você está lendo Transição capilar: três sensações boas deste período

Engraçado pensar que, há alguns anos, a ideia de parar de fazer progressiva ou qualquer outro tipo de química alisadora para voltar ao cabelo natural não era nada popular. Você até podia ouvir falar de uma garota ou outra que tinha dado adeus ao alisamento, mas era raro. A gente achava que aquele era um caminho sem volta. Hoje aprendemos que tem jeito, sim, de passar por um processo que faz com que a gente tenha nossos cabelinhos de volta e isso pode ser uma experiência daquelas que viram totalmente as nossas vidas.

Se você também está em transição, sabe que não precisa ficar presa a uma ditadura de lisos ou tampouco de cacheados: é você quem escolhe se deve continuar neste caminho ou voltar para outros processos capilares. Tudo bem persistir – e tudo bem desistir. Mas se a sua vontade de continuar é maior e você sente que precisa ler este post, então vamos nessa. Compartilhamos agora com vocês 3 sensações incríveis que esse momento tem nos proporcionado!

  • 1. É ótimo testar produtos e ver o cabelo se comportando de formas diferentes

Durante a transição, você compra um creme que deixa seu cabelo super ondulado. Depois, testa outro que dá aos fios um cheirinho delicioso, mas com mais volume. Outro deixa o cabelo durinho e sem frizz. E então aparece aquele produto que faz o cabelo ficar bem legal quando você o joga de lado – e voilà, eis uma nova você. Por aí vai. Entramos num mundo em que cada teste te mostra um resultado novo e você começa a entender do que o seu cabelo gosta ou não, quais são os tipos de texturas que fazem ele ficar como você mais curte ou quais misturinhas são necessárias para você conseguir um efeito satisfatório.

Pode ser um pouco trabalhoso, ainda mais para quem estava acostumada com a praticidade de usar química nos fios. Mas, com o tempo, tudo isso se torna rotineiro e você e seu cabelo já se entendem perfeitamente. Haverão “discussões” entre os dois, mas, como em toda relação, uma hora vocês vão se entender – e se tornar grandes parceiros.

  • 2. Você se sente comprometida com algo novo e isso é muito legal

A transição também trará pessoas novas e que estão na mesma fase – vocês se compreenderão fácil, fácil. Entrando em grupos, conversando com muitas meninas que logo se tornarão amigas, seguindo pessoas que postam a respeito, dando uma olhada na hashtag #transiçãocapilar no Instagram, dando follow em boards inspiradores no Pinterest… Tudo isso agora fará parte da sua rotina e você entrará para o time daquelas que se entendem pelo olhar. Muitas dicas, experiências compartilhadas, desabafos.. É realmente um novo clubinho para você fazer parte! <3

  • 3. Quando a textura original vai aparecendo, ah, é bom demais! 

Nesse período, muitas garotas enfrentam o scab hair – resumidamente, quando os produtos vão saindo e o cabelinho que vai nascendo ainda não é o seu “original”, e sim uma versão com o que restou da química. Fazer cronograma capilar, cuidar com paciência e cortar periodicamente resolve e, depois de um tempo, o seu cabelo real começa a nascer. Quando isso acontece, é quase como um dia de festa. De repente, você vai tomar banho e, quando sai do chuveiro, percebe uma ondinha diferente, um cachinho se formando sozinho… É tão bom! <3 Como se você tivesse plantado suas sementes, esperado a planta crescer e, agora, finalmente pode vê-la florescendo. Você se sente tão bem consigo mesma que nada mais importa.

A gente sabe que a transição capilar implica em muitas fases difíceis – e bastante tolerância de nossa parte. Mas, focando nos pontos positivos, tudo fica mais leve e o tempo passa um pouquinho mais rápido também.