você está lendo O momento certo do ponto final

momento-certo

Eu sempre falo que em tudo nessa vida temos que persistir e insistir, até dar certo. Que nunca devemos desistir dos nossos sonhos e que toda tentativa é válida. Já sabemos que qualquer caminhada pode trazer aprendizado e que todas as experiências acumuladas são agregadoras. Mas, nossa, quantas pedras podem surgir em nossos caminhos! Do nada, aparecem pessoas ou fatores com os quais não conseguimos lidar direito e que, não importa o que façamos, parecem o retrato perfeito da perda de tempo. Neste caso, eu tenho um conselho: desista.

Parece até um pouquinho trágico quando falado assim, eu sei. Desistir nunca é algo louvável, e sim uma característica atribuída aos perdedores. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Outro dia, ouvi em algum lugar que o vencedor, antes de se tornar campeão, também passou por um processo no qual teve que desistir de coisas certas. Prioridades, né? Imagina só se alguns gênios mundialmente conhecidos, que tiveram outra carreira antes de embarcarem no caminho que os levaram para o sucesso, não tivessem desistido de seu primeiro ofício. Muitos dos recursos que temos hoje em dia jamais existiriam.

Não estou te aconselhando a surtar, largar tudo, deixar o que não faz sentido de lado e partir para a próxima página da aventura assim, no calor do momento. Calma! Antes de desistir, é importante saber filtrar. Pensar. Repensar. Analisar cada consequência e ter certeza absoluta de sua escolha.

E então você vai ver que, dependendo da situação, as desistências podem mudar tudo para melhor. Porque não dá para insistir em algo não é você quem quer (mesmo que tentem te convencer disso). Um julgamento da sociedade, uma vontade de suas amigas, um sonho antigo de seus pais. Você não consegue carregar o mundo inteiro nas costas, entende?

É importante desistir de tentar agradar. Desistir de seguir um fluxo que não vai te fazer feliz. Desistir até do papo chato que sempre te deixa aborrecida. Sabe aquelas pessoas que só levam a conversa para caminhos ruins? Está na hora de parar de colocar vírgulas. A insistência não diz nada sobre quem você realmente é e, pode acreditar, não vai colocar um sorriso no seu rosto. Chega. Ponto final.