você está lendo Para compartilhar: a série de ilustrações “Quem é você no Instagram?”
Foto: @nanaths

Foto: @nanaths

Em setembro do ano passado, a ilustradora Nath Araújo postou a primeira ilustra da série “Quem é você no Instagram?”. Bombou – e não foi pouco! Ela continuou com as ilustrações, que, como a própria Nath diz, são uma análise bem zoeira de alguns dos perfis que nos impactam frequentemente – e você vai ver que não é difícil de se identificar com vários deles! O dedo que marca azamiga chega a tremer, haha! Olha só:

A Hipster Enigmática: “Você nunca sabe direito onde ela está ou o que está fazendo, já que não coloca marcação em nada, só escreve legendas que ninguém entende, posta frames de filmes que ninguém viu, trechos de livros que ninguém leu e é adepta dos emojis que ninguém usa!”

A Good Vibes: “Aquela miga do Instagram sobre a qual você fica se perguntando se ela a) Não trabalha, b) Trabalha na praia ou c) Trabalha no almoxarifado e aproveita as fotos que tirou numa emenda de feriado na praia durante o ano inteiro, já que o feed dá a impressão de que ela vive num programa do Canal Off.”

A Tumblr Girl: “Apesar de ser especialista em selfies, ela não sai muito do mood cara de inconformada ou de entediada, uma sobrancelha levantada, às vezes olhos revirando, língua pra fora, ou a boca semiaberta e entortada pela mão. Mas nem só de selfie ela vive. Também tem frase em inglês com uns fundos de universo, fotos aleatórias do Drake e muitas horas de Insta Stories diárias!”

A Gringa Deusa: “Importante deixar claro que a GRINGA DEUSA não necessariamente é gringa, mas necessariamente é deusa. Se você olhar o Instagram dela e não for mestre na arte de stalkear, vai pensar que ela é de fora, porque só se comunica por legenda em inglês ou emojis, muitos emojis. Isso quando não coloca legenda nenhuma e só posta um selfão com uma sobrancelha levantada e nada mais, que rende duzentos comentários do tipo LAAACRE!

A Blogueira: “Usa vestido de alcinha por cima da camiseta, cordãozinho de couro no pescoço, corte long bob com mechas (mais conhecido como cabelo da Manu Gavassi), Ray Ban round, Puma da Rihanna, calça pantacourt, chinela da Adidas, tênis com plataforma… UFA. Quando você está começando a entender que o negócio é tendência, ela já tem 4 cores da peça, já postou dezenove fotos e já marcou dezessete marcas.”

A Fitness: “É aquela miga que, depois de você não ouvir o despertador, sair sem tomar café, chegar no trabalho atrasada, almoçar churros, ficar com preguiça de ir pra academia e jantar cerveja, você chega em casa e vê que, enquanto adiava a soneca no celular, ela acordou, fez um insta stories feliz (DE MANHÃ!), tomou o café da manhã do cara que monta o cenário da novela das 9 (o mesmo que cuida do café da RHYCA), fez 17 Insta Stories falando sobre como a vida é maravilhosa e gratidão e desapego e yoga e vitaminas e grãos e tudo, foi pra academia e gravou 45 vídeos treinando até o final do dia.”

A Kardashian Perdida: “Se aparecer no seu feed uma selfie com carão, legenda minimalista (pode ser só uma palavra ou uns emojis) e maquiagem impecável com contorno e batom nude, pode ter certeza que o loading Kardashian chegou nos 50%. Se o batom nude estiver pra fora da boca, 60%. Se estiver usando roupa preta, 70%. Se a roupa preta for embalada a vácuo, 130%. E se a roupa preta embalada a vácuo for um body/maiô hiper cavado, temos praticamente uma Kardashian legítima e eu sugiro tomar alguma providência logo pra garantir a parte na herança.”

A Gótica Hype: “Essa miga pode ser facilmente identificada pelos looks do seu guarda-roupa da Turma da Mônica, que conta com 900 camisetas iguais de bandas que ela só ouviu uma música, choker preta e algumas peças jeans com modelagem anos 90. Olhando rápido até parece que ela achou tudo por 10 conto num brechó, mas nóis não nascemos ontem e já vimos uma Kardashian com um coturno igual ao seu, viu, kirida. Fora o visual, você também pode identificá-la pelas fotos com cara de tédio ou desprezo ou ‘tô prestes a bocejar’ de sempre.”

A Rhyca: “Apesar de ela não sair por aí berrando, sempre dá pra perceber que é por alguns sinais: fotos de café da manhã (ou ela vai no brunch toda semana ou tem alguém que trabalha na casa dela só pra montar a mesa do café pra foto), user com sobrenome você já tenha visto na capa da revista Forbes e pratos exóticos no jantar. E se você não sabe nem o nome dos pratos, imagina onde ficam as Ilhas Xyslokaswj? Mas se ela colocou na localização das férias, é porque existe!”

A Hippie da Farm: “A palavra resumidora desse perfil é BRASILIDADES. Explico: a cada 10 fotos, em 8 ela tá com o cabelo bagunçado e curtinho jogado no rosto, com um sorrisão de boca aberta rindo pra cima, olhos fechados e fazendo uma pose espontaneamente forjada de quem tá curtindo muito a festa cheia de brasilidades. As outras duas fotos que sobraram são de um disco de vinil do Caetano Veloso (que ela carinhosamente chama de Cae) e outra dela segurando a barra do vestidão da Farm de quinhentos reais super hippies. A pose ~espontânea~, o sorrisão e o cabelo bagunçado se repetem.”

Hahaha! Muito bom! As descrições foram recortes das próprias legendas da Nath – que arrasou! Curtiu o trabalho dela? Você a encontra no Instagram (claro!), em seu canal do YouTube, no Facebook e em sua Fanpage – e a boa notícia é que você também acha vários itens ilustrados por ela para comprar na Colab55, na Touts, na Urban Arts e na Nós Lunares – além de dar para encomendar direto com ela também. Conta pra gente nos comentários o que achou da série! \o/