Transformando seu estilo!

09 de janeiro de 2011
você está lendo Transformando seu estilo!

Ano passado fiz um post falando um pouquinho sobre a minha transoformação de estilo (foi inclusive um dos posts mais comentados da época), desde então comecei receber vários emails pedindo uma explicação mais detalhada sobre o assunto. Como transformar o guarda roupa, escolher a peça certa nas lojas ou até misturar tendências, perguntas tão abordadas em revistas e blogs de moda, acabam sendo ainda um enorme mistério para quem olha apenas de fora! Transformar essas dicas em regras para o dia a dia pode ser uma tarefa difícil, seja por costume, dinheiro ou até preconceito alheio.

Eu que moro em cidade pequena desde sempre, sei exatamente como é usar uma determinada roupa  e perceber os olhares curiosos e comentários maldosos. Como superei isso? Com o tempo, e muita, muita paciência. O fato é, que quando comecei a me informar mais sobre a moda (justamente para escrever aqui pro blog) comecei a ter mais confiança no meu gosto. A dica para quem quer fazer o mesmo mas não tem tempo pra blogs são as redes sociais voltadas para moda como lookbook, fashiolista e Bymk.

Depois que se tem uma certa referência, fica bem mais fácil usar e ousar sem receio. Pensando nisso, tentei fazer um guia bem detalhado com as peças que EU considero trunfo e outras, que na minha opinião, estragam o look e deixam o visual trash.

Resolvi começar falando sobre as tão populares calças jeans. Elas são práticas  e indispensáveis, ideais para o dia a dia ou até uma baladinha surpresa no final de semana. Com infinitos cortes e modelos, como saber qual é o ideal para nosso tipo de corpo ou determinada ocasião? Minha predileta é a skinny. Além de combinar com quase todos os sapatos, elas super valorizam nossas curvas brasileiras.

Se tem uma tendência que eu gostaria de ter deixado nas décadas famosas é a famosa calça boca de sino. Quando tinha sei lá, doze ou treze anos, AMAVA esse modelo de calça. Hoje vejo em fotografias o quanto elas envelhecem e desvalorizam um look, principalmente para nós, jovens e adolescentes.

Quando o assunto é short é bermuda eu sou teimosa e bato o pé. Detesto com todas as minhas forças essas bermudas mais compridas (igual a da foto ou até o joelho).  Talvez tenha tomado birra, porque elas ficam péssimas no meu corpo (tenho a canela bem grossa). Acho que elas carregam em sí o estilo “mamãe”.  Existem tantos modelos de shorts, tantos tecidos e estampas bacanas.

Escolher sapato sempre foi uma tarefa muito complicada para mim, calço quarenta e a maioria das lojas só compra um ou dois modelos com essa numeração. Quer dizer, quando eu vou comprar, nunca tem meu número.  Tomei birra dos modelos com muitos detalhes ou com correia entre os dedos, eles sempre machucam o meu pé. Por isso, sempre preferi botas e sapatos fechados. Acho que modelos assim (seja com salto ou sem salto) deixam o look mais sério e fashion. Sei que aqui no Brasil é calor e não dá pra trocar sempre a rasteirinha por um sapatilha, mas acho super válido fazer isso sempre que possível.

Na parte de cima o segredo é não mostrar o que não deve.  Se tem uma coisa que eu acho ridícula e que TODO MUNDO USA é aquele pedacinho da barriga aparecendo. Pago a língua diariamente porque a maioria das blusinhas (velhas) de ficar em casa que eu tenho são assim, antigamente, eu só comprava blusas curtinhas – Onde eu estava com a cabeça? Acho que as t-shirts são SUPER democráticas e tampam tudo sem dar aquele visual comportado demais. As estampas divertidas são minhas prediletas! Amo corset, batinhas com cintura marcada, ombreiras e blusas com muitascamadas.

Existem alguns itens que funcionam como coringa na hora de compor o look ideal.  Acessórios e sobreposições podem fazer toda a diferença e até dar uma atualizada em roupas que usamos no dia a dia, as tornando ideais para eventos mais sociais ou até a noite.

Para valorizar uma roupa e se proteger do frio, o bolero (vocês lembram do meu look no Desafio We Love Shoes?) e a jaqueta de couro. Para dar cor no look, as pulseiras metálicas ou com croche e os max anéis. Para carregar coisinhas indispensáveis, a moderna bolsinha de lado com corrente. Para esconder a falta de tempo ou o sono, o óculos de sol com max modelos divertidos. Para tirar a atenção do look e levá-la para a cabeça, o chapéu e o headband (que são super fáceis de se encontrar). A meia calça com cores e estampas diferentes, a ankle boot de salto preta e o cinto com tachinhas são peças atuais que podem transformam outras peças e looks.

Escolher a make ideal depende muito da ocasião , do seu estilo e da roupa. Trouxe três exemplos de look que eu mais costumo a usar. O grande segredo pra não errar (essa dica também vale para aprender as roupas) é saber equilibrar. Repare que quando o batom tem uma cor mais forte, o olho fica mais leve e quanto o olho é mais marcado o batom tem uma cor mais pro lado do nude.

É sempre importante lembrar que o estilo próprio de cada pessoa vale muito mais do que qualquer regra de moda.  É fundamental que você goste do que você veste, no contrário, você vai sempre ter incerteza e se sentir insegura quando uma pessoa aleatória fizer um comentário idiota.

O que fez ele reparar em você não foi a cor do seu batom ou o tamanho do seus cílios, mas sim a confiança que você sentiu usando um batom mais forte ou um rímel novo. Tudo depende da maneira com que você encara as coisas.”  (De sonhos e lembranças)

Onde encontrar:
Frescuras indispensáveis
Ambiente Vistoriado
Chico Rei