você está lendo Dez curiosidades sobre a Jamaica

curiosidades-jamaicanas

É ótimo poder sair da sua cidade e conhecer um pouco do dia a dia de uma cidade vizinha. Quando saímos do nosso estado, então, é ainda melhor: são várias particularidades únicas que definem cada pedacinho do nosso território. Se tudo isso já é incrível o bastante, imagine só sair do país e ir parar em outro continente! São tantos costumes, pessoas e rotinas diferentes… Muita coisa nova para observar, acompanhar e vivenciar. E foi justamente isso que fizemos nos nossos dias lá na Jamaica! Vocês acompanharam nos nossos Stories o que vivemos por lá e depois conferiram cada detalhe no post de diário de viagem que a Au fez por aqui, certo? Agora vamos falar sobre fatos jamaicanos curiosos dos quais não fazíamos nem ideia e que são pura realidade na ilha caribenha. Você vai terminar de ler este post conhecendo um pouquinho mais desse país lindo!

  • 1. O reggae é realmente predominante, mas eles amam outros ritmos

Você sai do aeroporto e a primeira coisa que ouve é reggae. Nos carros o que sempre toca? É claro, reggae também! O país que foi berço de Bob Marley e muitos outros artistas renomados deste ritmo não nega as suas raízes e abraça com força o estilo musical – eles têm um mega orgulho e gostam de verdade! Mas não para aí: reggaeton, ska e até mesmo o rap são bem fortes por lá também. De vez em quando, você ouve algumas músicas pop da atualidade, aquelas dos artistas americanos com os quais estamos acostumados, mas o curioso é que algo que você definitivamente não vai ouvir com tanta frequência é o rock!

  • 2. O volante do carro fica do outro lado! (mão inglesa)

Quem já foi para a Europa sabe que, em países como a Inglaterra, a direção dos carros é invertida. Quem nunca viu, estranha bastante: super natural tentar entrar pelo banco do motorista umas cinco vezes até a cabeça se acostumar… Haha! Isso acontece porque a Jamaica ficou por muitos anos sobre domínio britânico, sendo influenciada de diversas formas, e até hoje é uma monarquia constitucional parlamentar da rainha inglesa – mas com um chefe de governo jamaicano.

jamaica-1

  • 3. As ruas estão sempre muito movimentadas

O país é super populoso e isso se reflete bastante no trânsito. O fluxo de carros, motos e ônibus é intenso em quase todos os horários, e é comum você ouvir algumas buzinas durante boa parte do tempo se pegar as vias mais importantes! Aliás, com relação às mais estreitas, é bom tomar cuidado ao atravessar – com o olho sempre aberto porque os carros vêm a todo momento! :P

  • 4. Os patties dominam o país!

Uma comida mega popular por lá são os patties! Você os encontra em várias lanchonetes, desde as especializadas até outras que vendem de tudo. O que são? Bem, para usar um exemplo nosso, podemos dizer que são parecidos com pastéis! Mas a massa é mais grossa e crocante e o recheio inclui muitas outras possibilidades. Uma das mais comuns é um tipo de carne bem processada com um tempero apimentado delicioso. Se você pedir para adicionar queijo, então, fica ainda melhor! Um sabor diferente e viciante. Dá para entender porque eles adoram tanto!

  • 5. A frase “no problem” está por todos os lados

Relaxe e aproveite, você está na Jamaica! Nas ruas mais populares, você encontra muitas barraquinhas vendendo itens para turistas e vários deles aparecem com a frase “Jamaica: no problem!”, como se fosse um grande mantra jamaicano ou, bem, um slogan! Você também vê essa mesma frase em adesivos em carros e faz sentido: afinal, eles realmente são pessoas super simpáticas e tranquilas, além de que a beleza do país nos incentiva a encarar tudo com a mesma positividade! :)

  • 6. Eles adoram o futebol

O país é ótimo em esportes como críquete, mas é só falar de futebol que eles super se animam! Os jamaicanos gostam de jogar, acompanham bastante a liga mundial e são fãs do futebol brasileiro e de nossos jogadores! Aliás, até o Bob Marley era, sabia? Na frente da sua casa em Kingston, havia um campo em que o próprio gostava de jogar bola sempre!

jamaica-3

  • 7. Os pontos turísticos são muito bem cuidados

Os pontos mais famosos são mega preservados: é raro ver algum lixo fora das cestas, coisas quebradas ou natureza com sinais de devastação. Os parques de cachoeiras cobram entrada e por isso mesmo deixam tudo em ótimo estado, e o Blue Hole, por exemplo, vai além, quase não apresentando construções ou interferências humanas: os poucos pontos cobertos por lá são de madeira e palha, deixando o visual mais roots.

  • 8. A fruta típica

Já ouviu falar da ackee? Ela é da mesma família do guaraná, dá em árvores e pode ser comida somente depois de madura, já que antes disso é tóxica! Eles costumam comer no café da manhã, mas também usam como ingredientes de alguns pratos, junto a peixes, refogados e molhos.

jamaica-2

  • 9. Nos supermercados populares, você encontra de tudo!

Em um grande supermercado popular em Ocho Rios a gente encontrou uma grande variedade de itens. Tem desde refrigerantes famosos até versões locais, passando por comidas de todo tipo, snacks naturais e produtos de beleza. No balcão, você vê desde máscaras para poros até um saquinho com um pouco de cabelo real. Sim, para venda!

  • 10. As mulheres e as garotas valorizam muito os seus cabelos!

É incrível o tanto de publicidade para produtos de cabelo e apliques que encontrará no país. Além disso, as mulheres da ilha estão sempre com cachos impecáveis, dignos de quem acabou de sair do cabeleireiro, sabe? Os dreadlocks também são longos e imponentes e vimos muitos cabelos coloridos. Gente maravilhosa, esbanjando confiança e estilo. Dá gosto de ver tanta diversidade!

Plus: Temos uma curiosidade extra! Percebemos que os desenhos nas paredes de escolas e personagens geralmente não são pintados de branco, marrom ou preto. Muitos são de cores tipo azul, verde… Talvez para deixar esse fator ‘cor de pele’ de lado, sabe? Como não faz a menor diferença, qualquer cachorro desenhado no muro é rosa pink e está tudo certo! =)

E aí, gostou de aprender um pouquinho mais sobre a Jamaica? ;) Já imaginava algo que leu por aqui? Conta pra gente nos comentários!