você está lendo Embarcando numa narrativa incrível com o livro “Minha Vida Fora dos Trilhos”

minha-vida-fora-dos-trilhos (1)

Publicado aqui no Brasil pela editora Dark Side Books, recebemos há algum tempo no escritório do Depois dos Quinze o livro “Minha Vida Fora Dos Trilhos”, um romance da autora Clare Vanderpool, que tem um estilo de escrita que faz lembrar literatura clássica – ela ficou famosa pela obra “Em Algum Lugar das Estrelas”. O livro nos conquistou já em suas primeiras páginas e deixou a sensação de que tínhamos lido uma história realmente diferente. Aqui compartilhamos com vocês as nossas impressões sobre ele e contamos como embarcamos junto a Abilene, a protagonista, para uma jornada inesperada.

minha-vida-fora-dos-trilhos (4)

A edição do livro é simplesmente incrível. Com capa dura, ele aparenta ser uma caixinha de madeira e ainda tem um marcador de fita muito útil. Por dentro, já começamos com um mapa e, logo depois, uma página de jornal antigo nos faz mergulhar na história. Ao aprofundarmos a leitura, este tipo de página especial se repete em forma de correspondências, cartas de tarot e outros elementos estilizados, o que é bem bacana e nos deixa mais próximas do que estamos lendo.

minha-vida-fora-dos-trilhos (5)

Descrição: A protagonista de “Minha Vida Fora Dos Trilhos”, Abilene Tucker, tem apenas 12 anos, mas é corajosa e impetuosa o suficiente para encontrar aventuras na pequena cidade de Manifest, Kansas, um fim de mundo para onde seu pai a enviou de trem a fim de passar o verão sob a tutela de um velho conhecido enquanto ele trabalha em uma ferrovia. O que parecia ser o período mais solitário e entediante de sua vida ganha um novo e surpreendente rumo quando Abilene encontra uma velha caixa de charutos com cartas antigas e pequenas lembranças de outros tempos. Aos olhos curiosos da menina, a caixa se torna uma verdadeira arca do tesouro, onde segredos enterrados conectam dois momentos da cidade. A partir de então, o livro se divide em duas narrativas cronológicas: passado e presente se misturam, daquela maneira mágica que só um bom livro consegue contar. Os acontecimentos vão da época da Primeira Guerra Mundial à Grande Depressão norte-americana dos anos 1930, com soberba fidelidade histórica que ajudam a construir esta narrativa de perda e redenção.

minha-vida-fora-dos-trilhos (2)

A história começa descrevendo pouco a personagem principal, Abilene, mas isso não é problema algum e deixa a nossa imaginação voar – os detalhes físicos, por exemplo, surgem naturalmente ao longo dos diálogos. O mais importante é que sua personalidade é captada por nós bem rápido: a garota é firme e corajosa. A aventura começa com a escrita gostosa e fluida de Clare Vanderpool nos apresentando a cidade pacata de Manifest.

Aos poucos, Abilene vai se adequando a sua nova vida, que parece ser simples e sem muito a mostrar, até que ela encontra uma caixinha com pertences que a intrigam. Outro fato importante é que ela perde uma bússola dada por seu pai e acaba entrando no que parece ser uma enrascada para conseguir o item de volta. Aí é que estes dois fatos se conectam – e, ao conhecermos uma cartomante, a Srta. Sadie, descobrimos pouco a pouco acontecimentos do passado que ligam Abilene às pessoas que são donas do conteúdo da caixinha.

minha-vida-fora-dos-trilhos (3)

O livro se desenrola logo após isso acontecer e intercala estes momentos do passado com o presente de Abilene de um jeito que prende a nossa atenção e nos deixa ansiosas para ler o capítulo seguinte. Assim, a aventura vai se estreitando como uma grande investigação, que é finalizada de forma surpreendente pela autora.

No final das contas, temos um livro com detalhes históricos, toques de ficção que deixam a narrativa ainda mais envolvente e passagens mega interessantes, que fazem a gente se encantar pelos personagens. Se recomendamos? Muito!

Você encontra o livro para comprar aqui. Assim como Abilene, você não vai se arrepender de embarcar neste trem!