você está lendo Vai fazer uma compra? Pense nestes tópicos antes

pensamentos-antes-de-comprar

Oie! Tudo bem por aí? A gente já quer adiantar que este post é um exercício não só para você, que está lendo do outro lado da telinha, mas também para nós, que estamos escrevendo-o. Quando o assunto é consumismo, podemos falar algo a respeito – não somos como a Becky Bloom (quem lembra? Do livro e filme da Sophie Kinsella), mas também estamos longe de uma vida minimalista… É por isso que buscamos cada vez mais a reflexão e o diálogo sobre o nosso consumo hoje em dia. Foi assim que chegamos aos pensamentos que trouxemos neste post – que tal exercitarmos todos sempre que entrarmos em uma nova loja?

consumo1

Oi, necessidade, você está por aí?

Quando foi a primeira vez que você pensou em comprar o seu objeto de desejo e quantas vezes a vontade bateu? De onde surgiu? Pessoas usando, um comentário da amiga… Isso te ajudará a perceber se você de fato precisa disto que está querendo ou, talvez, se foi condicionada a achar que precisava.

Já olhou de perto as suas contas e despesas das últimas semanas?

A gente sempre tem um controle interno que nos diz o que temos e quanto podemos gastar – mas mantê-lo perto de nossos olhos é útil e necessário. Às vezes, acabamos nos apertando com as finanças e, quando vemos, foi por causa de detalhes – isso é importante levar em consideração na hora de comprar algo novo. Para isso, a gente mega indica o app Mobills – do qual falamos mais a respeito neste post.

consumo3

Você já não tem algo parecido?

Vá até o seu quarto e olhe para as coisas que você possui com um olhar analítico. O que está ali é seu e pode ser aproveitado ou transformado – lembre-se disso. Com este pensamento apurado, você pode ver que uma peça é muito parecida com a que você tinha imaginado comprar, por exemplo, ou se dar conta de que mesmo que aquela luminária incrível da loja de decoração esteja em promoção, o seu abajur está lindo e funcionando. Que tal customizar o que você já tem? Aqui no blog temos várias ideias de DIY!

Por quanto tempo você usará este produto de fato?

Já parou para pensar em qual será a vida útil do novo item? Se é uma roupa, será que não é uma tendência momentânea, da qual logo você enjoará? Se é uma bijou, tem certeza de que daqui a pouco você nem vai mais querer saber dela? Avalie!

consumo2

Quais são os impactos que este produto pode causar no mundo?

Às vezes, compramos simples torradinhas – mas que vem com camadas e mais camadas de embalagens desnecessárias, que geram muito resíduo para o planeta. O lixo da nossa cozinha não desaparece magicamente, sabe? Pensar sobre este lixo produzido até nas mínimas coisas deveria ser um hábito que nos acompanha em todos os momentos. Consumir por impulso diminui a nossa capacidade de enxergar o tanto que podemos estar contribuindo com a situação nada consciente que impacta o nosso planeta. A gente super recomenda este documentário para fazer pensar sobre o tema!