você está lendo Por favor, não desista
Foto: Reprodução/Julia Trotti

Foto: Reprodução/Julia Trotti

Estou escrevendo este texto não apenas para te lembrar, mas a intenção também é essa. E não espero que você o leia somente quando estiver cheia de planos, empolgada e estipulando metas para seus sonhos se concretizarem lá na frente. É mais ou menos o contrário: faço isso para os momentos em que as coisas não estarão muito legais.

Quero que você acredite com força que vai dar tudo certo.

Comece tirando estes óculos que só te deixam enxergar as partes ruins, o feio e o grosso do cenário em que você está inserida. Pode dar trabalho, não sei são as coisas ao seu redor. Não me diz respeito, também, dizer que isso não é nada, porque não conheço a sua realidade. Mas posso te pedir para tentar. E você pode fazer isso.

Não temos como mudar tudo, mas é possível tentar passar por cima do que incomoda para conviver melhor com isso e focar no futuro. É como uma bagunça que não foi você quem fez ou tampouco pode arrumar. Passe por cima da tralha toda, por mais que seja difícil. Continue olhando por cima, através da janela, e uma hora você sairá deste ambiente.

E ali, onde a vista enxerga o mundo – que pode ser apenas um recorte da sua vizinhança, um céu cheio de nuvens ou as casas coloridas do vizinho, não importa -, procure um espaço vazio. Concentre-se neste grande nada e coloque a cabeça para pensar.

Agora é a parte em que os sonhos vêm. Deixe que eles fluam, um a um, por mais longe que pareçam estar. Porque é verdade mesmo, não é? Eles ainda estão longe: até em seu próprio pensamento ainda moram do outro lado da rua. Mas o que importa é que eles estão em você, mesmo que sejam projeções.

Seus sonhos estão vivos. Se você os gerou, é porque juntou toda a sua expectativa e empolgação para criá-los um a um. Isso é muito especial: agora eles te pertencem, irremediavelmente.

A cada tropeço, a cada porta na cara, a cada evento inesperado, é importante parar e olhar em frente para enxergá-los ali, esperando por você. Por isso, por favor, não desista. No momento em que você pensar em deixá-los de lado, quem vence é o acaso, que vai jogar um combinado de significados que não dizem respeito a você. A única coisa que combina exatamente contigo é o que você quer para o futuro. Isso, sim, é muitíssimo seu.

E não se condene caso o percurso esteja complicado e você tenha que voltar algumas casas neste grande tabuleiro chamado vida. Não tem como a gente controlar o tempo.

É só cultivar a certeza de que seu momento chegará e, quando isso acontecer, você ficará de frente com cada conquista que um dia sonhou.