O mundo visto das nuvens

11 de outubro de 2013
você está lendo O mundo visto das nuvens

aviao

Oi! Sou nova por aqui e me chamo Debbie, tudo bem? Esse é oficialmente meu primeiro post no Depois dos Quinze. O convite da Bruna para escrever no blog veio para inspirar um monstrinho inquieto que anda dentro de cada uma de nós. Às vezes ele deixou de ser tão insignificante assim e já passeia aí por dentro com passadas largas e de um jeito imponente, ou é só uma formiguinha que faz cócegas de vez em quando, deixando as pernas inquietas e a cabeça a mil.

Eu vim aqui falar sobre viagens. Sobre explorar o desconhecido, conhecer um lugar novo, aprender com pessoas de outras culturas e descobrir tudo que ainda falta ser visto por esse mundo enorme que a gente vive. Eu estou aqui para falar sobre – e incentivar – o desejo de viajar. Aquele desejo de hoje, quando você se perde em fotos inspiradoras espalhadas pelo mundo, e o desejo de amanhã, de voltar no tempo e reviver aqueles momentos registrados em fotografias ou na memória. Já dá até um arrepio só de falar sobre essas histórias, que às vezes ainda nem foram criadas!

A minha paixão por viajar começou cedo, e foi o motivo que troquei uma festa de 15 anos por uma viagem para a Disney. Minhas amigas não podiam ir, eu fiquei um pouco insegura, mas quer saber? Fui sozinha em uma excursão com outras pessoas da minha idade. E desde que eu entrei naquele avião para minha primeira viagem internacional, queria colocar a rotina de ver o mundo por cima das nuvens parte da minha vida.

Com 18 anos, consegui juntar um dinheirinho com meu primeiro emprego e embarquei completamente sozinha para um mochilão de um mês pela Argentina. Foram quatro cidades completamente diferentes, fiz um monte de amigos de todos os lugares do mundo, passei alguns perrengues (que me ensinaram mil coisas!), dormi em quartos compartilhados, cozinhei minha própria comida e até lavei minhas roupas no chuveiro do hostel quando precisei.

Voltei para o Brasil mais apaixonada do que nunca por viajar. E uma grande defensora de viajar sozinha, mesmo sendo mulher, vendo a apreensão da minha família e sabendo de todos os riscos. No fim, precisamos nos cuidar em qualquer lugar, seja aqui ou conhecendo o mundo. Quase dois anos depois, parti para mais um mochilão de um mês pelo Reino Unido e Irlanda. Dez cidades e quatro países depois, voltei para o Brasil já tentando arquitetar um plano para viver viajando o resto da minha vida, não só aquele único mês por ano durante as férias.

Aí o amor me pegou de vez ­– e, nesse caso, é o amor puro da palavra mesmo – e com dois apaixonados por viagem, o que podia dar? Logo no começo do namoro demos uma passada rápida de novo a Buenos Aires, na Argentina.

Aí no ano passado, com só 6 meses de namoro, partimos para a viagem mais incrível de nossas vidas: três meses viajando de carro por quase todos os Estados Unidos. Compramos a passagem 20 dias antes da data do embarque e saimos correndo para conseguir fechar as principais hospedagens, alugar carro, pesquisar um pouco de cada lugar, fazer as contas de quanto cada coisa ia custar…uma confusão. E foi a melhor experiência que eu já tive nos meus 23 anos de vida. Para o ano que vem, os planos são de uma viagem um pouquinho mais longa que essa. Espero contar para vocês sobre ela em breve!

Minha experiência com viagens ainda é bem menor do que eu gostaria, mas todo o amor que eu sinto pelo assunto me fez criar um monte de projetos em cima do tema, me fazendo respirar esse universo todos os dias. É um pouquinho disso, misturado com minhas experiências, que eu quero contar para vocês nos próximos posts.

Meu objetivo final, como eu falei lá no começo, é atiçar esse monstrinho que vive dentro de cada uma de vocês. Mostrar, por centenas de motivos, que explorar o mundo é uma das experiências mais fantásticas que podemos viver. Espero que vocês gostem das viagens que faremos por aqui, nem que seja só um pouquinho em desejo e pensamento. Quanto mais a gente sonha, mais a gente realiza, não é?