você está lendo Cinco dicas legais para quem quer aprender um novo idioma
novo-idioma

Foto: Reprodução/Assumptionexaminer

Nós do Depois dos Quinze estamos na vibe de aprender coisas novas! Lá nos Estados Unidos, a Bru está fazendo um intercâmbio e estudando inglês, enquanto aqui, no Brasil, a Au terminou a faculdade e vai começar a fazer aulas do mesmo idioma! :) A Fê, bem, ela já fala inglês e está dando aquela forcinha para nós duas! <3 Foi conversando sobre este tema que resolvemos fazer uma lista de dicas que têm nos ajudado nesta caminhada – e que podem te dar um help também!

  • Assista a conteúdos na língua que você está aprendendo 

Como uma criança americana, por exemplo, aprende a falar inglês? Ela é exposta a ele o tempo inteirinho, certo? Então por mais que você esteja fazendo aulas, é interessante passar a incluir o idioma na sua rotina, assim você vai ficando mais familiarizada. Para isso, nada melhor do que a nossa linda e maravilhosa Netflix! Haha. Tente ver filmes e séries na língua que você está estudando e, se estiver disponível, habilite a legenda no mesmo idioma.

  • Traduzindo o seu cotidiano

Nada melhor do que a sua própria rotina para te ensinar uma língua nova! Pense só: quem faz intercâmbio acaba aprendendo inglês nas aulas, é claro, mas também no dia a dia, conversando e absorvendo conteúdos na prática. Por isso, encare a sua rotina desta forma, mesmo aqui no Brasil: procure as palavras que você mais usa para descobrir como são faladas no tal novo idioma, além dos lugares pelos quais você mais passa, os objetos que usa com frequência… Seja curiosa! :)

  • A repetição é útil

Revisar um conteúdo – caso você esteja fazendo aulas numa escola de idiomas -, falar uma mesma frase algumas vezes (para treinar a pronúncia!) ou até mesmo rever aquele episódio da sua série favorita pode ser interessante também. Se a gente vê um conteúdo uma vez só, às vezes acabamos deixando a informação lá num cantinho qualquer do cérebro, esquecida. Agora, com a repetição, ela pode se consolidar ainda mais e se tornar algo palpável pra você.

  • Aprofunde-se

Pegue todas as palavras e conceitos novos que você aprendeu em um só dia e os coloque em outros contextos, veja-os de outras formas, procure aplicações diferentes ou até mesmo tente se lembrar onde é que você os viu antes. Ou seja, encaixe-os na sua vida de forma que sejam melhor fixados e compreendidos. ;)

  • Planeje-se

Pegue a sua agenda e estabeleça um tempinho por dia para estudar, talvez um dia da semana para ver aquele filme no idioma escolhido, outro para ouvir e entender a tradução de músicas, mais um pra fazer atividades… Para não acabar ficando sem tempo e deixando a prática e o estudo de lado, estabeleça este novo aprendizado como prioridade e siga em frente encarando-o como um compromisso sério seu! A regularidade é muito importante para o seu objetivo ser atingido. :)

Foco! Uma hora você chega lá! \o/ E aí, tem outra dica legal pra nos dar? Conte nos comentários!