você está lendo Dez garotas que fazem do mundo um lugar melhor

mulheres-inspiradoras

Talvez elas gostem das mesmas coisas que você, ouçam as mesmas músicas, sejam fãs dos mesmos livros ou curtam os mesmos filmes. Algumas podem até ter a sua idade e outras com certeza já passaram por fases tipo a que você está vivendo agora. Então o que elas têm de tão especial? A vontade de mudar o mundo – e uma iniciativa ou ideia que já está fazendo toda a diferença. Sim, estas garotas mudaram o rumo de suas vidas e, por conta disso, acabaram transformando a realidade de outras pessoas também. Vem conhecer um pouquinho da história inspiradora de cada uma delas!

  • Georgia Gabriela da Silva Sampaio 

1-georgia

A Georgia já gravou dois vídeos com a Bruna no ano passado, então vocês já conhecem este sorriso, né? Com apenas 19 anos, ela foi selecionada em um programa da Universidade de Harvard por conta de sua pesquisa inovadora sobre endometriose, uma doença que atinge muitas mulheres. Aceita em nove universidades gringas, atualmente ela mora lá nos EUA e estuda em Stanford. Leia mais sobre ela aqui!

  • Paola Antonini

2-paola

Paola sofreu um acidente no finalzinho de 2014 e, depois disso, a vida dela mudou bastante: sua perna esquerda teve que ser amputada. Mesmo sabendo que enfrentaria muitas dificuldades, a garota encarou tudo da melhor forma possível e se tornou uma inspiração e tanto para todas nós. Sério, ela é demais! A Paola criou um canal no YouTube e nos mostra seu dia a dia sempre com muita graça e leveza. <3

  • Babi Souza

3-babi

A Babi criou um movimento muito, mas muito legal mesmo – que até já apareceu em outros posts por aqui -, o “Vamos Juntas?”. A iniciativa incentiva as mulheres a oferecerem companhia e apoio umas às outras em espaços públicos, aumentando a sensação de segurança e incentivando uma união feminina. Saiba mais sobre o movimento clicando aqui!

  • Catharina Dória

4-catharina-doria

Catharina Doria é uma estudante que, com apenas 17 anos, decidiu usar o dinheiro que serviria para pagar sua viagem de formatura pra criar um novo aplicativo, chamado “Sai Pra Lá”. A intenção dele é mais do que digna: mapear casos de assédios nas ruas. O app facilita a denúncia, divulga os lugares em que há esse tipo de ocorrência e intimida os agressores.

  • Amandla Stenberg

5-amanda-stenberg

Você deve se lembrar dela: Amandla interpretou a Rue no filme “Jogos Vorazes”, em 2012. A atriz é inspiradora não só pelo trabalho que faz, como também por seu posicionamento contra o racismo na Internet, manifestando-se contra a apropriação cultural e o estereótipo da “mulher negra raivosa”. Além disso, ela ainda entrou para a lista dos “100 Adolescentes Mais Influentes do Ano” da Revista Time e está envolvida com a “Partilhe nossa Força”, uma organização que trabalha para acabar com a fome infantil nos Estados Unidos.

  • Vanessa Rodrigues

6-vanessa-rodrigues

Vanessa é jornalista, blogueira e uma das fundadoras da ONG feminista Casa de Lua, em São Paulo, que oferece diversas atividades gratuitas para mulheres e funciona como um espaço de política, com trabalhos que tem o propósito de despertar o feminino no mundo, valorizar práticas de cuidado cotidianas e criar condições para que as mulheres sejam protagonistas no trabalho, nas artes e na política. Em 2015, a grade de eventos da Casa de Lua teve um enorme foco no empoderamento de mulheres negras, inclusive há uma palestra da Vanessa sobre “o que podemos fazer para cuidar dos jovens negros?” que vale muito a pena ser assistida. Ela também costuma abordar temas relacionados a gênero e gordofobia. Para saber mais sobre a Casa de Lua, clique aqui.

  • Juliana Romano

7-ju-romano

Ju Romano é jornalista e blogueira há bastante tempo e faz um trabalho lindo em seu blog pessoal, que mostra que o corpo plus size é maravilhoso e que todas nós devemos nos amar do jeitinho que somos. Ela foi a primeira mulher gorda (se você estranhou, não, “gorda” não é uma palavra ofensiva – a Ju defende muito isso) a estampar a capa da revista ELLE Brasil, virando matéria de mídias nacionais e internacionais. Orgulho, né?! <3

  • Julia Tolezano (Jout Jout)

8-jout-jout

A Jout Jout é demais, demais, demais! Seu canal no YouTube fala sobre praticamente tudo, mas o vídeo que mais bombou por lá – e que com certeza ajudou muita gente – foi a respeito de violência e relacionamentos abusivos. “Não tira o batom vermelho” e “Vamos fazer um escândalo” merecem ser assistidos! Relevantes, sinceros e bem diretos, estes dois vídeos foram extremamente compartilhados. Continue quebrando tudo, Jout Jout!

  • Kaol Porfírio

kaol-porfirio

Kaol é ilustradora, desenvolvedora de jogos, gamer e criadora da maravilhosa série “Fight Like a Girl” (“Lute Como Uma Garota”), que destaca guerreiras inspiradoras de games, filmes, séries e também da vida real. A ideia foi mais do que genial e, hoje, há até uma coleção de camisetas (como esta que ela aparece vestindo na foto!), pra você ajudar a passar a mensagem pra frente e mostrar que lutar como uma garota é motivo de orgulho!

  • Mariana Vasconcelos

10-mariana-vasconcelos

A Mariana Vasconcelos ganhou uma bolsa de estudos em uma universidade situada dentro de uma unidade da NASA após ter encontrado uma solução para ajudar a resolver a questão da crise hídrica. Com apenas 23 anos, ela criou uma plataforma que conecta um aplicativo de smartphone a sensores instalados na terra, assim os agricultores conseguem ter noção da quantidade de água exata necessária para a atividade agricola. Isso é importantíssimo, uma vez que, segundo a ONU, cerca de 70% da água do mundo é usada para irrigação neste ramo – e 50% deste volume é desperdiçado durante o processo. :(

Estas dez mulheres incríveis fazem a gente ter certeza de que o mundo está se tornando um lugar cada vez melhor. Vai, planeta! <3 Ah, vale lembrar que algumas das mulheres desta lista estão aqui por causa deste artigo do Think Olgaque merece o clique e vale a leitura! Conhece outras mulheres maravilhosas e inspiradoras que poderiam entrar numa próxima lista por aqui? Divida com a gente nos comentários!