você está lendo Fotografia: Texturas de luz

fotografia-luz

Quem usa as redes sociais e curte fotografia, já deve ter visto por aí algumas imagens com efeitos bem diferentes como esse da foto. Muita gente não sabe, mas essa técnica pode ser feita tanto no photoshop (textura de luz) quanto com a própria câmera (bokeh).

Resumidamente, o bokeh é esse desfoque no fundo das fotos gerado pela pequena profundidade de campo na hora de fotografar. Quando fotografamos com desfoque proposital um lugar mais escuro que contenha pequenas lâmpadas, pisca-piscas, enfim, pontos de luz, é nesse momento que uma textura de luz é formada. Isso de forma natural, porque também é possível criar essas texturas no Photoshop, mas a gente não está interessado em criá-las, e sim em usá-las, certo?

Não entendeu ainda do que se trata? Olha só os exemplos:

Fundo escuro + bokeh de luzes

Antes de tudo, onde encontrar texturas de luz para salvar no computador? É muito fácil. No Google Imagens mesmo você consegue salvar muito material bom, mas o legal mesmo é pesquisar por “light textures” no deviantART e se jogar na quantidade de downloads.

QUAL BAIXAR?

1) Nada de texturas feitas no Photoshop que gritam artificialidade; prefira as naturais ou as que pareçam naturais.
2) Escolha texturas com uma quantidade de bokeh aceitável, nem aquelas com um monte de “bolinhas” amontoadas, nem as que mal tem luzes para usar.
3) Cuidado com as cores; texturas coloridas demais podem desviar o objetivo da sua foto e isso também pode acontecer ao contrário, com as luzes de poucas ou uma cor só.

Tudo pronto dentro de alguma pasta no computador? Hora de aprender a usar! Não há nada mais fácil do que aplicar texturas de luz, e hoje vou usando Photoshop e o Photofiltre Studio.

NO PHOTOSHOP:

1) Abra a sua foto, e depois uma textura que você acha que vá combinar.
2) Selecione toda a textura (CTRL+A), copie (CTRL+C), clique na sua foto e cole (CTRL+V).
3) A textura de luz ficou em cima da foto, certo? Se ela for maior ou menor que a foto, aperte CTRL+T e redimensione a textura da forma que quiser, o importante é que ela cubra sua foto. Aperte Enter.
4) Na aba de camadas (se ela não estiver aparecendo, vá em Janela > Camadas no menu superior), verifique se a camada da textura está selecionada e mude o modo de mesclagem para Divisão, como no print. Pronto!

NO PHOTOFILTRE:

1) Abra a sua foto, e depois uma textura que você acha que vá combinar.
2) Selecione toda a textura (CTRL+A), copie (CTRL+C), clique na sua foto e cole (CTRL+V).
3) A textura de luz ficou em cima da foto, certo? Se ela for maior ou menor que a foto, clique com o botão direito nela, vá em Transformar livremente e redimensione a textura da forma que quiser em Escala, o importante é que ela cubra sua foto. Dê Ok.
4) Verifique se a camada da textura está selecionada e mude o modo de mistura para Divisão, como no print. Pronto!

Bem simples, né gente?! Aposto que vocês achavam que era super complicado. hehe Não se esqueçam, qualquer dúvida sobre os tutoriais é só perguntar nos comentários. Como inspiração, trouxe algumas imagens com o efeito (feito no computador e natural).