você está lendo Os melhores produtos que usei durante a transição

cronograma

A transição me fez ficar meio obcecada por produtos para cabelos. Isso é bom porque eu aprendi muita coisa nova sobre tratamentos capilares, fórmulas e técnicas de finalização, mas é ruim porque gastei uma grana boa tentando descobrir qual produto me ajudaria a lidar com essa fase indefinida da minha juba. Acho que não tô nessa sozinha, né?!

Quase todo dia dou dicas de produtos que tenho usado lá no stories do insta @brunavieira, mas dessa vez decidi fazer um post detalhado aqui para facilitar a vida das onduladas que acompanham o blog ou que chegaram depois.

CRONOGRAMA CAPILAR

Se você não sabe o que é um cronograma capilar, leia esse post da Lu e depois volte aqui pra gente continuar nossa conversa. Legal demais, né? É incrível conseguir entender o que o seu cabelo precisa e aprender a analisar quais produtos, fórmulas e receitas são indicados para aquela fase específica. Antes eu julgava a máscara pelo preço (me julguem!), agora eu já consigo olhar os componentes e dizer se ela tem o que o meu cabelo precisa ou não, independente da marca ou do valor.

Acho legal porque é um tratamento que dá pra fazer em casa mesmo, sabe? É realmente eficaz e o único trabalho que você tem a mais é o de é separar mais alguns minutinhos durante o banho (máscara) ou antes de dormir (umectação).

RECEITAS CASEIRAS

Antes de falar dos produtos, quero compartilhar com vocês um livro maravilhoso, chamado “O Guia Completo da Beleza Feita em Casa”. Se a sua ideia é não gastar tanta grana com cosméticos e usar produtos mais orgânicos ou sem conservantes, vale muito a pena a compra. São receitas para o cabelo e para pele também, viu? Também recomendo o grupo Rotina Saudável lá no facebook.

Sou meio preguiçosa para essas coisas, mas já fiz e aprovei a misturinha de máscara + abacate + mel, azeite de oliva + máscara e soro fisiológico para reativar os cachos. Se alguém aí já tiver testado alguma misturinha incrível, deixem a receita ali nos comentários.

CUIDADOS ESPECIAIS

Se tem uma coisa que eu aprendi nos últimos meses, é que cabelo ondulado precisa de alguns cuidados especiais. Gravei até um vídeo sobre isso lá no canal. Caso você não tenha assistido ainda e tenha o cabelo parecido com o meu, aperte o play antes de continuar lendo o post.

Como comentei com vocês nesse post, antes da transição, meus cuidados com o cabelo eram bem básicos. Usava um bom shampoo + condicionador e ia ao salão uma vez por mês para cortar e hidratar os fios. Testei muitas linhas diferentes ao longo dos últimos anos, mas a real é que eu não conseguia perceber uma grande diferença entre uma e outra.

Essa á a grande diferença pra mim. Agora, com o cabelo natural, fico animada em testar novos produtos, porque cada um proporciona um resultado diferente. Trocando de máscara ou shampoo, consigo mais volume, mais definição, menos frizz, etc. Também existem técnicas legais, tipo Loo Pow e No Poo, que consistem na redução de substâncias químicas agressivas ou inúteis para o nosso cabelo.

Tô tentando começar com a Loo Pow, mas antes quero usar alguns dos produtos que eu tenho aqui e ver como o meu cabelo reage. Se você é adepta da técnica, dá uma olhada na composição antes de comprar os produtos que aparecem nesse post, ok? Nem todos são liberados.

SHAMPOO E CONDICIONADOR

shampoo-e-condicionador

Esses são os produtos que tô usando agora. Vou intercalando de acordo com o cronograma capilar, as necessidades do meu cabelo naquela semana e os cheirinhos. Vocês não tem ideia do quanto o cheirinho importa pra mim. Sério.

Na foto, temos a linha para cabelo cacheado da Redken; o DevaCurl Delight, para onduladas; a linha personalizada da Function Of Beauty; o condicionador #ToDeCacho, da Salon Line; Moisture Recovery, da Joico; Curly Wurly e Volumão, da Lola Cosmetics; Damage Repair, da Kiehl’s; e Moroccanoil. Todos vão ganhar resenha aqui no blog nas próximas semanas.

Máscaras de tratamento importadas

mascaras-cabelos-ondulados-cronograma-capilar

Depois de semanas pesquisando e pedindo conselhos nos grupos capilares do Facebook, aproveitei que estou aqui nos Estados Unidos para comprar algumas máscaras importadas que, no Brasil, custam mais de 100 reais. Essas máscaras são tipo as favoritas das favoritas.

Anota aí: a super reconstrutora K-pak, da Joico (tem um cheiro horrível de banana, mas realmente salva o cabelo); a Heaven in Hair, da DevaCurl (use sempre com o cabelo molhado); Moisture Recovery, da Joico (melhor cheirinho do mundo todo); Curl Contour, da L’orealBrilliance, da Wella (pra manter o tonalizante nos fios); e Inner Restore, da Senscience.

Máscaras de tratamento nacionais

mascaras-nacionais

As máscaras nacionais que tenho aqui são a Dream Cream + Argan Oil (tem cheiro de desodorante masculino, mas deixa o cabelo maravilhoso), da Lola Cosmetics, e as mega ampolas de tratamento da Salon Line (amo a praticidade dessa embalagem). Assim que voltar para São Paulo, vou testar outras e volto com mais posts para vocês, ok? Falaram muuuito bem sobre a nova linha Combo Match, de O Boticário, e da máscara rosa da Monange.

Finalizadores, creme para pentear e ativador de cachos

finalizadores-cabelos-ondulados

Agora sim é hora de falar dos meus novos BFFs! Essas belezinhas aí da foto conseguiram transformar completamente a maneira como eu via meu cabelo. Aprendi que, para minha curvatura, os finalizadores fazem toda a diferença. Consigo ondas mais definidas e até cachos, tudo dependendo da maneira que divido, seco e finalizo meu cabelo.

Meu favorito de todos os tempos é o Wave Maker, da Deva Curl (que acabou de chegar no Brasil!). Logo depois, vem o Catwalk, da TIGI; a maionese da Salon Line; essa duplinha da Living Proof; o Exterminador de frizz da Lola Cosmetics e o jelly gel da Lola, que eu fiz resenha nesse post. Tem algum favorito que deveria estar nessa lista? Comente aí, vai!

Alimentação, gummies e manipulados

suplementos-cabelo-crescer

Curti ter o cabelo mais curto e acho que essa mudança foi importante pra mim, mas confesso que não vejo a hora de ver o meu cabelo grande outra vez. Para isso, minha dermatologista prescreveu um manipulado com exsynutriment (leia mais) e zinco. Também tenho tomado diariamente os gummies com biotina da Nature’s Bounty. Essas balinhas com gosto de morango fizeram mágica com as minhas unhas e também estão fazendo meu cabelo crescer bem mais rápido. Quando comentei lá nos Stories, várias leitoras comentaram que também tomam e amam. Infelizmente, só achei pra vender na Amazon gringa, mas vale a pena já colocar na sua lisitinha de encomendas ou viagem.

Tenho me alimentado bem e adicionei (ainda) mais salmão, espinafre, abacate, lentilha, ovos, castanha do pará e frutas com vitamina C na minha dieta. Esses são alimentos que possuem nutrientes que ajudam bastante no crescimento capilar. Cuidar do corpo de dentro pra fora funciona mais do que qualquer cosmético vendido na farmácia, viu? Não adianta gastar horrores em produtos se você não dá ao seu corpo o que ele precisa para produzir fios fortes e saudáveis.  :)