você está lendo Seis dicas para espantar a preguiça e cumprir suas tarefas do dia

produtividade

Tarefas pendentes, uma tarde de estudos, trabalhos inacabados, a faxina que o seu quarto tanto pedia: não importa qual seja a missão, às vezes o desânimo toma conta e você só tem vontade de assistir a uma temporada inteira de uma série qualquer. E então pluft, o dia passa e você não faz nada do que precisava. Isso acaba trazendo ansiedade e ainda mais preguiça no dia seguinte. Ou até mesmo uma nota vermelha. Como jogar longe o comodismo e fazer o que tem que ser feito? Aqui vão algumas dicas que temos usado!

  • 1. O papel e a caneta serão seu mapa: trace etapas

O primeiro passo é simples: pegue um caderninho e uma caneta e liste seus afazeres. Tranquilo, né? Nem tanto, já que você não ficará apenas nisso: escreva um passo a passo detalhado para saber por onde começar. Por exemplo, se é dia de passar resumos a limpo, coloque a matéria que virá primeiro, os capítulos que você terá que estudar e assim por diante, deixando tudo anotadinho para, depois, seguir como se um GPS estivesse guiando o seu caminho. Isso bloqueia os momentos em que você para, se esquece ou deixa a preguiça tomar conta e fica sentada pensando “o que devo fazer agora, mesmo?”.

  • 2. Alguns apps ajudam bastante

Use aplicativos como o Pomodoro (Google Play/App Store) ou similares, que fazem parte daquele método de gerenciamento de tempo que divide seu trabalho em intervalos de 25 minutos separados por recessos curtos – o que ajuda pra valer a executar uma tarefa em menos tempo e sem dispersar a concentração!

  • 3. Use outros estímulos para te animar

É claro que você pode ir fazendo tudo sozinha, mas se a vontade de procrastinar estiver realmente grande, conte com uma ajudinha extra, que pode vir de uma playlist super animada, de vídeos sobre o assunto e outras coisas do tipo. Assim, você já estará se “forçando” a mergulhar aos pouquinhos no assunto ao invés de ficar girando o feed do Facebook!

  • 4. E por falar em procrastinação… Bloqueie notificações e distrações do tipo

Foco total! Desative as notificações do seu celular, principalmente as do WhatsApp, para não ficar recebendo mensagens que podem te interromper. No computador, saia das redes sociais para não rolar aquela vontade de parar pra “dar uma olhadinha”. Isso fará uma diferença enorme!

  • 5. Alimentação é importante

Frutas, água e todos aqueles alimentos que você sabe que fazem bem para saúde, acredite, têm total importância aqui também. Se antes de começar você comer algo muito pesado e gorduroso, sabe que pode ficar mais lenta e chamando o sono. Então não se esqueça de, principalmente neste dia, aproveitar para comer coisas levinhas e nutritivas, que te façam bem! :)

  • 6. Que tal uma recompensa ao final de tudo?

Se mesmo com todas essas dicas você sentir que ainda precisa de um empurrãozinho maior, planeje se recompensar caso tenha cumprido o que se dispôs a fazer. Talvez aquele filme que você estava ansiosa para assistir antes ou o seu chocolate favorito sejam bons “prêmios”. Algo que te faça feliz! Estabeleça que só poderá aproveitar isso tudo depois que tiver feito o que precisava!

E aí, o que achou? Tem outras dicas para dar pra gente? Diz aí nos comentários! :)