você está lendo Intercâmbio: como poupar grana durante a viagem?
Foto: Reprodução/Bombus Design

Foto: Reprodução/Bombus Design

Quando falamos em intercâmbio, muitas pessoas ficam desanimadas por causa do dinheiro. Ele é um dos primeiros fatores a se considerar na hora de optar por fazer um, é claro, mas também é algo que gera dúvidas em relação ao período enquanto a pessoa estiver em outro país, já que não é só juntar grana antes de ir e pronto: os gastos durante a experiência tem que ser muito bem planejados. Este é o assunto do post de hoje: após ter juntado o dinheiro necessário para viajar, como se manter lá fora sem gastar muito? Trouxemos algumas dicas – que você lê a seguir!

  • Pesquise bastante sobre o custo de vida do seu destino

Os gastos vão variar de acordo com o país e o câmbio do lugar para onde você vai, e eles mudam também de cidade a cidade. Por isso, pesquise, veja vídeos de pessoas que estão fazendo intercâmbio para o local que será o seu destino e fique de olho para não acabar caindo em vídeos muito antigos, que talvez pouco ajudarão neste quesito. Outra coisa legal é buscar por bloggers residentes nestes lugares e segui-los para ficar por dentro dos preços (mesmo que seja de make e itens pessoais – já dá para comparar). Por mais que elas tenham um padrão de vida bem diferente do de um intercambista, você conseguirá ter uma noção de como funcionam as coisas neste lugar.

economizar-dinheiro-intercambio (3)

  • Sabia que você pode ajudar na escola em que está estudando?

Outra informação bem massa – que não é todo mundo que sabe – é que, em algumas escolas, há programas em que você pode ajudar após as aulas, como num estágio, em troca de algum tipo de bolsa, que vai te fazer poupar um pouco de seu dinheiro para poder usá-lo com outras despesas. Converse com a sua agência de viagens ou mande e-mails para a sua futura escola!

economizar-dinheiro-intercambio (4)

  • Anotando tudo para não se descontrolar: dica de aplicativo

De gorjeta em gorjeta… a gente fica sem grana no fim do mês! Hehe. Por isso, faça a virginiana mega organizada e mantenha o costume rigoroso de anotar em listas no seu celular o que gastou logo após cada pagamento – e não deixe nada de fora. Você pode até usar um aplicativo específico para isso, como o “Orçamento Diário” ou o “Orçamento Fácil” (baixe para Android ou para iOS), que permitem que você gerencie todas as suas despesas em categorias e até visualize gráficos com as informações mais importantes do mês para se programar!

economizar-dinheiro-intercambio (1)

  • Promoções? Estamos dentro!

Mantenha os olhos abertos para promoções. Conhecemos pessoas que foram para o Canadá, por exemplo, e que pouparam uma boa grana recortando cupons de desconto para transporte público no jornal. Também dá para se ligar nisso em relação ao supermercado (e comprar snacks por lá ao invés de gastar em cafeterias) e ficar de olho em códigos promocionais de Uber, Cabify e outros tipos de serviços que você provavelmente utilizará. Ah: preste atenção até mesmo na hora de passear: alguns museus oferecem entradas mais baratas ou gratuitas em alguns dias, então que tal se planejar para visitá-los neste período? :)

Deu para clarear o assunto? A gente espera que sim! \o/ E se você ainda está na fase de planejar um intercâmbio, procurando a opção que melhor se adequa ao seu bolso, a CI possui um simulador bem legal no qual você pode testar opções para ver a que faz mais o seu estilo! :) E aí, post aprovado? Tem alguma dica extra para dar pra gente? Conta aí!