você está lendo O livro que vai desbloquear a sua criatividade: conheça “O Caminho do Artista”

o-caminho-do-artista-1

Publicado pela editora Sextante aqui no Brasil, o livro “O Caminho do Artista”, da autora Julia Cameron, foi a minha mais recente leitura. Eu peguei a dica lá no Instagram da Lili Prata, editora de comportamento da revista Cláudia, de quem sou fã (dona Bru também!) desde quando ela escrevia na Capricho. A Lili postou sobre o livro, disse que curtiu e eu não pensei duas vezes e coloquei o título na minha wishlist – até que acabei ganhando-o de presente. A obra é conhecida como “a bíblia da criatividade” e promete despertar potenciais criativos e romper bloqueios. Foi com essa premissa que eu, curiosa e cheia de vontade de ver estes efeitos, comecei a lê-lo.

o-caminho-do-artista-4

A edição do livro é bem bonita. A capa tem algumas cores que chamam atenção para o seu tema. Por dentro, há separações para os momentos em que a autora cita quotes, listas e exercícios. É tudo bem simples, mas bastante organizado e eficiente.

o-caminho-do-artista-3

Sinopse: Considerado a bíblia da criatividade, “O caminho do artista” já vendeu 4 milhões de livros no mundo. O livro reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte. Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora.

o-caminho-do-artista-5

Quando comecei a leitura, logo tive algumas surpresas. Julia começa falando de seu curso de criatividade, dá exemplos ao falar de alguns cases e, como pano de fundo, vai deixando cada vez mais sólida a teoria de que a criatividade é algo espiritual. As coisas ficam bastante nessa parte de energia e, ao ler em um dia em que eu não estava tão inspirada, faltou concentração e um parágrafo inteiro acabou não me dizendo muito. Tudo mega ligado a uma jornada espiritual com a qual eu não estava lá muito afinada.

Mas, aos poucos, ela explica as ideias mais claramente e mostra que as concepções espirituais que já conhecemos (seja qual for a sua religião) não interferem ou dizem algo aqui. Ela desenvolve melhor mostrando que a energia criativa é, na verdade, um fluxo superior e o que ele representa para cada um de nós. Lendo, você também entenderá. O que importa é que, com este conceito, você estabelece uma conexão com a criatividade e isso te faz sair da estaca zero. E então você entra no tal caminho de vez! :)

o-caminho-do-artista-6

A autora segue incluindo simples exercícios que mostram de forma prática o que ela disse antes. Neste momento, lendo, pensei “agora faz ainda mais sentido!”. Não vou contar tudo para não estragar a experiência, mas um dos exercícios são as páginas matinais, que você escreve a mão, pela manhã, com toda e qualquer ideia que surgir na cabeça. Pode até ser um “não tenho o que escrever aqui”.

É incrível como este simples ato acaba sendo maravilhoso. Você vai aprendendo a expressar seu fluxo de ideias sem que nada te amarre – nem mesmo a obrigação de criar um texto bom, afinal, você está fazendo isso para si mesma como prática, não é? E esta é só uma das maravilhas da ferramenta.

o-caminho-do-artista-2

Sugiro bastante a leitura com um marcador de texto, post-it ou caderninho. É legal anotar, separar ou destacar aquela passagem que fez muito sentido para você. Tudo agrega de uma forma absurda e vai te ajudar em diferentes momentos do processo criativo.

O livro bate bastante na tecla de que você não precisa ser uma escritora, pintora ou alguém que trabalhe muito especificamente com criatividade para seguir o tal caminho. Até mesmo pessoas com carreiras em áreas de Exatas já usaram o método e tiveram muitos insights, novas ideias e soluções criativas para suas vidas.

A leitura flui bem, as ideias são cativantes e é impossível não ter vontade de criar algo ou retomar projetos pessoais ao final deste livro. Valeu muito a pena! :)

Se você se interessou também, “O Caminho do Artista” está disponível para compra neste link.