você está lendo Como o livro “I Am Here Now” nos ajudou a focar no presente

i-am-here-now-6

Hoje a gente traz a dica de um livro muito legal, “I Am Here Now“, um journal do The Mindfulness Project que é como um livro + diário. Foi criado por Alexandra Frey e Autumn Totton e fala sobre treinar sua atenção e focar apenas no momento presente, evitando que você se perca em pensamentos sobre futuro ou passado que acabam nos afligindo bastante. A obra possui ótimos exercícios e nós simplesmente adoramos cada página. Aqui embaixo a gente explica porque estamos andando pra lá e pra cá com ele na bolsa!

i-am-here-now-1

Sinopse: Enquanto te ensina a viver no “agora”, os exercícios de atenção plena, meditações, páginas para colorir e quebras de hábito deste livro lindamente projetado e ilustrado desafiarão seus poderes de observação, investigação e cultivo, ao mesmo tempo em que trarão uma nova percepção para seus sentidos, pensamentos e emoções. “I Am Here Now” inspira o leitor a explorar o mundo com maior curiosidade e encontrar momentos de atenção plena na vida cotidiana, enquanto libera a sua criatividade.

i-am-here-now-4

O livro começa com um espaço para você colocar seus dados pessoais e fazer um autorretrato. Pois é! Não importa se você sabe desenhar ou não, ele apenas te oferece um retângulo e você deve traçar a si mesma ali – o livro sugere que isso seja feito de olhos fechados. Embaixo, uma frase: “it is what it is” ou “isso é o que é”.

Depois, o livro segue com algumas explicações iniciais e os exercícios, dispostos em 183 páginas. Não é necessário segui-los em ordem.

Na foto aqui de cima, a gente vê uma lista que chamou a nossa atenção. Nela, são dadas dez maneiras de fazer o seu dia ser cheio de foco e atenção. É muito simples e, ao mesmo tempo, super interessante! Traduzimos e resumimos um pouco aqui:

  1. Meditar, mesmo que seja por alguns minutos.
  2. Relaxar e retomar a atenção ao seu corpo e aos seus sentidos.
  3. Não tentar ir contra a realidade e aceitar que tudo é como é.
  4. Prestar atenção às pessoas, especialmente as amadas por você.
  5. Pensar em algo pelo qual você é grata antes de ir dormir.
  6. Ir devagar e ser amável consigo, até mesmo quando você está furiosa.
  7. Quando coisas boas acontecerem, dar uma pausa e tentar notar como você se sente.
  8. Quando coisas não tão boas assim acontecerem, idem: pausar e também notar como se sente.
  9. Ao ficar estressada, respirar profundamente por três vezes.
  10. Se conectar com a natureza pelo menos uma vez por dia.

E aí, você acha que já coloca algum dos tópicos acima em prática? Nós testamos fazer tudo isso durante uma semana (copiando a lista e deixando-a por perto para lembrar!) e o resultado foi mega positivo. Até quando algum estresse rolava, as coisas ficavam menos “apertadas” – o sentimento de ansiedade e o de urgência iam embora com uma facilidade muito maior!

i-am-here-now-3

Outra parte incrível do livro é o exercício “habit breaker”. Nele, é proposto que você corte os pedacinhos destacados nesta página e grude-os com fita em algo para te lembrar de cortar este hábito. Por exemplo: se você quer checar o celular menos vezes ao dia, é só grudar no celular. E aí cada vez que você completar a tarefa, faz um sinalzinho no retângulo disposto na mesma página – para te lembrar que você conseguiu vencer este hábito. Legal, né?

i-am-here-now-2

Muitos outros exercícios nos chamaram a atenção, como um “alarme” de gratidão, que pede para que você coloque um alarme a cada 60 minutos para se lembrar de ser grata por algo – e cada novo motivo de gratidão deve ser escrito na página; um para testar diferentes cafés na sua vizinhança e anotar o sabor específico de cada um (ótimo para desviar a sua atenção a algo simples e apreciar melhor os gostos, por exemplo!); outro para anotar o que você viu durante o seu caminho para casa (cachorrinhos, árvores, quantos passos deu); um para registrar os sons ao seu redor por três minutos… São várias tarefas criativas!

i-am-here-now-5

Se você curtiu, pode encontrar o livro na Amazon. Também super recomendamos que você acesse o site dos criadores, o IAmHereNow.com – que possui conteúdos legais, como meditações guiadas. Se você sente que está precisando encontrar essas pausas e limpar a cabeça durante alguns minutinhos do seu dia, aí está a chance perfeita!