você está lendo Viagem: cidades do interior que você precisa conhecer
cidades-do-interior

Foto: Camilla Sbicca

Vamos viajar? Temos muitas capitais brasileiras que são bastante conhecidas por suas belezas e pelas vááárias opções de lazer e gastronomia. Mas e o interior, hein? Existem em nosso país mais de cinco mil cidades, acredita? Algumas são famosas, outras nem tanto, mas muitas dão um show de turismo e cultura! Decidimos listar algumas cidades de interior incríveis que podem – e devem – entrar para a sua wishlist de viagem. Vamos conhecê-las?

São Thomé das Letras – MG

saothome

Foto: Site São Thomé das Letras

Conhecida como a “Mística Cidade das Pedras”, São Thomé é a quarta cidade mais alta do Brasil e fica localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Com várias grutas e cachoeiras, a cidade atrai turistas por suas paisagens lindas e os muitos pontos para relaxar e entrar em contato com a natureza. Ah! Também rola fazer esportes radicais por lá, como trekking, rapel, montanhismo e mountain biking. Massa, né?

Lumiar – RJ

lumiar

Foto: Reprodução

Na região serrana do Rio, encontramos Lumiar, com aproximadamente 5.000 habitantes. A natureza do lugar é incrível, com cenários lindos e exuberantes. Lá, você pode fazer passeios a pé, de jipe ou caminhadas ecológicas, assim como esportes radicais e passeios à cavalo. A região também conta com várias cachoeiras próximas e oferece comércio local, pousadas, mercados e restaurantes.

Extrema – MG

Foto: Studio Fotografia

Foto: Studio Fotografia

Extrema fica no sul de Minas, relativamente perto de São Paulo. Além de ser uma cidade charmosa e aconchegante, lá você pode conhecer o “Parque Municipal da Cachoeira do Jaguari”, que é gratuito! Outros atrativos da cidade são as pedras gigantes e o Parque Ecológico do Pico dos Cabritos, ótimos para praticar trilha, voo livre e rapel. Pode confiar: é lindo, lindo! <3 (Obs.: eu nasci lá! Hehehe.)

Penedo – AL

penedo

Foto: Turismo Alagoas

Penedo não é uma cidade tão pequena, mas, mesmo assim, preserva um centro histórico incrível, com museus e igrejas de séculos passados. Suas ruas de paralelepípedos remontam um cenário lindo, onde periodicamente acontece o “Festival de Tradições Populares”, com desfiles de bandas e muito mais. Uma das praias mais conhecidas da cidade é a do Peba, com dunas e coqueiros de tirar o fôlego! #quero

Joanópolis – SP

joanopolis

Foto: Viagembigleo2

Ela é conhecida por ser a “Cidade do Lobisomem”! A lenda cerca a cidade desde 1983, quando um folclorista defendeu uma tese sobre o Lobisomem e o local de pesquisa era Joanópolis. Divertido, né? Bom, mas vamos conhecer um pouco mais sobre o turismo de lá?! A cidade é considerada um manancial de águas e possui uma das maiores reservas de mata nativa do Estado. Uma das cachoeiras mais visitadas é a “Cachoeira dos Pretos”, com mais de 150 metros de queda d’água – você pode apenas observar ou tomar banho nela! Em Joanópolis, você também encontra chalés, pousadas, chácaras e sítios para locação, restaurantes típicos e outros serviços.

Galinhos – RN

galinhos

Foto: Natal Praias

Galinhos é uma cidade pequena, com aproximadamente dois mil habitantes, localizada no Rio Grande do Norte. Se você procura praias desertas e paisagens preservadas, é um ótimo local para conhecer. A cidade conta com a Praia do Farol e o Farol de Galinhos, que são suas principais atrações, e também possui um parque eólico, que oferece cenários bem bonitos.

Canavieiras – BA

Foto: Flickr Sonsin

Foto: Flickr Sonsin

Um paraíso! É assim que definimos Canavieiras, na Bahia. Localizada às margens do Rio Pardo, em frente ao mar, a cidade é um santuário ecológico com coqueirais por toda a costa e manguezais que são verdadeiros patrimônios culturais. Lá, você conhecerá rios, fazendas de cacau e trilhas selvagens, além de poder tomar um banho de “lama medicinal” na Ilha das Garças.

Carrancas – MG

carrancas

Foto: Reprodução/Catraca Livre

Carrancas fica em Minas Gerais e também possui uma grande variedade de cachoeiras, poços, serras e grutas. A quantidade de nascentes e atrações refrescantes deram pra cidade o título de “A Terra das Cachoeiras”. Lá também há diversas fazendas históricas, que são como um pedacinho do passado, mantendo o melhor das antigas tradições – e permitem que você possa se jogar na comida caseira e acompanhar o dia a dia da vida rural (dá para se hospedar em algumas delas). Curiosidade: a cidade já foi usada como cenário de várias novelas da Globo!

São tantos lugares lindos que terminamos o post com vontade de arrumar as malas e partir pra estas cidades! E ai, já conhecia alguma delas? Tem outras para indicar pra gente? Conte nos comentários, assim já vamos montando uma parte dois pra este post! \o/