você está lendo 5 filmes para ver (e aprender) antes de 2017 terminar
Foto: Anna Liz Photography

Foto: Anna Liz Photography

2017 está dando seus últimos suspiros – mas ainda não acabou, não! Temos alguns dias pela frente e decidimos aprender mais algumas coisas com eles de um jeito que amamos – assistindo a filmes. Por isso, que tal tirar algumas boas lições de grandes longas? Perguntamos para as leitoras e amigas do grupo Depois dos Quinze no Facebook qual foi o filme que as marcou este ano e o motivo, valendo histórias que não são necessariamente novas, mas que foram assistidas este ano e levantam questões pertinentes para a vida inteira. As melhores sugestões estão aqui – para te inspirar e te ensinar um pouquinho mais antes de 2018 chegar com tudo.

  • “Estrelas Além do Tempo”

Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Quem indicou e por quê: Mariane disse que o filme a marcou por abordar vários assuntos – empoderamento feminino, preconceito racial e igualdade de gênero. A Isabela ressaltou que, além de ser baseado em fatos reais, é um longa incrível, com um elenco maravilhoso que rendeu a ele vários prêmios. Também foi indicado pela Patrícia e pela a Crystal, que finalizou dizendo que o filme nos incentiva a nunca desistir! :)

  • “Lion”

Sinopse: Aos cinco anos de idade, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Quem indicou e por quê: Vitória diz que este foi foi o melhor filme que ela viu este ano e que, se pudesse, o recomendaria a todo mundo. Com uma história muito emocionante sobre acreditar nos nossos sonhos mesmo que pareçam impossíveis e como o caminho nem sempre é fácil, mas no final tudo vale a pena. Já a Lari Nunes também disse que o filme é fantástico e nos faz questionar a vida por nos imaginar no lugar de cada personagem. Também foi indicado por várias leitoras, como a Heilleine e a Nathália.

  • “A Chegada”

Sinopse: Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.

Quem indicou e por quê: a Luciana listou “A Chegada” por ser um filme lindo, delicado, com uma personagem principal que é uma mulher incrível, inteligente e forte. Diferente de um filme comum de ficção científica sobre extraterrestres, este inova trazendo algo totalmente diferente do que é esperado no gênero, enchendo a história de sentimento e ainda ligando a linguagem a tudo isso.

  • “Capitão Fantástico”

Sinopse: Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

Quem indicou e por quê: a Jade contou pra gente que adora a forma como o longa quebra tabus sobre a criação dos filhos. É uma critica social tão bem construída que a deixou refletindo por muitos dias e a Juliana também engrossa o coro na indicação!

  • “Baby Driver”

Sinopse: O jovem Baby tem a curiosa mania de ouvir músicas o tempo todo para silenciar o zumbido que perturba seus ouvidos desde um acidente na infância. Ele é o piloto de fuga de Doc, mas depois de se apaixonar por Debora, não vê a hora de deixar o cargo.

Quem indicou e por quê: segundo a Ana Carolina, o filme mostra que a sociedade pode tentar te corromper e te influenciar, mas, você tendo a sua essência, sabendo quem é e o que quer, isso se torna mais difícil de acontecer – além de que, no fundo, as pessoas podem evoluir. A Ana Cláudia concorda e indica a história também!

Sugestões ótimas, né? E ainda rolaram várias outras, como “Beleza Oculta”, “O Espaço Entre Nós”, “Heidi”, “The Zookeeper’s Wife”, “About Time”, “O Homem que viu o Infinito” e muitos outros. As meninas arrasaram! <3