você está lendo 10 dicas pra fotografar sua viagem!

Férias não são férias sem viagem, né? Tem coisa mais prazerosa do que sair da rotina por pelo menos uma semana e conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes?

É difícil encontrar alguém que não goste de viajar e fotografar tudo pra guardar depois como lembrança daqueles dias sem estresse e mostrar pros amigos. Se o passeio for pro exterior então nem se fala, tem que matar todos de inveja mesmo! Pras fotos saírem incríveis na sua ida pra praia, interior, cidade ou pra Disney, Paris (rycos de plantão) preparei esse post com 10 dicas pra tudo correr bem e você não perder o momento de nada. Anota aí:

1) Faça uma pesquisa antes: procure na internet fotos bonitas tiradas no local da viagem pra se inspirar; observe os ângulos, o enquadramento da cena, tudo. Descubra por alto onde são os pontos turísticos e como chegar lá. Checar a previsão do tempo também é uma boa, com essas informações você consegue cumprir melhor a dica número 2.

2) Planeje tudo: liste todos os lugares que deseja conhecer e divida entre os dias que a viagem vai durar. Assim não haverá correria nem indecisão, o que só iria trazer perca de um tempo que deveria ser bem aproveitado.

3) Seja precavido: não preciso nem dizer pra carregar as baterias da câmera na véspera né? Além disso, leve uma segunda também carregada de reserva pra eventuais “surtos fotográficos” onde são tantas fotos que a carga acaba num passe de mágica.

4) Você vai de quê? No caminho do destino, aproveite pra fotografar a estrada e o próprio meio de transporte que você está usando: carro, avião, navio ou triciclo (haha). Os resultados são sempre bem legais.

5) Relembre um pouco de técnica: enquanto não chega, vá relembrando o que você já leu em blogs, livros, etc sobre técnica fotográfica: iluminação, flash, abertura, velocidade, esse tipo de coisa.

6) Tenha paciência: você precisa ter ciência de que é um lugar quase sempre inexplorado; você nunca tinha ido ali antes, as primeiras fotos não vão ser capa da revista National Geographic fácil assim. É preciso um pouco de paciência pra se adaptar, então nesse caso você precisa mesmo é experimentar e ver o que fica bom ou não até conseguir bons resultados.

7) Teste ângulos: essa é simples e fácil: tente fotografar a cena de ângulos inusitados, o que poucos arriscam. As fotos podem ou não sair bem mais interessantes, na dúvida fique com o tradicional também.

8) Acorde cedo: imagine você em Londres ou Nova York dormindo até meio-dia. Não dá, né? Dizem que o ideal é dar uma saída sempre antes do café da manhã (pasmem!) pra pegar a luz da manhã, do nascer do sol, etc. E aí, topa?

9) Arquitetura e mercados: seja clássica, moderna, barroca, futurista, arquitetura é sempre interessante, então não esqueça de fotografar prédios e casas que lhe chamem a atenção. Lojas, mercados, feiras e até mesmo seu prato no restaurante também são pautas legais, tá vendo que é pra ter fotos de tudo mesmo, né?

10) Você aí: não precisa fazer o(a) modelo, ok? Viagem é pra se divertir, brincar, usar aquela roupa que não usaria na sua cidade do interior nem morto(a). Apareça nas fotos rindo, tire algumas brincando de editorial pra Vogue, algumas sérias… O que não pode é tirar uma foto rápida ali e tchau, quase sempre é momento perdido, foto ruim e decepção. Então seja você e não tenha paciência, lembre da dica 6.

Gostou das dicas? Ajudou? Boa viagem e boas fotos pra vocês!