Dica Cultural: Hippies

18 de janeiro de 2012
você está lendo Dica Cultural: Hippies

Devido a estreia do musical Hair aqui em São Paulo (que estou curiosissima para assistir), resolvi trazer um livro que aborda um pouco da cultura hippie. A dica é o livro Filhos de Hippie.

Com uma narrativa leve e inocente, o livro contado sob a óptica da filha de 9 anos, trata da história de quatro irmãos que vivem em uma realidade que vai contra os valores sociais da época. Como o próprio título diz os filhos de pais hippies vão aos poucos descobrindo as diferenças entre o mundo a que estão acostumados e aquele onde há televisão e outras coisas não tão naturebas.

De autoria de Maxinne Swann (primeira vez que vejo algo dessa autora), a ideia é questionar se há a possibilidade de viver em um mundo com apenas “paz e amor”, sem luxos e regalias. Isso, nos anos 60, é claro.

O livro custa R$24.90, na Livraria Cultura.

Bom, como foi ele quem motivou o post, então vamos lá. A versão brasileira de Hair- O Musical estreou em São Paulo dia 13 de janeiro. O musical retrata o movimento hippie da década de 60, a liberdade sexual, e o movimento anti-guerra do Vietnã.

A história sobre um grupo de hippies de Nova York, “A Tribo”, que são politicamente ativos, boêmios e contra o alistamento dos jovens na Guerra do Vietnã mostra a tentativa dos jovens em equilibrar seus ideais de rebelião pessoal  com a pressão de uma sociedade conservadora. Não é apenas a vida desvinculada dos valores “morais” que move o musical, mas também é a busca por um espaço, por uma voz na sociedade, onde todos caibam.

O musical está em exibição no Teatro Frei Caneca, de quinta a domingo às 21:30 (quinta, sexta e sábado) e às 18h (domingo).Os ingressos custam R$130,00 e estudantes, idosos e professores com documentos pagam meia entrada. Indicado para quem curte a “vibe” paz e amor.