você está lendo Aplicativo do dia: tire fotos “analógicas” com o Gudak

aplicativo-gudak-fotos-analogicas

Talvez você não se lembre de como era a experiência de tirar fotos antigamente, já que esse antigamente já ficou mesmo bem longe. Até o começo dos anos 2000, as fotos que nós e nossos amigos tirávamos não apareciam instantaneamente no visor do celular ou da máquina – muito pelo contrário, só eram reveladas depois de os filmes irem ao estúdio fotográfico. Haja controle de ansiedade! Hoje tudo é mais fácil, mas será que o processo continua sendo tão cheio de expectativa e diversão quanto antigamente? Se ficou com vontade de fazer o teste e tirar a prova, o app Gudak vai te ajudar! Ele traz de volta todo o ritual analógico de uma foto para você deixar seus cliques com um estilinho vibes câmera retrô!

O nome do aplicativo, Gudak, vem de “Gudagdali”, um termo coreano para a palavra “desatualizado”. Nos lembrou também, claro, a marca Kodak, a mais famosa na época da fotografia analógica. E a sugestão do app é justamente esse retorno de quando as fotos eram tiradas para guardar momentos e não necessariamente para prezarmos só pela estética delas, sabe? A ideia é legal – naquele tempo, a espera pela revelação das imagens fazia com que as valorizássemos mais!

gudak-2

A “revelação” das fotos demora três dias (sim, você terá que esperar), e de repente podem sair com uma ou outra manchinha de luz, como os vazamentos aleatórios das máquinas antigas. Doido, né? Não tem o recurso de visão imediata (até tem, mas é um visor bem pequenininho) com o qual estamos tão acostumadas, o que é bastante curioso.

Você só pode pedir a revelação depois de usar o filme todo, ou seja, tirar 24 fotos. O Gudak ainda tem vários filtros disponíveis e os distribui sozinho nas fotos, deixando-as com aquela aparência antiguinha. Ah, e o app não é super pesado, rolando bem para smartphones sem tanta memória disponível.

Aqui em cima você vê algumas fotos que tiramos com ele! Legal demais, né?! Aliás, descobrimos o app com a querida Tchulim. :) Se você tiver iPhone, encontra fácil para baixar no iTunes e, para dispositivos Android, na Google Play só encontramos aplicativos “guia”, mas estamos procurando por similares – aliás, se você souber de algum legal, diz pra gente nos comentários! :)