Viagem: Dúvidas frequentes

15 de outubro de 2011
você está lendo Viagem: Dúvidas frequentes

Tenho recebido muitos comentários e emails sobre diversos assuntos da tag viagem. Por isso, resolvi montar um post bem completo com as dúvidas mais frequentes. Lembrando sempre que minhas respostas estão longe de serem regras ok? É tudo só minha opinião! Vamos lá?!

– Qual a melhor idade para realizar um intercâmbio?

Falei um pouco sobre esse assunto em um mega post aqui no blog. Confira!

– Precisa ter inglês avançado para viajar?

Você não precisa ser fluente, mas é importante saber o básico. As pessoas que vão te receber em casa de família ou na sua escola sabem que você vai chegar com dificuldades de se comunicar. Elas vão te ajudar, fique tranquila. Caso você vá se hospedar sozinha e sair sozinha, é bom que saiba se virar um pouco mais. Provavelmente a polícia federal te faça algumas perguntinhas antes de você entrar no país (Qual seu nome, de onde você é, o que veio fazer nessa viagem). Antes de viajar, treine essas conversas:

– Se apresentar e dizer o motivo da viagem.

– Explicar seu endereço aos taxistas.

–  Pedir informação de onde é o metro, onde tem telefone, que horas são.

– Solicitar refeições em lanchonetes e restaurantes.

* É essencial sempre andar com uma anotação de seu endereço completo do país e do Brasil, e também o seu telefone residencial no país e no Brasil + o nome de alguém que seja sua referência. Listas de telefones de emergência (polícia, ambulância, bombeiros, etc) podem ser encontradas na internet, mas esses telefones também sempre estão no verso de cartões telefônicos e nos guias turísticos.

– Quais os custos de uma viagem?

É complicado falar de custos porque cada um tem um destino, um tempo de estadia e um objetivo de viagem. Além disso, o preço do dólar sempre muda e existem diferenças de preços dependendo da temporada (férias, neve, verão). A maioria das empresas que te ajudam no intercâmbio disponibilizam uma simulação de valores pelo próprio site. Você acessa, coloca o período da viagem, destino e estadia, e consegue visualizar o valor e as opções de parcelamento. Faça uma pesquisa entre as empresas! Caso não encontre, ligue para uma agência de viagens e solicite por e-mail. Essa é a forma mais confiável. Quando decidi fazer intercâmbio levantei 3 opções de custos para os meus pais, e então encontramos a melhor saída. Veja uma simulação de cursos de inglês nos EUA para o começo do ano que vem.

– Como é a comunicação diária com os pais?

Das vezes que viajei me comuniquei com meus mais pelo Skype. Se você tem um smarphone é mais fácil ainda, pois é só andar com ele na bolsa e quando encontrar um wi-fi dar uma ligadinha pra eles! Para mim, o ideal foi sempre combinar um horário oficial para conversar com meus pais, e ir mandando notícias durante o dia na hora que dava… Todos os dias de manhã eu conversava rapidamente com eles e durante o dia, se sobrava tempo, eu mandava e-mails ou algumas fotos. A minha sugestão é que a comunicação aconteça sem stress. Você tem que lembrar que eles estão no Brasil sem ter ideia do que está acontecendo, então é seu dever mandar informações… eles vão ficar felizes! Mas seus pais também devem lembrar que você está numa viagem e com mil coisas pra fazer, não dá pra mandar sinal de vida de 10 em 10 minutos. É só combinar que fica tudo bem J

* Ainda no aeroporto aqui no Brasil você pode encontrar cartões telefônicos de todos os países que fazem ligações para cá. Eu sempre compro e coloco 50$ de créditos para casos de emergência. Na área de check in você pode comprar e usar esse tempinho que você está lá para aprender a usar e etc J

– Como armazenar dinheiro e que formas de pagamento usar?

Eu sempre levo um Travel Card (A Bru também levou quando foi a Paris). Ele é como se fosse um cartão de débito, mas você coloca créditos aqui no Brasil e vai usando até acabar. O bom é que se você precisar de mais dinheiro seus pais podem recarregar o cartão denovo por aqui, e você vai usando o valor por lá. O Travel eu uso para despesas diárias, como alimentação e pequenas compras. Além dele também levo um cartão de crédito internacional para casos de emergências e compras maiores (como equipamentos eletrônicos). E somado a isso tudo, é essencial que você tenha notas também! Esse dinheiro você vai gastar com taxi, compras em feirinhas, metro e lugares que não aceitam cartões. Lembre-se sempre de trocar o dinheiro em notas mais baixas, principalmente para pegar um taxi.

NOTA: Agradeço a todos que estão me ajudando no processo seletivo para ser Embaixadora da STB. As votações acabaram e mês que vem eles vão divulgar os selecionados para próxima fase. Obrigada :)