você está lendo Uma nova versão de você: cinco passos para se reinventar
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Está precisando dar um reset e começar tudo de novo? Então este post chegou em boa hora. Recomeçar, muitas vezes, não só é necessário, como também uma coisa que, embora um pouquinho difícil, nos faz um bem danado: você tem a chance de se renovar e ser uma versão melhor de si mesma. Listamos algumas atitudes que vão te ajudar nesse novo caminho, olha só:

  • 1. Liste virtudes que você admira em outras pessoas

Pegue papel e caneta para começar a empreitada. Você irá listar virtudes que encontra em pessoas que admira: coisas que valoriza como atitudes legais para com os outros, o jeito de levar a vida de uma amiga, a forma calma com a qual uma pessoa da sua família conversa ou até mesmo a preocupação com a causa X que aquele artista incrível sempre manifesta em entrevistas. Não importa: tudo o que você achar legal, lembre e anote. Depois disso, repasse os itens para compreender o que você pode aprender com cada um, como se a valorização dessas virtudes fosse um aprendizado. Mas vá com calma: não é para seguir os exemplos à risca e mudar radicalmente, mas sim para absorver um pouquinho de cada bom exemplo e inserir estas pequenas atitudes no seu novo dia a dia.

  • 2. Assista a documentários para inspirar um estilo de vida diferente

Vamos supor que, na lista que acabou de fazer, você adicionou uma influenciadora que é vegetariana (e você acha isso incrível e adoraria tentar). Que tal se aprofundar no tema com um documentário? Esse tipo de filme é bacana não só para assuntos de alimentação, é claro, mas para qualquer vontade de mudança que demande incentivo: você pode ir direto ao assunto, como o documentário Minimalismo, que te ajuda a ter uma vida menos focada no consumo, ou se inspirar em alguns elementos soltos de um documentário, como nas ideias de Nikola Tesla em American Experience: Tesla, trazer a pauta feminista mais para a sua vida depois de assistir (ao absurdo) das mulheres sendo colocadas de lado em detrimento dos homens astronautas em Mercury 13 – O Espaço Delas, entre outros.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

  • 3. Organize-se e comece

E agora é hora de agir! Depois de tanta inspiração, mãos à obra. Não precisa mudar de escola ou de emprego para reformar tudo: você pode começar nos detalhes. Tomando um café da manhã diferente, almoçando com outras companhias e se organizando para trazer para a sua vida aquele novo hábito que tanto queria em algum horário livre – nem que, para isso, tenha que criar alertas e alarmes no celular. Tudo, no início, requer esforço. Depois, torna-se fácil e habitual, fazendo naturalmente parte de você e da sua vida.

  • 4. Mude algo na sua aparência

Mudar por fora é sempre bom também! Por isso que, neste tipo de post, nós batemos na tecla de que vale reformar algo no quarto ou mudar a aparência: olhar-se no espelho e ver uma versão 2.0 de si mesma também no exterior é ótimo e nos motiva nas outras pequenas mudanças que faremos. Vá ao salão, aposte num corte novo, em uma cor diferente ou numa nova finalização para os seus cachos. Essa etapa é importante!

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

  • 5. Crie e aposte em uma nova ideia

Depois de tanto, a animação já deve estar bem maior do que quando você começou, né? Que tal, agora, dar asas à imaginação e trazer para a realidade um projeto de ideia que estava guardada há muito tempo e repaginá-la ou sentar para criar algo novo? Pode ser a ideia de um brechó de roupas antigas suas no Instagram, um curso que você mesma pensou em criar, um grupo de leitura ou de estudos… Vá em frente!