você está lendo Muitas descobertas sobre pele com acne com a Dra. Carla Vidal

acne

Oie! O assunto de hoje é pele. Como você cuida da sua? :) A Bru deixa a pele saudável com ajuda da dermatologista Carla Vidal. Recentemente, eu, Auana, fui até seu consultório para bater um papo com ela e passar por uma consulta. Foi uma experiência única, como se tivessem aberto um portal para uma dimensão que eu ainda não conhecia. A Carla falou coisas sobre a minha pele das quais eu não fazia ideia e que fizeram muito sentido. Cada segundo valeu a pena! Por isso, neste post, falaremos um pouquinho sobre a minha experiência (principalmente com relação a acne) e também sobre muitas coisas interessantes quando o assunto é pele!

dr-carla-vidal

Antes de começar o post, vou contar um pouquinho sobre a minha pele para você entender o foco deste post: tenho dois probleminhas que me incomodam muito. Sempre tive acne de forma moderada (em maior quantidade na TPM, depois passava). Só que, de um tempo para cá, mesmo com 24 anos, a minha pele piorou bastante e a acne chegou para ficar mesmo, principalmente na região do maxilar. Outra questão são os pelinhos que tenho em bastante quantidade nessa região do rosto também. Tiro-os com cera e não sabia se este era o recomendado. Vamos para a consulta comigo? :)

  • Relação entre alimentação e acne

Sempre ouvi dizer que chocolate e frituras dão espinhas e sei que, quando passo um pouco da conta nesse sentido, elas realmente aparecem em maior quantidade. Mas como o meu problema é cotidiano e eu praticamente não como doces no dia a dia, queria entender se havia alguma comida específica que poderia causar a acne. A doutora esclareceu a questão de uma forma simples: boa alimentação é bom para tudo. Frituras e o que sabemos que é pesado, por consequência, não ajudam a nossa pele. Vale lembrar disso antes de ingerir determinada comida gordurosa – que tal trocar um chocolate cheio de ingredientes por um com cacau mais purinho, por exemplo?

  • Sobre vídeos que rolam por aí…

Há algum tempo, tem rolado no Facebook um vídeo animado mostrando qual é a causa de acne em diferentes partes do corpo. Como onde mais tenho é na mandíbula e na área do pescoço, ali marcava “problemas hormonais ou ingestão de produtos com lactose”. Eu já havia feito exames e descartado os problemas hormonais, porém a ingestão de lactose me deixou com dúvidas. Perguntando para a doutora, ela me explicou que era mito. Só quem for intolerante a lactose que pode sofrer com isso. Como não é o meu caso, dificilmente seria esta a razão.

  • Depilação com cera? Nem pensar

Grande surpresa! Eu sempre tirei meus pelinhos faciais com cera, porque ouvia dizer que lâmina escurecia a pele e cremes depilatórios a deixariam prejudicada. No começo foi um poco complicado acostumar com a dor, mas era tão rápido que sempre optei por este método. A doutora me disse, então, que arrancar os pelos pela raiz é uma péssima opção. Isso estava colaborando para a flacidez da minha pele, sabia? Além de piorar até mesmo o aspecto da acne. A Carla recomendou a depilação a laser ou, caso eu não consiga fazer laser neste momento (a gente sabe que o precinho é um pouco salgado, né?), me disse para cortar o pelo, ou seja, apará-lo com máquina de trimming.

  • Graus diferentes de acne

Eu já tinha visto algumas reportagens com informações a respeito de diferentes graus de acne, mas a verdade é que a gente nunca para pra pensar o que isso tem a ver com a nossa realidade – só queremos solucionar logo o problema e pronto. Com a consulta, aprendi que é importante prestar atenção nisso: no meu caso, por exemplo, a minha acne está ruim no momento e tende a piorar – é do tipo 2, indo para o grau 3. Se não tratada, ela pode gerar até feridas chamadas fístulas. A minha pele estava malcuidada.

  • Pele oleosa não envelhece?

Com o meu problema de acne e tudo o que eu disse até então, você logo imagina que a minha pele é oleosa. Entrando neste assunto, falamos sobre mais um mito: muita gente acha que pele seca envelhece mais facilmente do que a oleosa (que acaba parecendo mais “lisinha”, por assim dizer). Isso é um enorme engano. A pele oleosa envelhece do mesmo jeito, só que de maneira diferente da pele seca!

  • É bom fazer limpeza constantemente?

Sim, é bom, mas, no meu caso, como tenho muita pústula (feridinhas com pus na acne), a limpeza de pele constante pode piorar a minha situação. Então é melhor que eu limpe com o sabonete e o tônico corretos, o que ajuda a evitar os processos inflamatórios.

  • Deixar o cabelo secar naturalmente pode não ser bom para pele com acne

Descobri também que, ao deixar o cabelo secar naturalmente, a seborreia do couro cabeludo acaba indo para a testa. Tenso! A solução, então, é secar com o ventinho do secador mesmo. Ela até citou o novo secador recém-lançado supersônico com novas tecnologias que evitam que o cabelo queime. Por enquanto, não é um produto com muitas versões por aí, mas com certeza aos poucos as marcas adotarão o método, né? \o/

  • Tomar sol é bom para espinhas?

Dica de avó: “vai lá fora e toma um pouco de sol que essas espinhas saem!”. Sim, eu reproduzi a fala da minha avó a doutora Carla pra saber qual era a opinião dela. Hehe! E ela me disse que o sol realmente ajuda um pouco, pois gera uma melhora no processo inflamatório, mas, no meu caso, por conta de eu ser muito branca, isso pode trazer problemas – porque posso fotoenvelhecer!

  • Outro problema  que o descuido com a pele do rosto me trouxe: nariz com rinofima

Eu não gosto tanto do meu nariz, mas quem é que não vê um probleminha aqui ou ali, né? Só que descobri que o motivo disso também vem do descuido com a minha pele! Fiquei chocada quando a Carla me mostrou que estou tendo crescimento do nariz (sim!) por conta do aumento da glândula sebácea. Essa glândula produz sebo e, como eu não estava limpando da forma correta e com os produtos certos, isso começou a acontecer. Eu estava até perdendo a definição do contorno do nariz por conta disso! A projeção dele também estava muito para baixo por conta do tal crescimento e o que sustenta a ponta dele, o columelo, também estava crescendo.

  • Contorno da boca

Sabe a “linha branca” que contorna a boca? A minha também estava com sebo. O meu arco do cupido ficou quase inexistente. Eita! E também, por eu não hidratar a boca da forma certa, ela acabou perdendo volume e ficando mais murcha, mais descorada. E eu achando que a dificuldade de passar batom de um jeito bem desenhadinho era normal…

  • Perdendo a sustentação do rosto

Tudo isso, junto e misturado, também me fez começar a perder o ângulo mandibular. Eu nem tenho idade para isso, mas estava perdendo a concavidade. A minha região temporal estava rica em sebo e pobre em colágeno.

Resumindo, além das dicas que a doutora deu e você leu nos tópicos anteriores, percebi que a minha rotina de lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes que comprava para pele oleosa não estava sendo suficiente. Pensei que o meu problema era só a acne, mas você viu aqui comigo o tanto de coisas que podem acontecer por conta da falta de um cuidado específico, né? Essa foi principalmente a lição que ficou: é importante demais passar num profissional qualificado e identificar do que a sua pele precisa pontualmente. Faz toda a diferença!

Voltei da consulta com tudo muito mais – e descobri, como você viu aqui, coisas que nem ao menos imaginaria! Depois a doutora pediu alguns exames para ver se eu poderia tomar algum remédio oral e me passou uma lista de cremes manipulados bem legais. Vou começar o tratamento agora e depois volto aqui e conto para vocês o que rolou! :)

Curtiu saber como foi a minha experiência? Tem mais alguma dúvida com relação a acne para eu perguntar para a doutora Carla quando eu voltar lá? Conte aqui nos comentários!

* A doutora Carla Vidal atende em São Paulo – SP e tem Instagram e Facebook. Acompanhe-a!