você está lendo Como tirar uma ideia do papel? Este livro vai te ajudar!

sprint-resenha-1

Publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca, o livro “Sprint: o Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias” de cara desperta duas sensações: primeiro, o título soa como promessa daquelas tipo milagrosas. É sério isso? Em cinco dias? Em seguida, faz nossos olhos crescerem, afinal, trata-se de uma obra relacionada ao Google, uma das empresas mais incríveis do mundo. Resolvemos comprá-lo, lemos tudo rapidinho e fizemos esta resenha para vocês. A seguir, você vai descobrir o que achamos do livro que revolucionará a forma com que você verá novas ideias daqui pra frente. :)

sprint-resenha-2

A edição da obra é bem bonita. Com 320 páginas, traz capítulos bem estruturados, uma fonte ótima e ainda alguns esquemas ilustrados para exemplificar melhor o que está sendo exposto. No final, possui um tipo de “perguntas frequentes” para você tirar alguma dúvida que tenha surgido – além de um índice de assuntos para ir direto ao ponto e voltar onde deseja depois da leitura.

sprint-resenha-3

Descrição: Como inovar? Por onde começar? Como montar uma boa equipe? Que forma terá uma ideia quando for colocada em prática? São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint. Método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, era usado para tudo na empresa, do aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao Google Hangouts, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. Knapp se juntou mais tarde a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures, braço da companhia dedicado ao investimento em novos negócios, e juntos eles conduziram e completaram mais de cem sprints em empresas de telefonia, e-commerce, saúde, finanças e muito mais. Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.

sprint-resenha-4

Como a própria descrição diz, o livro foi escrito para ensinar o método criado por um funcionário do Google e que já ajudou muitas empresas a solucionarem problemas e a criarem produtos. Aqui, a gente sabe, pode ser o momento em que você pensa “mas, pera, eu não tenho esse interesse”. Só que a gente jura que o “Sprint” não precisa ser aplicado somente a questões envolvendo trabalho – mas em várias áreas da sua vida também! :)

O título ensina a criar, desenvolver e testar uma nova ideia, e isso pode ser muito produtivo para fazer um projeto na escola ou faculdade, pensar em algo novo ou solucionar um problema na vida, por exemplo. Ao longo das páginas, vemos alguns exemplos práticos, porque os autores citam cases para deixar tudo mais detalhado. Aí rola transferir os conceitos para a sua realidade e adaptá-los. Isso é o mais interessante!

sprint-resenha-5

Vai ser impossível ler sem ficar animada e com vontade de testar o método. Além disso, o livro também é legal porque cita referências, frases, filmes e documentários que você precisa conhecer. Cada página traz novas fontes de informação e conhecimento bem boas. :)

Você terminará o livro sabendo que voltará a consultá-lo muito em breve, porque tudo parece realmente eficiente. Se o que te falta é inspiração, leia o livro – ela virá.

A gente até aposta que, logo mais, “Sprint” será usado em cursos sobre criatividade e empreendedorismo, porque é um método realmente bom para testar novos projetos. :) Curtiu a resenha de hoje? Se quiser comprar, ele está disponível neste link. E se você gostou do post e quer conversar mais com a gente sobre o assunto, é só deixar o seu comentário!