você está lendo Cinco dicas de decoração especiais para quem tem quarto pequeno
Foto: Reprodução/Forniture Ideias

Foto: Reprodução/Forniture Ideias

Você adora pesquisar sobre decoração, mas, na prática, sabe que não rola fazer tudo no seu cantinho por um fator bastante considerável: é realmente um cantinho – já que você não tem muito espaço. É, a gente conhece bem essa situação! Não chega a ser um problema, mas tudo acaba precisando de uma adaptação, já que você não quer ter que viver entre montes e montes de coisas e, por exemplo, perder a circulação, né? Por isso, nesse post trouxemos dicas bem legais para quem tem um quarto pequeno!

Primeira ideia: nada de ocupar espaços desnecessários com um armário giga! A gente sabe que eles são ótimos para abrigar tudo fechado e bonitinho, mas não é novidade o espação que acabam tomando. Vamos jogar a real: às vezes a gente nem usa tudo aquilo. Selecione o que realmente precisa e coloque as roupas num cabideiro, que vai organizar a sua vida e também deixar o quarto bonito. Para compor melhor, invista numa prateleira logo acima dele, em um espelho na lateral e faça um charme com um tapete de pelinhos junto, ao chão!

Segunda ideia: quer apostar em móveis planejados? Se você pode e tem como, vá fundo! Dessa forma, pode aproveitar espaços que antes não aproveitaria, como em cima da porta, por exemplo. Sente, respire, bote a cabeça pra funcionar e projete algo que atenda as suas necessidades com um profissional bem preparado. Mas se não estiver rolando fazer isso no momento, sempre dá para usar a criatividade: olha só a ideia do espaço para guardar sapatos na última foto!

Terceira ideia: vamos conversar sobre a sua escrivaninha… Ela precisa mesmo ser grande? Ou pode ser apenas um pequeno espaço para o seu laptop e uma cadeira, por exemplo? Você pode criar um tipo de tábua dobrável que sai do armário, já pensou nisso? Outra opção é fazer uma mesinha maior, como a da segunda foto, mas equilibrar o ambiente: neste quarto, a gente vê que os elementos ficaram próximos um do outro, mas, como os pés da cadeira são finos, o chão chama mais atenção do que tudo e a cor do quarto é neutra, a gente acaba nem ligando tanto para o fator espaço!

Quarta ideia: antes de investir em qualquer coisa, imagine tudo muito bem decorado. Olhe para o primeiro quarto desta galeria. Imagine-o sem os tijolinhos (que podem ser um papel de parede), os quadrinhos, a roupa de cama bonita, o vasinho da mesa de cabeceira e os lustres que dão esse aspecto aconchegante: não pareceria que colocaram, sem pensar muito, uma cama num lugar pequeno – e que ficou um pouco esquisito? Por isso que a decor certa faz toda a diferença. Olhando assim, a gente mal percebe que está um tanto apertado: é tão lindo que o tamanho do cômodo vira só um detalhe.

Quinta ideia: oi, cama suspensa! Já fizemos um post específico sobre isso por aqui, e agora a ideia volta com tudo, porque realmente tem a ver com pequenos espaços! Com uma cama suspensa, você ganha um espaço que antes não teria, onde rola colocar uma escrivaninha, uma penteadeira ou até alguns armários a mais. Só que, para tanto, é legal conversar com uma pessoa que entenda do assunto para fazer tudo bem reforçado. Vale a pena!

E aí, qual das ideias serviu melhor pra você? Conta aí nos comentários!