Regrinhas básicas para se tirar boas fotos!

Sair bem na foto

Se você ama fotografia, e sempre se pergunta o porque de suas fotos não ficarem tão bonitas quanto as que fazem sucesso no tumblr e We Heart It, você não pode deixar de conferir as dicas a seguir:

CONHEÇA O MODELO DA SUA CÂMERA

A primeira dica é a mais óbvia: Conheça bem o modelo da sua câmera (a que a Bruna usa pra fazer as sessões de foto look do dia e imagens da semana é a Nikon D5000). Ache o manual (sei que você nem deu tanta importância pra ele quando a câmera chegou) e leia página por página até entender pra que serve todos aqueles botões.   Uma boa dica é buscar no orkut (você ainda não deletou sua conta né?) alguma comunidade relacionada ao modelo ou marca. Geralmente por lá fotógrafos profissionais e amadores compartilham dicas, tutoriais e opiniões.

Extra: Leiam também o post que fizemos recentemente sobre aplicativos de fotografia pra quem usa Iphone. Com eles vocês conseguem fazer edições, recortes e ainda divulgar o trabalho nas redes sociais.

LEIA SOBRE O ASSUNTO

Se você adora frequentar sites e blogs sobre fotografia, tenha um leitor de feed (saiba mais sobre o assunto aqui) pra ler todos os posts de uma vez só. Assim você economiza tempo, e consegue se dedicar mais em colocar em práticas as dicas e os macetes ensinados no conteúdo. Alguns links que valem a pena são: Melhor Ângulo, Dicas de fotografiaFotografe uma Ideia, Lomogracinha e a claro, tag que fala sobre fotografia aqui do blog.

Ah, e é claro, não fique só na internet. Corra atrás de livros, dos mais antigos aos novos (que são lançados o tempo todo). Visite uma livraria na sua cidade e pergunte, peça a opinião do vendedor, veja os mais procurados. No site da Saraiva você encontra vários incríveis.

INSPIRE-SE MAIS

Muita gente acha que posts de inspiração fazem parte daquele grupo de posts pra enrolar, empurrar o blog com a barriga. Eles podem ser sim fáceis de fazer, mas são mais valiosos do que você imagina.

Você já parou pra observar e tentar imaginar como aquela foto incrível foi feita? O ângulo que foi tirada? O trabalho de edição? São fatores assim que devem ser observados e que você vai lembrar na hora de colocar a mão na massa (ou não câmera), já sabendo que deu certo pra alguém e que também pode dar certo pra você.

sair-bem-na-foto

TENHA CONTA EM SITES OU REDES SOCIAIS DE FOTOGRAFIA

Existem muitas redes sociais feitas especialmente pra quem ama tirar fotos. Alguns exemplos que fazem bastante sucesso aqui no Brasil são: Tumblr, Flickr, PinterestInstagram. Se possível, tenha conta em todas elas. Mas não use somente pra guardar ou compartilhar suas fotos. Adicione e favorite outros contatos.

O bacana de acompanhar o trabalho de outras pessoas que já estão no ramo é que você pode aprender técnicas e como eu disse no outro tópico, se inspirar nas poses, ângulos e cenários.  Pra achar tais esses perfis é fácil: Dá uma olhada nas pessoas que a Bruna ou que eu tenho adicionas no Flickr. Os perfis em grande parte são de gringos. Mas pra gostar da fotografia não tem que entender nada da outra língua, né?

SAIBA UM POUCO DE EDIÇÃO

Geralmente as fotos lindas que você vê por aí passaram por um processo muito importante: A edição. Aqui no blog nós falamos sempre sobre o assunto. Alguns dos programas que mais utilizamos e recomendamos são Photoshop, Befunky, PhotoScape, PicasaPhotofiltre.

IDEIAS LEGAIS

Não adianta muito ter uma câmera ótima se você não tem boas ideias né!? Fizemos ano passado um post super completo com dicas pra quem quer fazer sessões de fotos mas não tem muita noção por onde começar. Nele falamos sobre edição, cenários, sorrisos, e flare. Leia a matéria completa aqui.

É isso. Anote todas as dicas, mas jamais esqueça da principal: Divirta-se enquanto fotografa.

77 comentários