você está lendo Quatro dicas essenciais para cuidar bem dos seus pincéis de maquiagem
pinceis-de-maquiagem-dicas

Foto: Into the Gloss

Você foi comprando um a um aos pouquinhos e, hoje, já tem os pincéis de maquiagem que precisa pra fazer diferentes tipos de make. E agora, paramos por aí? Nada disso! Com certeza você já sabe que é essencial cuidar bem dos seus pinceis – e isso inclui lavá-los com regularidade e etc. Mas de quanto em quanto tempo? E o que é esse “etc”, mesmo? Relaxa! Reunimos todas as informações certas sobre o assunto neste texto para não sobrar mais espaço pra dúvidas. Ó, pode ir salvando o post nos favoritos, porque ele com certeza vai te ajudar! ;)

Lave-os na frequência certa
Os pincéis para base, corretivo ou qualquer outra maquiagem que seja líquida ou cremosa acumulam mais produto do que os usados para produtos em pó. Por isso, embora o tempo ideal varie de acordo com o uso, geralmente estes devem ser lavados em um intervalo de semana em semana ou quinze em quinze dias. Mas, se quiser aproveitar o embalo, pode lavar todos de uma vez também, principalmente se você tiver poucos pincéis para os olhos e quiser tirar a sombra preta de um pincel para depois usar uma mais clara, sabe? Então marque na sua agenda o dia que for lavá-los e já coloque um lembrete para o próximo “banho”, só pra não esquecer!

Porém, não lave-os todos juntos
Você lavará todos da mesma forma e no mesmo dia, mas não os misture, tá? Pegue uma vasilha com água e coloque a sua solução de limpeza para pincel (ou shampoo de bebê, geralmente neutro e sem sal, que também costumam dar muito certo) no pincel selecionado. Então é só tirar todas as impurezas das cerdas. Rola usar acessórios como este aqui para facilitar o processo ou até mesmo uma esponja de lavar louça, desde que você passe o pincel nela de maneira leve e com movimentos circulares, sempre embaixo d’água, tomando bastante cuidado. Aliás, se for passar água da torneira para tirar o produto, faça isso com as cerdas para baixo, evitando que entre água dentro do cabo e mofe o acessório. Depois, enxague direitinho e repita o processo com cada pincel.

Seque-os muito bem
Tem gente que gosta de secá-los com secador de cabelo na temperatura morna, jogando o ar no sentido das cerdas, porém o processo pode ser um pouco arriscado. A escolha é totalmente sua, mas, para a gente, a melhor opção é tirar o excesso d’água e colocar todos com a ponta virada para baixo em uma superfície plana sobre uma toalha ou um papel toalha. Se der, vire-os de vez em quando. Você pode fazer isso num final de tarde para deixá-los secando durante a noite, por exemplo. De manhã cedo – se não estiver um frio congelante, é claro – eles já estarão sequinhos (jamais coloque-os no sol)!

Guarde-os num local adequado
Para voltar a guardá-los, eles não podem ter nadinha de umidade, então certifique-se de que estão secos! Depois, guarde-os numa case que os deixe bem protegidos, para preservar sua vida útil quando for levá-los a algum lugar. Dentro de casa, eles podem ficar em uma caneca, copo ou porta-pincel. De boas, né?

É importante fazer tudo isso para o pincel não acumular oleosidade e bactérias e também não acabar estragando as cerdas (sejam elas naturais ou sintéticas) com algum tipo de produto errado que pode ressecá-las. Viu só? Agora não tem como se esquecer de nada disso! :) Curtiu as dicas? Tem mais alguma pra falar pra gente? Conta aí nos comentários!