você está lendo Viagem: a nossa aventura pelo estado do Espírito Santo

espirito-santo-topo

Vamos falar sobre viagem?! Há alguns dias, fomos convidadas pelo Dubbi, a rede social dos viajantes (que você conheceu neste post, lembra?) e pelo estado do Espírito Santo para passar alguns dias conhecendo esse pedaço tão incrível do Brasil. É claro que amamos o convite! Quem nos representou foi a Auana que, nem precisamos dizer, ficou apaixonada por cada uma das seis cidades capixabas pelas quais passou. Nesse post, a gente te conta tudo sobre o passeio e as maravilhas deste estado lindo. Vem viajar com a gente! ;)

  • As diferentes faces de Vitória

Diário da Au: “E o nosso roteiro começa por Vitória! Nos hospedamos na cidade e, por isso, pudemos ver bastante de seu dia a dia agitado, da noite cheia de opções e de toda a vida urbana, além da parte histórica. Ou seja, Vitória deve ser geminiana que nem eu, porque só isso explica esse tanto de lados diferentes! Haha :P Com relação aos pontos turísticos, conhecemos primeiro a Rua das Paneleiras, onde são feitas as famosas panelas de barro – que garantem o gosto perfeito da moqueca capixaba, super tradicional por lá. Este tipo de panela ganha sua cor pretinha depois de ser queimada e pintada com casca de árvore do mangue. Ainda ali, visitamos a praia de Camburi, o Projeto Tamar (socorro, escovamos o casco de uma tartaruguinha!) e o centro histórico da cidade, cheio de lugares bonitos.

Catedral de Vitória tem características góticas (as amantes de arquitetura piram) e o Palácio Anchieta oferece visitas guiadas – gratuitas! – em que o turista pode passear pelo palácio restaurado em 2009. Está vendo a foto de todo mundo ali no chão? Essa era uma das partes da exposição “Constelações”, de Hilal Sami Hilal, com nomes de crianças e jovens por toda parte (uma leitora até comentou que escreveu ali!), seguido por salas com brilhantes encrustados num chão escuro em que você pisa descalça e salas com livros gigantes feitos de papel artesanal. <3″

  • Os passeios de Vila Velha

Diário da Au: “Vamos para Vila Velha? Lá, conhecemos o Farol Santa Luzia, uma torre octogonal fundada em 1871. Que vista incrível! Encontramos algumas meninas que tinham saído da aula e estavam descansando… Pensa só ter um lugar destes para recuperar as energias sempre? É nesta cidade, também, que fica o Convento da Penha! Para chegar lá, um lindo santuário ao topo da montanha, há alguns lances de escada. Todo o percurso oferece paisagens de tirar o fôlego e, lá em cima, ainda melhora: tendo você algum tipo de crença religiosa ou não, é indiferente: a beleza do lugar é, com certeza, unanimidade!”

  • A história viva em Venda Nova do Imigrante

Diário da Au: “E não é que há muitos descendentes italianos no Espírito Santo? A cidade de Venda Nova do Imigrante é a prova disso. Fomos até a fazenda Carnielli, que abriu as portas do Agroturismo no Brasil, ou seja, o turismo rural, em que você tem um contato com a agricultura e as tradições locais! Por lá, conhecemos um pouco sobre a vida do pessoal, que era muito simpático, e experimentamos seu café e seus queijinhos deliciosos.

Já na Fazenda Lourenção, pudemos sentar para ouvir um pouco sobre as origens da família local – uma tarde de lembranças e risadas. Tão bom! Um clima de interior tranquilo e gostoso. Também passamos pelo restaurante da Família Venturim, que faz macarrão colorido e de vários sabores, como os da foto: acredita que tem até de chocolate?! Ah! É em Venda Nova do Imigrante que acontece a famosa Festa da Polenta, uma tradição em que um panelão de polenta é feito para todos! Ainda há o concurso da Rainha e Princesa da Polenta – levado super a sério!”

  • Os encantos de Domingos Martins

Diário da Au: “É em Domingos Martins que fica a famosa Pedra Azul! Já tinha ouvido falar e estava ansiosa para conhecê-la. É aquela grandona ali da foto – e que pode mudar de cor dependendo da luz do Sol, assumindo mais de trinta tonalidades diferentes! No Parque Estadual da Pedra Azul, 97% do território é preservado (você pode visitá-lo de terça a domingo). Depois, no centro da cidade, vimos uma influência muito forte da arquitetura alemã e polonesa: os prédios são todos fofinhos, com detalhes aqui e ali, assim como você vê na foto da Biblioteca Pública!

  • O show da natureza em Guarapari

Diário da Au: “A gente fica tão impressionada com fotos de praias paradisíacas fora do país que, às vezes, não nos damos conta da riqueza natural que temos bem aqui, no Brasil. Foi este o primeiro pensamento que tive ao visitar Guarapari, que é um destino mega famoso tanto por sua cultura, gastronomia, artesanato e turismo rural e náutico quanto, principalmente, por suas praias maravilhosas. E bota maravilhosas nisso! A Praia do Morro, uma da maiores da cidade, tem uma ótima infraestrutura. Também visitamos a de Bacutia, com um calçadão bonito e uma vista legal, a de Peracanga, com quiosques e restaurantes, e a linda Meaípe, com sua areia escura que tem fama de medicinal.

Depois, outro destino surpreendente foi o Parque Estadual Paulo César Vinha. São vários hectares de florestas, praias, dunas e ilhas que você pode percorrer por trilhas. Com a água potável em mãos e o chapéu na cabeça, partimos em uma delas com destino à famosa lagoa de Caraís, conhecida por seu tom avermelhado e sua água morna e rasa. Chegando lá, todo mundo ficou impressionado! Não dava vontade de ir embora.”

  • A preservação de Anchieta

Diário da Au: “Foi difícil não lembrar das aulas de História! O município de Anchieta preserva a história do padre de mesmo nome, que viveu boa parte de sua vida lá. O Santuário Nacional de Anchieta, por exemplo, tem mais de 400 anos, guarda muitas histórias e possui vários itens da época do descobrimento do Brasil – foi incrível poder ver de pertinho os materiais arqueológicos! Lá, também conhecemos o Balneário de Iriri, bastante tranquilo e composto por quatro praias. É o destino perfeito para visitar com a família!”

Faltam adjetivos, viu? Este foi só um recorte de muito do que o Espírito Santo oferece. E vocês sabem disso, né? Durante o tempo em que a Au esteve lá, nosso Instagram bombou de comentários com mais dicas legais de cidades e passeios. Queremos muito voltar para visitar tudo! O Espírito Santo tem praias, tem montanhas, tem interior e tem agito. Ou seja, tem de tudo! É uma viagem que vale muito a pena – e que deixou saudade! <3

E você, já conhece o Espirito Santo? Conta pra gente nos comentários!