem para onde vai!

Chegou a hora de escolher o destino de sua nova aventura. Veja quem irá com você (família, amigos ou o seu amor?) e comecem a procurar por ideias legais ou até mesmo pacotes interessantes e que se encaixem no orçamento. Às vezes, pode compensar mais comprar uma viagem em uma agência, já com tudo certinho (hotel, roteiros, etc), em outros casos, isso não é tão vantajoso assim, então procure explorar as alternativas e opções. E quando falamos isso, é sério: não exclua destinos baratinhos sem pesquisar sobre eles antes. Talvez até mesmo uma cidade próxima da sua pode ser uma boa ideia: dizem por aí que viajar é trocar a roupa da alma, não importa para onde você vai! :)

  • Crie uma nova pasta no seu computador

Dica diferente e até meio boba, né? Mas é real. Agora que você já decidiu o lugar, toda e qualquer foto e dica que surgir pela frente ganhará a sua atenção. Por isso mesmo, é bacana reunir tudo num lugar só para depois não ficar se perguntando “onde é que eu vi aquilo, mesmo?” e acabar confundindo informações.

  • Sites sobre viagens serão os seus melhores amigos!

Posts com dicas de lugares lindos pelo Brasil (veja aqui e aqui), a rede social Dubbi (ponto de encontro para viajantes), as contas de Instagram de pessoas que estão direto na estrada (você confere algumas aqui e aqui) e ainda blogs e vlogs que falam especificamente sobre viagens (veja os vídeos mais legais de intercambistas ao redor do mundo neste e neste link) vão te ajudar horrores! Por isso, explore cada link, faça perguntas e acompanhe tudo isso. Vale muito a pena pegar dicas de quem entende ou já fez uma viagem parecida com a sua. Tudo é válido! :)

  • Monte roteiros com base em roteiros de viajantes

Esta dica complementa a anterior, mas sempre nos ajuda: use a internet a seu favor! Quantos dias você vai passar na tal cidade nova? Três, cinco, sete? Então digite no Google “nome do local + roteiro para X dias”. Muitos blogueiros de viagem compartilham seus roteiros com seus leitores, o que é maravilhoso, pois os pontos turísticos e atrações imperdíveis já estarão elencados e adaptados para a quantidade de tempo que você tem disponível. Compare uns quatro ou cinco roteiros e você verá que montar o seu ficará muito mais fácil!

  • Deixe a parte burocrática em ordem o quanto antes

Dependendo do destino, você precisará de passaporte + visto, cartões multi moeda, aviso viagem no banco, vacinas e comprovantes de reserva de carro e hotel. Veja isso tudo assim que possível. Facilita muito a vida. Sabe a pastinha que você criou no computador? Arranje uma física – pode ser uma daquelas de plástico – e já comece a reunir os documentos necessários. Vai te ajudar pra caramba!

E é isso, agora é só seguir o que você planejou e se jogar na viagem! :) Aliás, se você tiver mais alguma dica bacana para dividir com a gente, é só falar nos comentários: vamos continuar conversando sobre o assunto?