você está lendo Livros incríveis de autores nacionais para ler este ano

“Sonata em Punk Rock” – Babi Dewet – Editora Gutenberg

O novo livro de uma das autoras de “Um ano Inesquecível” e da trilogia “Sábado à Noite” é o primeiro título da série “Cidade da Música”, que não terá livros seriados, ou seja, as histórias serão independentes! “Sonata em Punk Rock” narra a trama de Valentina e do talentoso Kim. “Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que foi aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim (um coreano lindo e famoso) cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.

 “A Menina dos Olhos Molhados” – Marina Carvalho – Globo Alt

Bernardo é um excelente jornalista e suas matérias investigativas são sempre muito elogiadas. Ele só tem uma limitação: odeia trabalhar em equipe. Uma grande decepção amorosa fez com que ele se tornasse fechado e antipático. Por isso que a incumbência de levar Rafaela (a nova estagiária do jornal onde trabalha) para todos os lugares pode parecer a receita certa para uma desgraça. Mas com o passar dos dias, Bernardo e Rafaela descobrirão que têm muito mais em comum do que a paixão pelo jornalismo. Se ainda não leu nada dessa autora, você precisa ler também “O Amor nos Tempos do Ouro”.

“Boa Noite” – Pam Rodrigues – Galera Record

Não sei se vocês já conhecem a Pam, mas ela é uma das booktubers mais legais ever e você precisa dar uma chance ao livro dela. A trama gira em torno de Alina, uma garota que quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal e começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres possam entender de números —, a vida em uma república e novos amigos: isso tudo parece oferecer a Alina o que ela quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Uma página de fofocas é criada na internet e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo, nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

“Jantar Secreto” – Raphael Montes – Companhia das Letras

O autor está fazendo tanto sucesso com “Jantar Secreto” que o livro já apareceu na lista dos mais vendidos da revista Veja. Na história, um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivo o sonho de sucesso na capital. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia diferente: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

“Meus 15 Anos” – Luiza Trigo – Editora Rocco

O livro conta a história de Bia antes, durante e depois do grande dia de sua festa de 15 anos. A melhor amiga, a rival, o melhor amigo, o menino mais gato e popular da escola… Todos contam um pouquinho dessa história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e amadurecimento, numa narrativa que intercala as vozes de cada personagem, tornando o texto mais dinâmico. Repleto de referências cinematográficas – os títulos dos capítulos são títulos de filmes com os quais a gente se identifica – o livro é sinônimo de diversão e sucesso. Quer mais um motivo? Este ano, será lançado um filme baseado na história! Quem dará vida à personagem Bia nas telonas será a atriz e cantora Larissa Manoela. :)

“Muito Mais que o Acaso” – Athos Brione – Editora Gutenberg

O amor não tem idade ou hora, ele acontece quando você menos espera. Victor é um garoto comum. Estudante de escola pública, ele adora jogar futebol e sonha em proporcionar um futuro melhor para a mãe e a irmã. Tudo o que ele precisava era de uma oportunidade para que seus sonhos se tornassem realidade. O empurrãozinho do destino chega quando Victor ganha uma bolsa de estudos no melhor colégio de São Paulo, graças ao seu talento no futebol. Perdido em um ambiente completamente novo e muito distante da realidade de sua vida, ele encontra refúgio entre os novos amigos e nos olhos claros de uma garota chamada Sophia, capaz de fazê-lo se sentir parte daquele mundo. Mas quando a mãe de Sophia se opõe ao relacionamento dos dois, os problemas do Ensino Médio surgem e as pessoas não são tão receptivas quanto parecem. Victor percebe que terá de vencer o preconceito e a discriminação para provar que o valor de uma pessoa não se mede pela sua origem, mas por suas ações.

“O Amor nos Tempos de #Likes” – Pedro Pereira, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pam Gonçalves – Galera Record

No livro, quatro autores se inspiram em histórias da literatura (“Orgulho e Preconceito”, “Dom Casmurro” e “Romeu e Julieta”) para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem.

“Azeitona” – Bruno Miranda – Editora Outro Planeta

O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares. Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem na mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

“Sinceramente Maisa” – Maisa Silva – Editora Gutenberg

Crescer não é nada fácil. Agora imagine como foi para a cantora e atriz Maisa. Desde pequena na frente da TV e agora uma das adolescentes mais influentes do país. Em seu primeiro e bem-humorado livro, Maisa fala sobre a vida, as dificuldades, as amizades, a família e todo o trajeto que a fez alcançar o sucesso. Garanto que, ao final da leitura, você amará ainda mais esta garota inteligente e incrível. <3

“Traços” – Eduardo Cilto – Editora Outro Planeta

Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (e meio duvidoso) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Matheus e Beatriz descobrirão mais sobre si mesmos, criarão e quebrarão laços e encararão desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar o grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.

“Depois do Fim” – Daniel Bovolento – Editora Outro Planeta

No livro, o autor conta a trajetória de todo mundo que terminou alguma coisa e tem que aprender a lidar com as diferentes dores e superações de quem perdeu um amor. São 50 textos que misturam crônicas e desabafos sobre recomeço, aprendizado e a esperança de um novo final feliz. “Cada um de nós encontra uma maneira diferente de encarar o fim. Cada um de nós passa por finais diferentes, por mais que tenhamos histórias parecidas.”

“Como se Fosse Magia” – Bianca Briones – Editora Gutenberg

Eva nasceu com o dom de passar todos os seus sentimentos para o papel e, com isso, conquistou milhares de leitores pelo mundo. Agora, ela precisa escrever o último livro da sua série de fantasia, mas está com bloqueio criativo há um ano e não sabe o que fazer. Enquanto tenta se reconectar a seus personagens, a vida coloca em seu caminho um homem idêntico a um dos protagonistas. O problema é que o desconhecido surge sem nenhuma lembrança de quem ele é. Enzo está muito confuso. A princípio, ele duvida da conversa maluca de Eva. Mas mesmo com dificuldade em acreditar, ele não pode negar que se sente extremamente ligado a ela. Envolvidos por esse curioso e estranho mistério, Eva e Enzo estão prestes a descobrir que, às vezes, para que duas pessoas se encontrem, mundos inteiros são capazes de colidir.

“Amor Plus Size” – Larissa Siriani – Verus Editora

Uma jovem construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento enquanto descobre seu lugar no mundo. Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida? Em meio ao turbilhão do Ensino Médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, um cara gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.

“O Livro Delas” – Várias Autoras – Editora Fábrica231

O livro reúne histórias de Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano e apresenta o que há de mais representativo no estilo de cada escritora. Do sobrenatural ao chick-lit, passando por romance, aventura, drama e denúncia social.

O que você achou dos livros? Algum te deixou curiosa? :D Conta pra gente nos comentários!