você está lendo À procura da popularidade!

Nem todo mundo tem a sorte de nascer com o dom da popularidade. Não digo popularidade no sentido american style, com direito a seguidores e votos para concorrer a rei/rainha do Baile de Formatura, mas, sim, na maneira de ser – no jeito extrovertido, divertido e natural que muitas pessoas têm. Isso não quer dizer, porém, que esse dom não possa ser alcançado. Muitos conseguem conquistá-lo, se mostrarem-se realmente esforçados e determinados a isso. Por isso, escrevi algumas dicas para aqueles que precisam de um – leve! – empurrãozinho para atingir esse objetivo.

– Pergunte-se o porquê.

Antes de tudo, é preciso descobrir: você quer ser extrovertido por desejar a popularidade ou para melhorar sua vida, seus relacionamentos e permitir a si mesmo expandir seus horizontes? Se a sua resposta foi a primeira opção, esqueça. Se seguir em frente, as dicas a seguir só resultarão em falsidade e, não, em uma nova qualidade.

– Permita-se ser feliz.

Antes de qualquer coisa, é preciso mudar algo dentro de si. Não adianta querer ser extrovertido e estar sempre para baixo. É claro que, algumas horas, a vontade de desistir é grande e seu entusiasmo vai lá para baixo, mas lembre-se que pensamentos negativos atraem coisas negativas. E sorrisos nos rostos atraem amizades – aos montes!

Não acredita? Pois compare aquela sua foto posada com alguma tirada em um momento realmente feliz. Você notará a diferença, ela é extremamente perceptível. Seu sorriso é mais sincero e sua felicidade é tão palpável que deixa tudo na foto mais bonito. É óbvio que, uma ou outra, sairão esquisitas ou mal-tiradas, mas mais de oitenta por cento delas te agradará.

– Pratique no espelho.

Ah, o espelho! Nosso grande melhor amigo e, também, nosso pior inimigo. Dessa vez, esqueça a segunda parte e contente-se com a primeira. É hora de o seu companheiro te ajudar. Pare em frente e pratique. Converse como se estivesse com os amigos, sorria, treine seu olhar… Tudo! Com o tempo, você ficará mais confiante para sair da teoria e enfrentar o verdadeiro desafio que é se tornar um extrovertido.

– Pondo em prática.

Você se sente mais feliz e confiante com as práticas e entende que seu maior motivo é ajudar a si mesmo. Mas nada funcionará se não tiver coragem. E nem pense em desistir logo, falando que você não é corajoso. Todos nós temos medos e coragem, o que acontece é que, às vezes, deixamos a covardia se sobrepor.

Então, mão na massa! Hora de respirar fundo e começar a operação. Mas não é lá tão difícil. Tudo o que você tem a fazer é dizer “oi”… E sorrir. Na escola, no curso, na aula de dança, na academia, no trabalho, em todos os lugares que você freqüentar. Distribua cumprimentos e sorrisos e isso já será um bom avanço.

No entanto, não tente colocar a carroça na frente dos burros. Comece com um bom dia. Alguns dias depois, tente puxar assunto aqui e acolá; depois, pare para conversar; e, quando você menos perceber, terá feito contato com todos aqueles colegas que você só conhecia de vista!

Parece fácil, mas para quem é introvertido só o “oi” já é um motivo para falhar a respiração. Porém, feche os olhos antes de tudo para que a coragem venha e o nervosismo vá embora. Com o tempo, ficará muito mais fácil ser simpático espontaneamente.

Só não force a barra. Tem dias que realmente não estamos nos nossos melhores, por isso, não se obrigue a sorrir o tempo todo e ser extrovertido. Apenas evite dar patadas – ninguém tem nada a ver com nossos problemas, exceto nós mesmos! Assim, estará afastando todas as pessoas novamente e destruindo o trabalho que levou tanto tempo para ser construído.