você está lendo Morando sozinha: O famoso arroz laranja!

o-famoso-arroz-laranja

Quando falei pra minha mãe que iria morar sozinha em São Paulo esse ano, ela disse “Como minha filha? Você não sabe fazer absolutamente nada dentro de casa! Vai passar fome!”. Depois de muita conversa, finalmente ela me deixou ir seu topasse fazer umas aulas de culinária e coisas básicas de casa. É claro que eu aceitei as condições na hora né?

Como sei que muitas de vocês também estão passando por isso, resolvi criar uma nova categoria chamada “Morando Sozinha“. Nela, vou compartilhar dicas para quem tá saindo de casa e conquistando a independência esse ano. A minha ideia é postar sobre absolutamente tudo: Dicas de restaurantes, organização, faculdades, metrô, culinária, roupas… Enfim, tudo que eu for aprendendo nessa nova etapa da minha vida.

Para começar com o pé direito, resolvi compartilhar com vocês um dos primeiros pratos que aprendi. Desde criança eu e o meu irmão o apelidamos de “arroz laranja”. O bacana é que além de super gostoso, é fácil de fazer e tem alguns ingredientes que fazem super bem ou podem ser (re)aproveitados. Espero que vocês curtam a categoria, e comentem bastante com dicas, sugestões e opiniões.

como-fazer-arroz-laranja

1. Primeiro você deve descascar e ralar as duas cenouras (aqui em casa usamos um ralador de inox parecido com esse). OBS: Esse era o truque da minha mãe pra fazer o meu irmão comer cenoura. Como ela é bem raladinha, acaba nem aparecendo tanto (dando gosto) quando o prato está pronto.

2. Depois, fazer o mesmo com uma cebola. OBS: Se você não gosta de cebola, não desista por aqui. A cebola dá um gostinho bem longe para o prato, e por ser bem picadinha, também não aparece tanto. Palavra de quem até outro dia não suportava sentir um pedacinho de cebola no prato.

3. Amassar dois dentes de alho e jogar em uma panela com duas colheres de sopa de óleo. Depois de um minuto (o alho vai estar mais moreninho e com um cheirinho super gostoso) adicione a cebola que você picou no passo 2. Espere mais 2 minutos, até a cebola ficar um pouco dourada.

4. Adicione na panela toda a cenoura ralada do passo 1.

5. Adicione uma latinha de extrato de tomate (com aproximadamente 140g) na panela.

6. Adicione uma colher de chá de sal. Misture e acrescente dois copos de água. Deixe cozinhar por quatro minutos.

7. Acrescente o frango já desfiado (a quantidade que quiser). OBS: Esse “arroz laranja” é típico dos domingos familiares. No almoço um frango assado, e na janta, o resto vira esse prato. Boa opção pra quem não sabe fazer muita coisa né? Compra o frango e já tem comida pra almoço e janta (ou almoço do outro dia).

8. Desligue o fogo e acrescente 200g de creme de leite (é necessário que o fogo esteja desligado, caso contrário o creme de leite pode talhar).

9. Misture tudo por um minuto.

10. Agora acrescente o arroz (pronto), e misture mais uma vez. Caso seja necessário, ligue o fogo novamente (para ficar bem misturado) por alguns instantes. PRONTO!

Agora é só colocar em alguma travessa de vidro. Se a intenção for cozinhar para alguém especial que você quer impressionar, use um potinho daqueles de plástico (todo mundo tem um desses em casa né?) como forminha antes de colocar no prato. Pra fazer mais graça você pode colocar batata palha, salsinha, queijo ralado, e tomate (na foto fiz uma florzinha com ele).

arroz-laranja-pronto

HMMMMMMMMMMMMM!!! Estão sentindo o cheirinho? Já posso casar? :P