você está lendo Make: Morenas e Negras

Pele firme, traços bem delineados e aparência sempre jovem são apenas algumas das qualidades que vêm de brinde para morenas e negras. Esse é um tipo de pele mais elástico e mais resistente que os outros e costuma ser mais oleoso também.  Então na hora de escolher o que usar, os produtos devem ser livres de óleo. Não existem muitos segredos para a pele negra. O fundamental mesmo é nunca usar produtos mais claros que a pele. O certo é que a base e o pó tenham o tom exato da pele, e quando aplicados, ‘somem’ sem deixar o rosto com cara de ‘estou-maquiada’. Tons entre o bege escuro e marrom  são os mais próximos do natural e o pó deve ser usado só para tirar o brilho, não mudar o tom da pele, os translúcidos faciais têm ótimos resultados. O blush terroso, ferrugem ou rosa queimado dão um aspecto de saúde. Olhos e lábios precisam só de uma regra básica: olho-tudo-boca-nada (ou o contrário). Podem brincar à vontade com as cores quentes e abusar de tudo que naturalmente reluz, como o bronze e o dourado. Usar e abusar do rímel, lápis de olho e delineador, principalmente com traço fino na pálpebra e esfumado rente aos cílios inferiores, é uma excelente forma de destacar os olhos. As mais tradicionais (ou discretas) podem abusar de tons pastéis cintilantes combinados com delineador preto, é chique:

Mas se você gosta de chamar a atenção, nada melhor do que se inspirar nos makes coloridos da Rihanna. Ela leva aquela história do ‘vamos pintar um arco-íris de energia’ bem a sério e o resultado é maravilhoso:

E esse make bocão rosa e delineador gatinho entrou pra lista dos mais desejados e copiados. É super fácil fazer e o resultado fica bom nas morenas e também nas branquinhas…

Quer tentar? É só aplicar uma sombra perolada pra iluminar o olhar, deixando quase apagada. Depois fazer uma linha rente aos cílios superiores puxando um gatinho no final, usando delineador líquido. Se você tiver dificuldade em usar o aplicador, é só fazer o traço usando um pincel chanfrado. Contorne (por dentro e por fora) a linha dos cílios inferiores com um lápis de olho macio. Passe várias camadas de rímel. Blush. Antes do batom, aplique um pouco de corretivo nos lábios, vai ajudar a fixar mais e pro resultado ficar mais bonito, aplique o batom com um pincel, começando pelo centro dos lábios.  Eu indico: Color Trend Azaléia, Avon $5 ou Pink Matte Cremoso, Contém 1g  13$