você está lendo Cronograma capilar: três dicas que vão te ajudar a recuperar o seu cabelo

cronograma-capilar

Se você já fez cronograma capilar, pode se juntar a nós e aproveitar para dar as suas dicas neste post! Se nunca fez, que tal tentar? O cronograma é uma técnica que ajuda muito cabelos que estão ressecados ou precisando de uma revitalização total. Indicado para todos os tipos de fios, independente de texturas, ele consiste basicamente numa rotina de cuidados que envolvem três passos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Nós já testamos alguns produtos e formas de usar (é mega importante olhar a composição de cada produto para ver, baseando-se nos compostos, para qual fase do cronograma ele é recomendado, por exemplo) e também já seguimos algumas ordens específicas. Porém, foi seguindo estas três dicas que virão abaixo que tivemos um resultado mais satisfatório!

1. Identificando necessidades

cronograma-capilar-3

Aqui a gente podia dar toda uma explicação didática a respeito de cada fase, mas agora nem precisa mais! A Bru viu a dica do aplicativo “Cronograma Capilar” em um grupo de cacheadas e, depois disso, nós o baixamos – e ele é bom mesmo! Chegamos até a imaginar que ele fosse de uma marca específica de beleza, mas não! O app é super fácil de mexer e, ao instalar no seu celular, você passa por algumas perguntinhas que ajudam a definir como o seu cabelo está: ele sugere que você coloque um fio na água para saber a respeito de força, hidratação e porosidade, pede para que você puxe e parta o fio em dois para testar elasticidade e muitas outras coisas. Depois do questionário, ele te conta direitinho o que você precisa fazer para cuidar dos seus fios. Legal, né?

E o melhor de tudo é que ele dá a opção de ativar alarmes para saber quando chegarem as fases de hidratação (que repõe água e nutrientes nos fios), nutrição (que repõe lipídios, as gorduras que protegem os fios, aos cabelos) e de reconstrução (etapa mais power, com reposição de proteínas). Link para baixar: iOS / Android.

  • 2. Organizando-se e criando parâmetros

cronograma-capilar-1

Depois de toda a ajuda do app, você está achando que não precisa de agenda nem nada, né? Pode ser! Só que, por aqui, preferimos continuar com nossas anotações: a ideia de usar um caderninho ou um planner mensal é boa para anotar o que você já fez (hidratou? Coloque lá!) e para olhar depois, no final do mês, se seguiu tudo: aí é possível olhar para o seu cabelo e ver se ele realmente apresentou melhora. É claro que, aos poucos, isso vai ficando nítido, mas a ideia de anotar no papel permite comparar um mês com o outro!

  • 3. Separando os produtos certos

cronograma-capilar-2

E, afinal, quais produtos usamos no cronograma? Verdade seja dita, já fizemos anteriormente com produtos variados, compostos por coco, abacate, óleo de rícino… Só que estes três produtos aqui de cima, da linha Sopa de Letrinhas da Salon Line, foram nossos queridinhos para tanto. Eles são legais porque vem nessa embalagem de 200ml que é bem prática e já diz para qual fase o produto é direcionado – uma facilidade e tanto.

Como são ampolas concentradas, vem ali uma indicação de usar por apenas 2 minutos – ainda melhor para quem tem pressa. Mas já testamos deixar por uma noite inteira (fazendo touca e dormindo com o produto agindo) e o resultado foi ótimo. Compramos separadamente no site da marca, mas você encontra em várias farmácias e perfumarias: aqui tem o link da ampola de Nutrição, de Hidratação e de Reconstrução. ;)