você está lendo Viagem para Paris! (Parte 2)

Esse é o seguindo e último post da série “Viagem para Paris“. No primeiro (quem perdeu, clica aqui), contei um pouco sobre como foram os primeiros dias lá na França, falei sobre a documentação, a bagagem e o hotel. Hoje, finalizarei falando um pouco sobre o dinheiro/cartão e a minha despedida na cidade-luz (todos chora!).

Quanto de dinheiro levar?

Bom, eu fiz essa pergunta para várias pessoas e todo mundo me respondem que isso depende muito do meu interesse em relação a compras. Disseram também que Paris é a cidade mais cara do mundo, na real, não é. Como a @paulabzo disse, quando o assunto é preço, a cidade-luz é cheia de extremos. Umas coisas muito caras outras muito baratas.

Eu juntei dinheiro, e levei no total 5.000 reais. Um valor alto para a quantidade de dias que ficamos, mas por segurança, decidimos aqui em casa que seria assim.

Por segurança, levei 2.000 em espécie (o que deu mais ou menos 800 euros) e 3.000 no cartão Travel-Money, que é a melhor solução para quem planeja viajar pra fora. Além de ser pré-pago, com ele se faltar dinheiro, um parente pode mandar para você aqui do Brasil mesmo e cai na hora. Ele é livre ter taxas (você paga R$10 só para ativar o cartão!), sua cotação para o cartão costuma ser mais em conta do que em espécie e fica pronto na hora.

Comprei bastante coisa, fui em todos os lugares que queria ir, e ainda voltei pra casa com cerca de 1.500 reais. Como contei no outro post, economizei com a comida (comi quase todos os dias no Mc Donalds) pra poder gastar com outras coisas!

Ps: Pra quem não sabe, a moeda oficial da França é o Euro, que está em média 2,30 reais.

Os franceses são secos?

Eu a @paulabzo nos surpreendemos muito em relação a isso. Antes de irmos, demos uma pesquisada na internet e lemos em vários sites e blogs que os franceses, especialmente os parisienses são super antipáticos. E isso não é verdade. Bom, pelo menos não aconteceu com a gente. Muito pelo contrário, eles foram é muito educados, e nos receberam super bem (ganhamos até sorvete de boas-vindas de um cara  no Mc Donalds).

No metrô, por exemplo, eles esperam para entrar e para sair. E se sem querer, enconstram na gente, ficam super sem graça e pedem sempre “pardon”.

Dá para fazer compras em Paris?

Olha, eu não fui pensando em fazer compras, mas quando cheguei lá e vi tantas roupas e coisinhas lindas me acabei. Existe uma variedade imensa de lojas, umas bem caras outras com preço bom. Nesse post eu citei algumas, e se vocês repararem nos preços dos produtos, vale a pena sim.

TERCEIRO DIA

No sábado, decidimos visitar o cenário de um dos meus filmes prediletos “O fabuloso destino de amelie pollan”. Tentamos acordar cedo para aproveitar bem o dia, mas como na noite anterior fomos dormir lá pelas duas da manhã, foi bem difícil. Levantamos e fomos logo tomar o café da manhã delícia do hotel.

Depois seguimos para o metrô e fomos para a Basílica do Sagrado Coração (em francês Basilique du Sacré-Cœur). Subimos umas escadas que pareciam infinitas, e quando finalmente chegamos lá, percebemos que tinha uma espécie de “bondinho” pra subir. AI AI

A Sacré Coeur pra quem não sabe é uma basílica maravilhosa, onde se tem uma vista lindíssima de Paris, fica localizada no bairro de Montmartre que é um lugar super interessante, bairro boemio, com muitas ruas estreitas, onde varios artistas conhecidos como Picasso, Manet, eram frequentadores assiduos.

Como vocês podem ver na foto, ela estava lotado de turistas, gente de tudo quando é lado do mundo. Apesar de ser linda, infelizmente, não pudemos deixar de notar o mal cheiro (urina) em alguns pontos do bairro. Segundo essa amiga que mora em Paris, isso acontece porque a básilica apesar de ser tão visitada, é localizada em um bairro mais pobre de Paris.

Lá tem umas lojinhas e uns caras vendendo lembrançinhas de Paris. Como eu disse no outro post, comprar essas coisas nos pontos turísitcos é mancada, porque custam quase o triplo do preço.

Depois de tirar milhares de fotos por lá, descemos pelo teleférico e andamos a pé até o local que a personagem Amelie trabalho no filme, o “Café des 2 Moulins”, que fica na Rue Lepic.

Foi mágico pra mim entrar nesse lugar. Parecia que eu estava dentro do filme, uma sensação única. Andamos mais um pouquinho e demos de cara com o “Moulin Rouge” um cabaret bem famoso que todas vocês já devem ter ouvido falar.  Tem até um clipe da pink com outras cantoras que foi gravado lá, dá o play ae.

Para finalizar o roteiro Amelie, tentamos ir até a Pont des Arts, local onde no filme ela ia sempre para pensar. Como ficamos um pouco perdidas e não encontramos, paramos em um local parecido para fotografar. Lá tem vááárias pontes como essa da foto.

Depois disso pegamos outro metrô e fomos novamente para a ChampsÉlysées, rua famosa cheia de lojas incríveis e pessoas bonitas. Paramos num McDonald’s para comer alguma coisa (e até conhecemos um japonês-francês que falava inglês).

Como vocês devem ter reparado,  nós comemos apenas besteirinhas durante toda a viagem. Isso nos economizou muitos euros, o que é super bom já que o euro não é uma moeda muito amiga.

No McDonald’s por exemplo, um lanche completo com hamburger, batata e suco, ficava em menos de 13 euros. O que perto dos restaurantes parisienses, é super barato. E vocês sabem, lanche engordativos assim sustenta durante todo o dia.

Aproveitamos que nossa visita a rua pop de Paris, e entramos na Sephora (que é a maior e mais loja de cosméticos que eu já vi na minha vida), na Zara e na H&M de lá.  Por ser uma rua bem turística, as lojas de lá são maiores e possuem mais produtos. Aproveitamos para comprar tudo que faltou no dia anterior (comprei duas meias-calças, uma de coraçãzinhos  e outra com estampa liberty e algumas pulseiras).

Aproveitamos e passamos na loja da Disney, para comprar os ingressos da EuroDisney do outro dia (evitar perca de tempo na vila é muito importante viu?!)

Depois de tanto andar, chegamos novamente em casa super tarde e quase mortas. A nossa rotina era sempre essa. Chegavamos e enquanto a @paulabzo tomava banho eu interagia com vocês no twitter e contava um pouco sobre como foi o dia.

QUARTO DIA

Domingo foi o dia da (Euro)Disney. Tivemos que colocar os dois celulares para despertar para garantir que acordaríamos. E graças a um milagre de Deus, conseguimos. Tomamos café e pegamos o metrô para chegar até o trem (RER A) que leva até a Disney (ela fica um pouco distante de Paris, 32 km) bem cedo.

Eu nunca fui muito fanática pela Disney e suas obras, mas confesso que quando soube da possibilidade dessa visita, fiquei super interessada e ansiosa. Meio que fiz renascer a criança dentro de mim.

Ao chegarmos lá, dei de cara com um lugar extremamente lindo e mágico. Cenário de sonho ou de um daqueles filmes que a gente assiste com aquela priminha chata, sabe? Tudo muito perfeito, nos mínimos detalhes.

Nós fomos em poucos brinquedos (beijo pra você que odeia ficar na fila), mas em compensação andamos (e tiramos fotos) por todos os dois parques.

Gostei muito do que comemos lá. Pagamos menos de 15 euros por uma pizza com 4 pedaços, um suco/coca, uma salada e uma sobremesa. Ótimo preço, já que estamos falando da Disney né?

Lá dentro têm dezenas de lojinhas com aqueles produtos da disney, dá vontade de colocar tudo na bolsa e sair correndo. UHAUAHUAH Como eles são um pouco caros, comprei só o arquivo da Miney e a luvinha do Mickey.

Saímos de lá no fim da tarde, esgotadas e fomos direto para o hotel descansar. Absolutamente MOR-TAS.

Ps: Você paga + ou – 160 reais pra entrar, e lá dentro os brinquedos são de graça.

QUINTO E ÚLTIMO DIA


Esse foi o dia no se vira nos 30. Nós tínhamos um milhão de coisas pra fazer em pouquíssimo tempo (já que nosso vôo era às 23:00, e o Check-out 12:00). Na noite anterior, fizemos um roteiro no papel cronometrando quando tempo tínhamos para fazer cada coisa.

Acordamos, tomamos o nosso último café (to com saudade dessa rotina gente!) pegamos o metrô e fomos ao Louvre. Logo bem cedo, um frio de matar (e eu de meia calça fio 15) e uma fila enorme. Tiramos algumas fotos, e fomos caminhando até o L’arc de Triomphe, foi construido para celebrar as vitorias de Napoleão. Esta enterrado o corpo do Soldado desconhecido, uma homenagem aos mortos da primeira grande guerra mundial.

Lá de perto, tiramos algumas fotos com a torre no fundo também.

Depois da sessão de fotos, pegamos outro metrô e fomos para a própria torre eiffel. Que estava, LO-TA-DA. Em plena segunda feira, 10 horas da manhã, e uma fila maior do que todas as que você já viu na vida. Uma coisa louca.

Mas, como eu a @paulabzo somos espertas, já tínhamos comprado o ticket de entrada pela internet (fica a dica para que vocês façam o mesmo) e entramos bem rapidinho.

A vista é linda, a sensação de estar subindo na torre Eiffel também. Mas, não é tão mágico quando parece sabe? Acho que no fundo, bem no fundo, até perde um pouco do encantamento. Isso pelo menos aconteceu comigo. De perceber que a torre é só a torre. E sei lá. Enfim. Subimos, tiramos fotos lá de cima e descemos bem rapidinho pra chegar a tempo no hotel de tirar nossas coisas do quarto e deixar na recepção (a pergunta é, porque não fizemos isso pela manhã?).

Quando saimos do hotel, voltamos a rua Boulevard SaintMichel para comprar algumas coisinhas que faltaram (presentinho pra mamãe, pro namorado, pra tia, pra cachorra… UAUAHUAHUH).

Look em Paris - Lia Line

Chegamos em casa, pedimos o taxi, pegamos nossas malas e fomos para o aeroporto (que fica meio distante da cidade, o táxi ficou cerca de 60 euros).

Minha mala depois de muito custo, na noite anterior, foi fechada. Depois dessas últimas compras,  ainda tive o trabalho de no meio do aeroporto, abrir tudo e tirar tudo e organizar de uma maneira que coubesse. Eu e a @paulabzo montamos uma mini-favelinha em pleno aeroporto. Confiram:

Favela em Paris

Depois disso, comemos alguma coisa no aeroporto, e entramos no avião de volta para casa. Em clima de depressão, já que no outro dia tinha trabalho e prova pra fazer lá na escola.

Durante a viagem, nós gravamos alguns vídeos, e para que vocês entrem de vez nesse meu sonho realizado, montei um filmezinho com direito a trilha sonora pra vocês.

TOP 4 MOMENTOS EM PARIS

Meu tombo no meio da rua – No dia que chegamos, durante  a noite, fomos comer alguma coisa em uma rua próxima ao do nosso hotel. Enquanto eu a e @paulabzo conversavamos, e passavam várias pessoas na rua, eu tropecei e cai no chão. Foi muito engraçado, porque ela estava conversando comigo, e quando olhou para o lado, eu não estava mais. Foi meio aquela parte do miss simpatia sabe? Que a Sandra Bullock cai e levanta do nada. Rimos muito disso depois.

Meu sutiã defeituoso – Eu tive a inteligente ideia de comprar um sutiã nova para viajar. Adivinha? Era daqueles chatos que ficam soltando (e o fecho dele é na frente). No meio do jardim do louvre, a @paulabzo fazendo “cortinha” pra eu tentar fechar. Foi muito engraçado gente. Glamour paraguaio.

A maquina malvada – No último dia, enquanto estávamos naquele clima correria se vira nos 30, tivemos a infeliz ideia de comprar tickets do metrô usando nossas moedinhas (na verdade, as da @paulabzo). Saímos de casa bem cedo, e lá quanto mais cedo, mais frio. E eu já tinha escolhido a minha roupa, meia-calça fininha. OK. Eu me escondendo atrás da máquina para me proteger do frio, quando do nada, a @paulabzo começa a me gritar e xingar a pobre máquina.  – AH NÃO MANO, ESSA MÁQUINA TA ME TROLANDO. DEVOLVEU MINHAS MOEDINHAS. BRUNA VEM ME AJUDAR. VEM. E eu morrendo de frio, sem coragem de enfrentar o vento pra ir lá ajudar a pobre coitada.  Na real, a maquina não aceita mais de 20 moedas, então tivemos que colocar uma nota. Mas nada paga a raiva da @paulabzo depois. Falando que a máquina “causou”. <3

As russas espertinhas – Enquanto estávamos na fila de um dos brinquedos na EuroDisney, percebemos que umas gurias lá de trás estavam passando na frente de todo mundo. Eu avisei pra @paulabzo, que estava na berada pra não deixar elas fazerem isso com a gente, mas não deu tempo e três delas conseguiram passar. Ai eu, em plena pseudo-tpm, resolvi barrar. Além de mim, uma senhora sabe-se lá de onde (uma língua muito louca viu) resolveu me ajudar, e ficou lá “firme e forte” barrando as meninas. Elas começaram a tentar passar, e enquanto conversavam entre sí, percebmos que elas falavam Russo (diz a @paulabzo né). O melhor foram os nossos comentários. Como ninguém lá falava português, podíamos falar qualquer coisa ninguém entenderia bulhufas. A @paulabzo é a melhor narradora EVER. Nunca ri tanto gente.

SORTEIO

Sorteio Paris no Depois dos Quinze

Sorteio Paris no Depois dos Quinze

Foi impossível viajar e não lembrar de vocês a cada momento. Paris é uma cidade incrível, e eu só estava lá porque vocês me ajudaram a conquistar esse sonho. Sendo assim, me senti na obrigação de comprar umas coisinhas para que em forma de sorteio, eu presenteie vocês. São eles:

Camisa I heart Paris (dispensa apresentações, né?)
Lápis com Borracha de Paris na ponta
Anel fofo em forma de óculos
Relógio de Bolso com pontos turísticos da cidade
Pulseira fofa com pontos turísticos da cidade
Óculos de gatinho com strass da H&M
Meia-calça tatuada com laço da Elitize

São coisas simples, mas todas compradas com muito carinho viu?!  Para participar é só preencher o formulário abaixo.

SORTEIO ENCERRADO

Regras:

A vencedora deve morar em território brasileiro.
Ser seguidora do twitter @depoisdosquinze

Resultado no dia 05/05.

Bom gente, como vocês devem ter percebido, nós aproveitamos cada segundo dessa viagem. Foi perfeita, em todos os sentidos. Tanto que estou tento que me adaptar novamente com essa rotina escola-cefet-trabalho-blog de novo. To numa vibe depressão pós-Paris. Quem curte?

Ah, antes que eu me esqueça, a @paulabzo montou um post com 13 dicas inperdíveis para quem deseja ir em Paris. Corre lá e confere o bom humor dessa minha paulistana amiga loura.

Mais fotos da viagem no meu flickr!