você está lendo 15 trilogias para ler nas férias

ferias-leitura

Não sei vocês, mas nós somos obcecados por trilogias. E nada melhor do que colocar a leitura em dia escolhendo uma boa história, né? Pensando nisso, selecionamos 15 trilogias incríveis pra vocês lerem ainda nessas férias (dá tempo!). Tem dicas para todos os gostos com autores nacionais e internacionais que adoramos. Confiram abaixo!

Trilogia Anômalos – Bárbara Morais – Editora Gutenberg (compre aqui)

Em “A Ilha dos Dissidentes”, primeiro volume da saga, conhecemos Sybil, uma órfã de 16 anos, que nasceu em uma zona de conflito em uma região muito pobre da União, um dos dois grandes países em que o planeta está dividido, e no qual habita a humanidade em um futuro distante. A bordo do navio que sofre um terrível naufrágio, no qual morrem milhares de pessoas, a jovem é, estranhamente, a única sobrevivente. Testes revelam que ela tem uma mutação genética que a faz ter a capacidade de respirar embaixo d’água. Na realidade, ela descobre fazer parte dos anômalos, um grupo de mutantes com habilidades sobre-humanas que surgiram na população como resultado de guerras nucleares e tempestades solares. A sociedade, porém, conflituosa e preconceituosa, considera-os como aberrações e eles são obrigados a viver isolados. Logo ela ver sua vida mudar quando vai viver com uma família adotiva e o governo a convoca para uma missão especial e confidencial, em uma ilha, em que será obrigada a usar suas capacidades para permanecer viva. O segundo livro, “A Ameaça Invisível”, já está à venda e o final da história deve ser lançado ainda em 2015.

Sábado Á Noite Babi Dewet Editora Generale (compre aqui)

Sou suspeito pra falar sobre essa trilogia. Amo muito a historia e acho incrível a forma como Babi escreveu seus livros.  Na trama, Amanda é a garota mais popular e bonita do colégio, mas tudo começa a mudar quando uma antiga paixão mal-resolvida volta e coloca à prova sua lealdade. Seria um cara mais importante que uma amiga? Pra completar, durante o baile da escola uma misteriosa banda chama a atenção de Amanda e suas melhores amigas. É que a cada canção que os músicos cantam, ela percebe que as letras dizem muito sobre os seus amores. A partir daí muita coisa acontece e garanto que ate o final da história você vai se apaixonar pelos personagens. Todos os livros já foram lançados e clicando aqui você fica sabendo tudo sobre a trilogia “Sábado Á Noite”.

Elixir – Hilary Duff – ID Editora (compre aqui)

No livro de estréia da sua trilogia, Hilary chegou a entrar na lista dos mais vendidos do New York Times. A história gira em torno de Clea Raymond, uma adolescente de 17 anos que ama fotografia e quer descobrir o paradeiro do pai, que sumiu durante uma missão humanitária no Rio de Janeiro. Depois de passar uma temporada na Europa, ela nota a presença de um cara misterioso em todas as fotos que tirou durante a viagem. Clea começa a ter sonhos com ele, onde ela não é ela, e sim outras mulheres, de épocas diferentes, apaixonadas por ele.  Logo ela embarca para o Brasil em busca de pistas de seu pai e acaba encontrando Sage, o misterioso cara que aparece em seus sonhos e fotografias. Assim, ele ajuda Clea (e seu melhor amigo Ben, que também é apaixonado por ela) a desvendar os mistérios do desaparecimento de seu pai e a encontrar o Elixir da vida. “Devoted – Devoção” e “True: A VerdadeTrue: A Verdade” já foram lançados no Brasil.

Fronteiras do Universo – Philip Pullman – Editora Objetiva (compre aqui)

O primeiro volume da trilogia, “A Bússola de Ouro”, se passa em um mundo muito parecido com o nosso, mas com algumas curiosas diferenças. Todo ser humano possui um dimon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino. O livro ganhou até uma adaptação para as telonas. Vale à pena assistir! Clicando aqui você fica sabendo sobre os outros livros da trilogia.

As Crônicas dos Kane – Rick Riordan – Editora Intrínseca (compre aqui)

O primeiro livro, “A Pirâmide Vermelha”, mostra os irmãos Carter e Sadie Kane vivendo separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avôs e Carter viaja o mundo como o pai, o famoso Dr.Julius Kane. Levados pelo pai ao Bristish Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada em busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós. O kit com os três livros estão em promoção no Submarino. Dá uma olhada!

Divergente – Veronica Roth – Editora Rocco (compre aqui)

No ano passado foi lançado o primeiro filme da saga e trouxe a maravilhosa Shailene Woodley como protagonista.  Pra quem ainda não sabe a história gira em torno de uma sociedade dividida em facções, na qual jovens de 16 anos são submetidos a um teste e devem escolher a qual grupo querem se unir. A jovem Beatrice, deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. O mais legal que é a adaptação de “Insurgente”, sequencia da obra, chega aos cinemas nos próximos meses. Que tal aproveitar as férias pra fazer uma maratona da trilogia?

Millennium – Stieg Larsson – Editora Companhia das Letras (compre aqui)

“Os Homens que não Amavam as Mulheres”, primeiro livro da trilogia, passa-se na vizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada – o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. A história ganhou duas adaptações para os cinemas: uma sueca e outra americana. “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo” fecham a trilogia.

Trilogia Grisha – Leigh Bardugo – Editora Gutenberg (compre aqui)

Em “Sombra e Ossos” conhecemos a órfã Alina Starkov. Ela nunca esperou muito da vida e tem uma única certeza – o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras -, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo. Os volumes que dão continuidade a história são “Sol e Tormenta” e “Ruína e Ascensão”.

A Seleção – Kiera Cass – Editora Seguinte (compre aqui)

Tenho que confessar que quero muito ler essa trilogia. Já li diversos comentários ótimos sobre a história. A sinopse do primeiro livro é a seguinte: para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar. Os livros que dão continuidade a trilogia estão à venda aqui.

Legend  – Marie Lu – Editora Prumo (compre aqui)

“Legend: A Verdade Se Tornará Lenda” se passa na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país e de uma jovem a pupila mais promissora da República, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos.  Clique aqui para saber mais sobre a trilogia.

Feita de Fumaça e Ossos – Laini Taylor – Editora Intrínseca (compre aqui)

Eu to louco pra saber como será o final dessa trilogia. Aproveitei as festas de final de ano pra ler os dois livros já lançados e to contando os dias pro lançamento de “Sonhos com Deuses e Monstros”, desfecho da história, que chegas às livrarias ainda em janeiro. No primeiro volume conhecemos Karou, uma menina bastante incomum. E isso não é devido ao fato de ela frequentar a escola de artes, possuir uma melhor amiga hilária, ser uma exímia desenhista ou ser perseguida pelo seu ex-namorado mulherengo. Não, ela possui uns segredos muito mais profundos: Karou foi criada por quimeras (seres mitológicos mestiços). Apesar de sua família ser composta pelo que a sociedade definiria como monstros, as vantagens parecem ser maiores do que os contras, e pequenas coisas a tornaram única. Seu cabelo cresce naturalmente azul, ela possui nas palmas das mãos tatuagens que não se lembra de ter feito, desejos e o comércio mágico de dentes (sim, dentes!) são tarefas comuns de seu dia a dia. O que Karou não sabe, contudo, é que existe um mundo místico por trás da “loja” de Brimstone – seu “pai” adotivo – e da magia na qual os desejos estão envolvidos. Além disso, desde pequena possui dúvidas sobre como uma humana criada por quimeras, qual o objetivo de coletar dentes ao redor do mundo e da onde vem a magia por trás deles. Tantas perguntas parecem que nunca serão respondidas, até que Karou encontra alguém que mudará tudo o que sabe sobre as pessoas que ela ama, o mundo que não conhecia, e, no processo, sobre ela mesma.

Fúria Vermelha – Pierce Brown – Globo Livros (compre aqui)

O primeiro volume da trilogia “Red Rising” se passa em um futuro não tão distante, no qual o homem domina a tecnologia das viagens interplanetárias e começa a colonizar outros planetas. Marte é uma das primeiras colônias instaladas, e possui uma sociedade estratificada, em que o papel de cada indivíduo é definido pela hereditariedade e a ascensão social é impossível. Darrow é um Vermelho, um mineiro do interior de Marte. Sua missão é extrair elementos preciosos o suficiente para um dia domar a superfície do planeta e permitir que os seres humanos vivam nela. Os Vermelhos são a última esperança da humanidade. Ou assim parece, até o dia que Darrow descobre que é tudo uma mentira. Que Marte foi habitável – e habitada – por gerações, por uma classe de pessoas que se autodenominam os Ouros. Uma classe de pessoas que olham para Darrow e seus amigos como escravos, a serem explorados e trabalharem até a morte, sem pensar duas vezes. Até o dia em que Darrow, com a ajuda de um misterioso grupo de rebeldes, se disfarça de Ouro e se infiltra em sua escola de comando, com a intenção de derrubar seus opressores do interior. Mas a escola de comando é um campo de batalha  e Darrow não é o único aluno com uma agenda. A sequencia da trama chega às livrarias daqui nos próximos meses e se chama “Golden Son”.

Jogos Vorazes Suzanne Collins Editora Rocco (compre aqui)

Sabemos que vocês já conhecem e amam a saga literária que deu origem aos filmes protagonizados por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, mas não poderíamos deixar Jogos Vorazes fora da lista. A trama se passa em um futuro distante, onde boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark, desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien – Editora Martins Fontes (compre aqui)

Não poderia fazer essa matéria sem citar essa trilogia maravilhosa. Sou apaixonado pelos livros, filmes e pela história do Hobbit, que veio antes. O primeiro volume, “A Sociedade do Anel”, se passa em uma cidadezinha indolente do Condado, onde um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

Maze Runner James Dashner Editora Vergara & Riba (compre aqui)

O legal sobre a trilogia que alguns livros extras foram lançados por aqui, sem contar que o primeiro foi adaptado para as telonas e se tornou sucesso de bilheteria, trazendo o ator Dylan O’Brien como protagonista . Na história, Thomas tem sua memória apagada e é preso em uma comunidade dentro de um enorme labirinto, como parte de um estranho experimento. A partir daí muita coisa sinistra começa a acontecer.

Quais dessas trilogias vocês ficaram com vontade ler? Contem também nos comentários quais são as suas trilogias preferidas e se esquecemos de colocar alguma na nossa lista.