você está lendo Cursos legais para quem quer começar a estudar arte

cursos-diferentes-para-fazerb

Por aqui, a gente acha que uma das melhores coisas da vida é aprender. Ter experiências que te ensinem, complementem o conhecimento sobre algo já conhecido ou abram portas para um mundo diferente é completamente incrível! Quando todo este aprendizado tem a ver com arte, então, melhor ainda: como é bom poder se expressar artisticamente! Foi pensando nisso que, neste post, listamos cursos muito legais para você se inscrever e soltar a artista interior que mora em você. Vem com a gente!

danca

  • Dança

A dança é uma arte sublime – basta você assistir a uma apresentação para se sentir flutuando, mesmo não estando lá no palco fazendo os passos! Quando fazemos uma aula e vemos nosso corpitcho se movimentando ao som da música e acertando os passos, haja orgulho – por mais que no começo sejamos um pouco destrambelhadas, logo entramos no ritmo. Hehe! Existe uma infinidade de modalidades, desde as mais descontraídas e modernas até os estilos bem tradicionais. <3

PRESENCIAL: Em São Paulo, por exemplo, há o Estúdio Corpo e Dança e o Grupo Raça. No Rio de Janeiro, há o Dança CCC. Em Manaus, o Soul Art Manaus e, em Vitória/ES, há o Estúdio Djavan Ferreira.

ONLINE: Dê uma olhada no site Dance + Online, confira as aulas de Cardio Dance no aplicativo BTFit (Google Play/Itunes) e pratique seguindo os canais do Daniel Saboya, do Dance Sempre, da Academia da Dança e da Lorena Improta.

circo

  • Circo

As artes circenses são muito antigas, sabia? E diversificadas também: são centenas de possibilidades! Quer liberar energia e ainda cuidar do corpo de um jeito diferente, descontraído e cheio de graça? Bora pra aula de circo! Você vai treinar movimentos muito expressivos e que trabalham diversos membros.

PRESENCIAL: A escola Circo Dança, na Zona Sul de São Paulo, oferece aula de aéreos, solo e malabares – a Acrobacia e Arte também possui cursos relacionados. No Rio de Janeiro, temos aulas de Acrobacia na Fundição Progresso, no Espaço Lunático e no clube Hebraica Rio.

ONLINE: Dá para ver uma aula de circo da Bru aqui! Também confira estes links: Vídeo sobre Malabarismo + Aulas de Mímica (em inglês).

foto

  • Fotografia

Fotografia é arte e também é técnica, esforço e muito trabalho. Que tal deixar os seus cliques mais bonitos, com uma composição interessante, elementos previamente pensados e exposição correta? E ainda rola treinar aquele olhar criativo para ver capturar a vida sob um novo ângulo!

PRESENCIAL: Há diversos cursos livres de fotografia no SENAC em São Paulo! Em Curitiba há o Centro Europeu e em Goiânia temos os cursos da Rosary Esteves.

ONLINE: Você pode fazer o curso online do Léo Horta, do Gabriel Boieras e da Eduk. Siga também o canal Escola de Fotógrafos.

desenhando

  • Desenho Livre

Quando fazemos aqui no blog posts sobre ilustradores, ficamos tão encantadas que passamos horas e mais horas olhando desenhos. A gente ama! Um curso de desenho livre não tem a proposta de te transformar de cara em uma ilustradora profissional, claro, mas dará toda a base necessária para que você avance nesta arte, seja por lazer ou a trabalho, mesmo. Você vai aprender muito sobre cores, traços, técnicas e estilos. Tão legal!

PRESENCIAL: A Belas Artes tem um curso de desenho expressivo em São Paulo! Em Brasília, há a escola MS Desenhos e a Casa das Artes, e em Belo Horizonte existe a Oficina de Desenho BH.

ONLINE: A Amanda Mol tem uma oficina online de ilustração; a Abra Online tem cursos para quem quer aprender a desenhar do zero; também é bacana acompanhar o canal da Nath Araújo e o da Malena Flores.

lett

  • Lettering

Acabamos de falar da arte do desenho e, agora, vamos direto para a arte de desenhar letras. O lettering transforma as letras do nosso alfabeto em tesouros! Uma simples frase se torna algo espetacular e, assim, conseguimos eternizar trechos de canções, quotes inesquecíveis ou até mesmo nomes especiais de um jeito lindo!

PRESENCIAL: Vale a pena seguir a Marina Viabone e o Filipe Grimaldi para ficar ligada nas datas de seus workshops. Outra dica é ficar de olho na Juliana Moore, que dá workshops em São Paulo e no Rio de Janeiro.

ONLINE: Veja este vídeo de lettering para iniciantes da Marina Viabone (somos fãs!) e também assista ao vídeo sobre o processo criativo do lettering por “Tipo Dela”. O Saiba Lá tem um curso de fundamentos básicos do lettering.

Muita coisa interessante, né? E aí, qual opção te interessou mais? Conhece mais cursos para indicar? Tentamos sugerir opções presenciais em algumas cidades brasileiras. Procure quais são as opções que existem onde você mora! :) Gostou do post? Conta pra gente aqui nos comentários!