você está lendo A brincadeira da melhor perspectiva
vamosla

Foto: Reprodução/Tumblr

Vamos fazer um experimento?

E se, nesta semana, você passasse a procurar o lado bom de tudo o que acontece?

Como se você fosse a pessoa mais otimista do planeta, se permitindo enxergar a parte boa de todas as coisas. Você acorda cedo e, no lugar de praguejar por ter dormido míseras cinco horas, agradece por ter aberto os olhos mais um dia e fica feliz por ter levantado com saúde.

Você então abre a janela do seu quarto e, mesmo com o tempo cinza lá fora, aproveita a falta de cor para postar no Instagram aquela foto tirada dia desses, em que o dia era solar, com céu azul e aberto, mostrando a todas as pessoas que acordarem sob o mesmo clima que dias incríveis como este ainda virão para todos nós.

Saia de casa observando cada detalhe e cada pequena coisa que está ao seu redor, fazendo parte de seu cenário. Ao invés de olhar rapidamente para tudo como se não tivesse importância alguma, se dê por contente ao ver que todas aquelas velhas coisas, sempre no mesmo lugar, fazem parte de você. Não são suas como se te pertencessem exclusivamente, afinal, a casa da vizinha é dela, o poste é da cidade, a rua, o jardim e o asfalto são de todos e os passarinhos cantando lá em cima são da natureza, deles mesmos, dos pais passarinhos, enfim…

Tudo é seu de uma forma abstrata, que, com uma forcinha do pensamento, agora você consegue claramente enxergar. Só você é a protagonista da sua própria vida e aquele ambiente compõe a sua realidade do momento. E que bom, não é? Isto quer dizer que todos os caminhos, cores, sons, cheiros, pessoas e imagens estão aí para serem apreciados, explorados e aproveitados.

Depois, chega o momento em que você vai estudar ou trabalhar e, então, o pensamento positivo se mantém. Mesmo que venha aquela nota ruim na prova. Pense que você agora sabe os pontos a serem melhorados. E se o trabalho estiver puxado, a parte boa é que a cama quentinha no final da noite estará mais aconchegante do que nunca. Mesmo que você não tenha o prazer de conversar com aquela pessoa tão agradável que você esperava encontrar durante o dia, ainda sim teve a oportunidade de travar diálogos com outras, com as quais não conversaria caso aquela primeira estivesse por ali.

Sempre arrume uma fuga para a negatividade. Uma luz no quarto escuro. Um repelente extremamente funcional, que não dá a menor brecha para a tristeza. Uma esperança quando é tão mais fácil conseguir ver apenas uma parede sem janelas.

Certo, não vai ser tão simples assim. É difícil ser otimista o tempo todo, na maior parte do tempo, como se tudo fosse muito lindo e nada pudesse nos afligir ou causar dor. Porque os momentos ruins sempre chegam – todos nós viveremos alguns deles. O mundo não é sempre bonzinho com a gente, infelizmente.

Mas não é pelo mundo. Chame de egoísmo, se assim for, mas desta vez é interno.

É com você. É por você.

Que tal pelo menos tentar?