você está lendo Museus brasileiros gratuitos para você visitar
topo

Reprodução/Alina Souza

Lembro da primeira vez que fui a um museu. Era um passeio da escola e me surpreendi demais. Tudo supernovo pra mim, muito lindo e diferente. Cada obra trazia consigo uma história interessantíssima, que merecia muito ser conhecida! É incrível poder ter contato com tantos trabalhos e projetos fascinantes, ricos e cheios de cultura. A ideia deste post é te incentivar a conhecer museus brasileiros: que tal procurar um com entrada gratuita para visitar em breve? Listamos alguns bem importantes do nosso país para você não perder essa chance!

  • Palacete das Artes – Bahia / BA
1-museu-gratuito-palacete

Reprodução

Uma opção de museu incrível na Bahia fica na cidade de Salvador. É o Palacete das Artes, que já impressiona por sua arquitetura, um projeto concluído no ano de 1912, com fortes referências arquitetônicas francesas e peças do escultor Auguste Rodin. Com uma programação repleta, além de exposições muito legais, também oferece cursos, eventos e oficinas.

Endereço: Rua da Graça, 289 – Graça – Salvador, Bahia
Funcionamento: quartas às sextas-feiras, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.
Mais informações: (55) 71 – 3117-6987 e (55) 71 – 3117-6984 / Site

  • Museu de Arte Moderna – São Paulo / SP
2-museu-gratuito-mam

Reprodução

Com entrada gratuita aos domingos, o Museu de Arte Moderna de São Paulo possui mais de cinco mil obras e um acervo de livros, periódicos e documentos formado por 65 mil títulos. O museu ainda mantém uma grade ótima de atividades, com cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas.

Endereço: Parque Ibirapuera, portão 3. (Av. Pedro Alvares Cabral, s/n°) – São Paulo, SP
Funcionamento: terças à domingos, das 10h às 18h.
Mais informações: (55) 11 5085-1300 e (55) 11 5549-2342 / Site

  • Museu Zoroastro Artiaga –  Goiânia / GO
3-museu-zoroastro

Reprodução/Redescobrimento.com

O Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi fundado no ano de 1946 e tem um acervo amplo, formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas. Conta com exposições, reserva técnica, biblioteca e folclore em sua parte térrea, coleções de arte sacra, arte popular e objetos relacionados a história da Revolução Industrial em uma ala, uma exposição de minerais e rochas características do estado e artefatos indígenas em outra ala e ainda uma última ala sobre mineração e etnologia.

Endereço: Praça Cívica, 13, Centro. Goiânia – GO
Funcionamento: terças à sextas das 9h às 17h, sábados domingos e feriados das 9h às 16h.
Mais informações: (55) 62 223-1763 / Site

  • Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte / MG
4-museu-gratuito-pampulha

Reprodução/Belotur

O MAP foi projetado para ser um cassino no início da década de 1940 e é o primeiro projeto de Niemeyer para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. O acervo do museu é composto por obras de Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Ivan Serpa e outros artistas, além de uma significativa coleção de gravuras brasileiras. Também há oficinas, atividades, exercícios práticos, encontros e conversas com artistas e convidados.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 16.585 – Belo Horizonte, MG
Funcionamento: terças à domingos, das 9h às 19h.
Mais informações: 31 3277-7996 / Site

  • Museu de Arte do Espírito Santo – Espírito Santo / ES
5-museu-gratuito-espirito-santo

Reprodução/Folha Vitória

Com uma área expositiva que conta com cinco salas, um hall e um auditório, o MAES abriga as coleções mais importantes de arte moderna e contemporânea de todo o estado do Espirito Santo. Também há palestras, oficinas e outras atividades em paralelo às mostras.

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631. Centro – Vitória, ES.
Funcionamento: terças à sextas das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Mais informações: (55) 27 3132 – 8393 / Site

  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza / CE
6-museu-gratuito-dragao-do-mar

Reprodução

Com 14,5 mil metros quadrados de área, o Dragão do Mar é um centro de arte e cultura que conta com o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. Vale muito a pena ficar de olho na programação, que conta com inúmeras exposições gratuitas.

Endereço: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza, CE
Funcionamento: consultar programação
Mais informações: (55) 85 3488 8600 e (55) 85 3488 8608 / Site

  • Museu Paranaense – Curitiba / PR
7-museu-gratuito-paranaense

Reprodução

O Museu Paranaense foi inaugurado em 1876 e possui um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas e pedras, além de um grande acervo arqueológico, antropológico e retratos à óleo da antiga Pinacoteca do Estado. Este acervo é mostrado ao púbico em exposições abertas e gratuitas nas salas de exposições temporárias e de longa duração.

Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco – Curitiba, PR
Funcionamento: terças à sextas das 9h às 18h, aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Mais informações: (55) 41 3304-3300 / Site

  • Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul – Campo Grande / MS
8-museu-gratuito-marco

Reprodução

Localizado no Parque das Nações Indígenas, o museu possui cinco salas de exposição, sendo uma com a mostra permanente de obras de seu acervo – 1600 obras em diversas modalidades artísticas e um conjunto significativo que registra o percurso das artes plásticas no estado – e quatro salas para mostras temporárias, que compõem sua programação anual.

Endereço: Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas – Campo Grande, MS
Funcionamento: terças à sextas das 7h30 às 17h30, sábados, domingos das 14h às 18h.
Mais informações: (55) 67 3326-7449 / Site

  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Porto Alegre / RS
9-museu-gratuito-rs

Reprodução/Rodrigo Guidotti

Sediado em Porto Alegre, a visita ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, o MARGS, vale muito a pena. Ele é uma das mais importantes instituições culturais do estado, contando com aproximadamente 3500 obras, que abrangem diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros. A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes importantes da arte mundial.

Endereço: Praça da Alfândega, s/n° Centro – Porto Alegre, RS
Funcionamento: segundas às sextas, das 9h às 19h com expediente interno, visitação de terças aos domingos, das 10h às 19h.
Mais informações: (55) 51 3227-2311 / Site

  • Museu da Imagem e do Som do Amazonas – Manaus / AM

10-museu-gratuito-misam

Idealizado em 1999, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas possui um acervo extenso, formado por doações de diversas entidades, colecionadores e aquisições, atividades (como concursos de fotografia) e exposições (tanto de longa duração como temporárias).

Endereço: Palacete Provincial, s/n Praça Heliodoro Balbi, Centro – Manaus, AM.
Funcionamento: terças e quartas das 9h às 17h, quintas sextas e sábados das 9h às 19h, domingos das 16h às 20h.
Mais informações: (55) 92 3233-3677

E se você quiser procurar por mais museus em outras cidades, vale muito a pena mesmo dar uma olhadinha no Guia Brasileiro de Museus. Gratuito, acessível e online. Ótimo, né? Aliás, é uma boa ideia consultá-lo sempre que você estiver de viagem marcada pra algum lugar. Por menor que seja a cidade, conhecer um pouco de sua história é algo pra lá de interessante! Conhece algum dos museus que foi citado neste post? Conta pra gente nos comentários!