você está lendo Qual a melhor idade para realizar um intercâmbio?

idade-ideal-intercâmbio

Não gosto de definir a “melhor idade”, mas sim e “melhor fase”. Antes de tudo você tem que se sentir segura o suficiente pra viajar sozinha. Essa maturidade pode vir com 13 ou 20 anos, depende de você. Depois disso você deve ter os recursos financeiros necessários para viajar. A minha opinião é que não vale a pena correr pra viajar só porque você terminou o colegial e acabar fazendo uma viagem frustrada por falta de planejamento. Esse é um momento especial, então faça as coisas com calma e no melhor tempo para que elas aconteçam.

Lembre-se que tudo que eu digo está longe de ser regra. Aqui divido com vocês minhas opiniões pessoais. Há pontos positivos e negativos para tudo, dependendo dos seus objetivos.

Nos primeiro ano do colégio você ainda é bem nova pra viajar pelo mundo sozinha. Provavelmente seu programa de intercâmbio vai contemplar monitores, um grupo de amigos de sua idade e passeios mais planejados. É uma ótima experiência inicial, mas sua viagem vai ser um pouquinho mais regrada. Talvez mais tarde você sinta vontade de viajar sozinha denovo, mas se tiver a oportunidade de ir cedo, vá mesmo!

Durante o colegial existe a chance de você estar estudando muito para o vestibular, fazendo cursinho e etc. Talvez essa não seja a melhor época de viajar, pois pode prejudicar seus estudos e desempenho. Entretanto, um ponto positivo de viajar nessa fase é que conhecer novos lugares e culturas pode te ajudar a escolher sua profissão. É uma boa escolha também para quem já quer começar a faculdade com um inglês avançado.

O primeiro ano da faculdade é uma boa época de viajar pois sua vida acadêmica já está mais estabilizada, você já tem certa maturidade e ainda não está trabalhando. É um momento em que você tem a possibilidade de dar uma “pausa” sem atrapalhar em nada. Todos os programas de intercâmbio em que você já é maior de idade no Brasil te possibilitam mais independência enquanto você estiver por lá.

Se você vai fazer intercâmbios nos próximos anos da faculdade, aproveite para realizar algum curso no exterior sobre a sua área de atuação. Nessa fase, além de estudar inglês, o intercâmbio também pode ser uma oportunidade de alavancar sua carreira. Também tenho muitos amigos que no 2º ou 3º ano da faculdade ainda estão em dúvida sobre a profissão que escolheram. Se você tem a oportunidade, é uma boa época de largar tudo e ficar um ano viajando pelo mundo (sonho de todo mundo né? rs).

Ah, lembre-se de definir quanto tempo você pode ficar fora. Se é de um ou dois meses, escolha as férias do início ou meio do ano e verifique a estação climática do seu país de destino nessa época. Se você quer passar mais tempo, se planeje para pausar um semestre ou um ano de seus estudos. A minha dica é que você escolha intervalos de tempo que te possibilitem seguir sua rotina aqui no Brasil. É mais fácil ficar 6 meses fora e voltar para o próximo semestre, do que passar 4 meses fora e quando voltar ficar 2 meses aqui no Brasil sem ter o que fazer, afinal não tem como se matricular no meio do curso né?

Mais dúvidas e dilemas? Deixe nos comentários ou me procure lá no twitter (@geovanna).

NOTA: Pessoal, estou participando do processo seletivo para ser Embaixadora da STB e poder escrever sobre o mundo inteiro. Se gostou do meu post e quiser me dar uma ajuda é só clicar no coraçãozinho azul da minha página. Quero agradecer a todos que votaram até agora, pois estou entre as mais votadas do Brasil. Obrigada :)